Instagram Lite: versão "direta ao ponto" é anunciada em 170 países

Instagram Lite: versão "direta ao ponto" é anunciada em 170 países

Após algumas tentativas frustradas, o Instagram Lite foi finalmente anunciado. O aplicativo é muito enxuto em comparação com a versão original e permite ter uma experiência mais fluida com a plataforma em qualquer dispositivo ou conexão. Este lançamento é voltado exclusivamente para países emergentes.

  • A versão leve do aplicativo ocupa apenas 2MB do armazenamento do aparelho;
  • Oferece recursos como fotos no Feed, Stories, Reels, Pesquisa e DMs;
  • Estará disponível a partir de hoje em 170 países.

A equipe de desenvolvedores do Instagram Lite afirmou durante a conferência de imprensa que o primeiro fator para a criação da versão reduzida do aplicativo foi o entendimento da audiência da plataforma. Em muitos países emergentes, as pessoas precisam escolher entre comprar dados para o celular ou artigos de primeira necessidade.

Além disso, muitas pessoas que vivem nessas regiões possuem acesso limitado ou precário à Internet, bem como aparelhos com configurações muito básicas.

Desta forma, o Instagram Lite chega à Play Store ocupando apenas 2 MB do armazenamento dos smartphones, economizando assim espaço e dados de download. Desta forma, o código do app é fortemente dependente dos servidores da empresa e não do armazenamento dos celulares. De acordo com Gal Zellermayer, gerente de engenharia de software do Instagram Lite, isso foi possível graças à redução significativa da API, com a remoção de animações e transições, por exemplo.

  • Versão original: 30 MB
  • Versão Lite: 2MB
Instagram Lite server dependency
O aplicativo ocupa um pequeno espaço do armazenamento do celular dado que grande parte do código foi movido para os servidores do Facebook / © Instagram

Contudo, apensar de não termos o IGTV no Instagram Lite, o Reels foi mantido. Dessa forma, as chances da plataforma do Facebook competir com o TikTok aumentaram e muito em países emergentes, como é o caso da Índia.

Além do Reels, a versão Lite do aplicativo conta com conteúdo no feed, Stories, Pesquisa e Descoberta, e permite a troca de DMs entre os seguidores. O tema escuro já está em desenvolvimento e deve chegar nas próximas semanas. Nos planos da empresa, ainda está a inclusão da opção de compras no app.

Gal Zellermayer: "Nós não queremos ser um problema na vida dos nossos usuários, então diminuímos o tamanho do aplicativo".

O Instagram Lite está disponível em 170 países

O Instagram Lite estará disponível para download na Google Play Store a partir de hoje, em mais de 170 países e regiões em mercados emergentes, incluindo Egito, Israel, Iraque, Irã, Líbano, Paquistão, Bangladesh, Hong Kong, Camboja, Mongólia, Mianmar, Venezuela, Belize, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Uruguai, Guatemala, Peru, Serra Leoa, Somália, Sudão do Sul, Uganda, Zâmbia e Zimbábue e outros. 

O serviço já está disponível na Índia desde dezembro de 2020. Mas e o Brasil?

Segundo Michelle Lourie, gerente de produto do Instagram Lite, apesar de o Brasil ser um mercado importante para a empresa, o Instagram Lite ainda não estará disponível por aqui. Contudo, ela garante que o país está nos planos para a próxima fase de lançamento.

Instagram lite play store app
Se você procurar pelo Instagram Lite na Play Store verá que o app não está disponível / © NextPit

Dada a baixa penetração do iOS em países emergentes, a equipe do Instagram Lite está focada no desenvolvimento do aplicativo apenas para a plataforma Android.

Se estivesse disponível no Brasil, você usaria o Instagram Lite em vez da versão original da rede social? Por quê?

ÚLTIMOS ARTIGOS

4 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Espero ver o Instagram Lite aqui em breve... o meu aparelho ficará muito grato!


  • Eu fico aqui pensando o porque já não lançar no Brasil, visto que tem planos pra cá. Brasil tem uma abrangência gigante. Creio que talvez seja pra atender esses países que talvez podem ter situações bem piores que aqui e aqui pode esperar. Ou porque o Brasil é um país complicado pra tudo mesmo.


    • Pois é, alguns apps Lite e até recursos do WhatsApp estrearam no Brasil.
      Quem sabe estejam preparando o lançamento por aqui já integrado com o sistema de pagamentos (e talvez um megazord com o WhatsAppPay e Pix, imagina?)


    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      há 1 mês Link para o comentário

      Concordo plenamente, Rafael. Não citei na matéria, mas na própria apresentação da equipe do Instagram Lite foi mostrado um exemplo de uma pessoa na Google Play Store pedindo o dark mode para o app em português. Ou seja, só posso concluir que se ainda não temos o Instagram Lite disponível no país, deve ser porque a versão original traz muito mais benefícios para a empresa e, caso a Lite seja disponibilizada, talvez houvesse alguma perda aí. Mas claro, é uma especulação da minha parte.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.