WhatsApp: como ativar mensagens que se autodestroem em 7 dias

WhatsApp: como ativar mensagens que se autodestroem em 7 dias

O WhatsApp finalmente recebeu o esperado recurso de mensagens temporárias do Snapchat! O app de mensagens permite ativar uma opção que apaga automaticamente as mensagens para todos os participantes do chat após uma semana. Assim, você pode ganhar um pouco mais de privacidade ou evitar que mensagens antigas sejam usadas sem o seu consentimento no futuro.

Quem usa o WhatsApp como app padrão para conversar com amigos e familiares já deve ter enviado toneladas de mensagens. Ao longo do tempo, todo esse histórico permanece não só no seu telefone, como também no dos seus contatos, em grupos, assim como na cópia de segurança que o WhatsApp faz regularmente.

AndroidPIT Whats App
Mais privacidade com as mensagens temporárias / © NextPit

Isto deixa muita coisa inútil ocupando o armazenamento do celular e do backup, o que pode ser evitado com as mensagens que se autodestroem. Este recurso foi lançado no final de 2020 e remove automaticamente as mensagens do WhatsApp de todos os smartphones envolvidos na conversa após sete dias. Assim, quando o WhatsApp fizer um novo backup, as mensagens também são apagadas de lá após sete dias.

WhatsApp: como ativar as mensagens que se autodestroem

No Android

A opção pode ser encontrada nas configurações de conversa dos seus contatos — na data de publicação do texto, o recurso ainda não está disponível para grupos. Lá você encontrará o menu "Mensagens temporárias", que pode ser ativado com uma simples confirmação. Em caso de dúvida, siga os passos abaixo:

2021 03 04 WhatsApp
Clique na imagem para uma versão ampliada ;) / © NextPit
  1. Abra uma conversa no WhatsApp e toque no nome do contato no topo da tela;
  2. Escolha a opção "Mensagens temporárias";
  3. Ligue o recurso tocando em "Ativadas".

O próprio WhatsApp lembra que a outra pessoa ainda poderá salvar as mensagens separadamente, encaminhá-las e até tirar prints (captura de tela). Fora isso, ficou faltando a opção para que apenas algumas mensagens se autodestruam. Com a opção acima, todas as mensagens da conversa serão apagadas após o prazo de sete dias.

2021 03 04 WhatsApp 2
Aviso deixa claro que seus contatos podem gravar ou encaminhar as mensagens / © NextPit

No iOS

No iOS funciona basicamente da mesma forma, o que muda é mesmo a interface de usuários. Dito isso, basta abrir o chat que você deseja ativar as mensagens que se autodestroem no WhatsApp, tocar no nome do contato e seguir os passos descritos abaixo:

  1. Toque em "Mensagens temporárias";
  2. Quando solicitado, toque em "Continuar";
  3. Selecione "Ativadas".
2021 03 04 WhatsApp 5
Como ativar as mensagens que se autodestroem no WhatsApp para iOS / © NextPit

Caso não esteja satisfeito com o novo recurso do WhatsApp, confira nossa lista de alternativas ao aplicativo, incluindo os serviços que já oferecem a opção de mensagens que se autodestroem há muito mais tempo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

4 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Rafael Nunes há 4 meses Link para o comentário

    Pessoal, em que fim vai levar o whatsapp? Na minha opinião acho que está com os dias contados. Mas será mesmo? Eu percebo que muita gente está migrando, mas mesmo assim a maioria das pessoas ainda utilizam. Acho que esse assunto até vale um artigo sobre.


    • Rubens Eishima
      • Equipe
      há 4 meses Link para o comentário

      Eu acredito que apesar de milhões de pessoas estarem partindo para alternativas, a maioria vai continuar no Zap...
      Os mais "early adopters" até podem abraçar outros apps, mas tenho minhas dúvidas se os usuários comuns estão tão preocupados assim com privacidade e BigTech para deixar o Whats.


  • Jairo rios há 4 meses Link para o comentário

    Eu autodestrui o whatsapp , não o uso mais.


    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      há 4 meses Link para o comentário

      Excelente comentário!

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.