Instagram: como bloquear convites de grupos no app

Instagram: como bloquear convites de grupos no app

Você recebe muitos avisos de mensagens em grupo no Instagram? Notificações de conversas com pessoas que você nunca viu? Então você não está sozinho. Neste texto, vamos ensinar como bloquear convites de grupos no Instagram e por um fim neste problema.

Nas últimas semanas, isso tem me levado à loucura: uma avalanche de pedidos e notificações no celular. Isso porque as pessoas estão sendo inscritas em grupos no Instagram de forma aparentemente aleatória, e ao clicar nos conteúdos, praticamente sempre envolvem links duvidosos para fisgá-lo para sites de phishing, ofertas de sexo, ou qualquer outro lado obscuro da internet.

Nem preciso dizer para não clicar nos links. Se você também está incomodado com esse tipo de spam, aqui estão algumas sugestões sobre como lidar com este problema. Existe três opções diferentes para acabar com esse incômodo, sendo que a terceira requer uma conta profissional no Instagram:

  1. Definir o perfil como privado
  2. Desativar notificações para pedidos de chat
  3. Desativar convites de grupo (conta Pro)

Solução 1: definir o perfil para privado

A primeira solução é simples e fácil - mas provavelmente não é aplicável para a maioria dos casos. Você pode  simplesmente alterar o seu perfil de público para privado. O problema com isso é a opção de alcance limitado para as suas postagens, o que influencia no número de seguidores.

Em outras palavras: contas com apenas um punhado de amigos não vão ser sobrecarregadas por pedidos de spam de qualquer forma. Além disso, as contas que recebem muitos convites naturalmente costumam ser aquelas que querem envolver os seguidores com o próprio conteúdo e aumentar a base de fãs - assim, renunciar às hashtags ou mesmo definir o seu perfil para privado não serve neste caso.

Solução 2: desativar notificações para pedidos de chat

O mais eficaz é atacar direto nas notificações. Isto é possível em todos os perfis do Instagram e pode ser feito rapidamente se você souber como navegar pelas configurações do aplicativo. Esta solução vai impedir que você receba notificações desagradáveis no smartphone o tempo todo, mas você ainda verá um aviso desses pedidos de chat ao abrir o aplicativo.

  1. Primeiro, vá para o seu perfil no Instagram e toque no ícone com as linhas horizontais "≡" no canto superior direito;
  2. Depois, escolha a opção "Configurações" na parte inferior da tela;
  3. A seguir, vá para o item "Notificações";
  4. Lá você encontrará a opção "Mensagens diretas";
  5. Uma vez aqui, você tem a opção para desativar as notificações de solicitações em grupo definindo a opção como "Desativado".
2021 03 04 Instagram
A configuração está um pouco escondida / © NextPit

Isto deve pôr um fim nos spams de notificações para solicitações em grupo.

Solução 3: desativar convites de grupos (em contas Pro)

Quem tem uma conta Pro tem mais opções de privacidade e notificações. O próprio Facebook/Instagram trabalha atualmente em uma forma de oferecer a cada usuário novas opções de configuração para evitar spam. Até que isso aconteça, você também pode usar essa opção de conta profissional como um usuário comum da rede social. O ideal seria que isso fosse liberado para todos, mas pelo menos funciona.

2021 03 04 Instagram 2
Como mudar para uma conta profissional no Instagram / © NextPit

Não há desvantagens em mudar e você pode sempre retornar ao perfil comum se não gostar. A diferença está principalmente na possibilidade de promover suas publicações e também nas configurações mais detalhadas.

  1. Então, primeiro volte às configurações e escolha a opção "Conta";
  2. Vá até ao fim da tela e abra "Mudar para conta profissional";
  3. Depois disso, haverá uma breve introdução às diferenças e você poderá se familiarizar com os recursos na conta privada. Escolha a categoria do perfil e se a conta é de uma empresa ou criador de conteúdo;
  4. Depois disso, você precisará voltar para as configurações. Vá para o menu "Privacidade";
  5. Escolha a opção "Mensagens";
  6. Aqui você pode configurar os pedidos de mensagens, mas a segunda opção é a que nos interessa: decidir quem pode adicioná-lo a grupos, sendo que por padrão, todos podem fazer isso. Mude para "Somente pessoas que você está seguindo".
2021 03 04 Instagram 3
Assim, desconhecidos não poderão mais colocá-lo em grupos de spam irritantes / © NextPit

 

Como mencionado anteriormente, o Instagram deve oferecer mais opções no futuro, que permitirão gerenciar melhor as configurações e evitar o spam de forma confiável. Mas pode demorar um pouco até que isso aconteça, então siga uma das sugestões acima e você deve estar seguro por enquanto, ou pelo menos até os spammers descobrirem outra brecha. Se você eventualmente preferir voltar para a conta privada, basta seguir o caminho "Conta" > "Mudar tipo de conta", a qualquer momento.

E aí, este é um problema que acontece frequentemente com você? O que você faz para evitar este tipo de inconveniente?

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.