NextPit

Câmera ultra-angular do iPhone 13 Pro promete melhoria poderosa para fotos

Câmera ultra-angular do iPhone 13 Pro promete melhoria poderosa para fotos

Os modelos Pro do iPhone 13 devem ter uma câmera ultra-angular com foco automático. Isto poderia significar não apenas mais liberdade criativa, mas também um salto significativo na qualidade da câmera. Entenda o por quê!

  • Rumores indicam que o Apple iPhone 13 Pro e Pro Max trarão uma câmera ultra-angular com foco automático;
  • Recurso de autofoco indica um sensor de imagem maior;
  • A opção macro pode ser beneficiada.

Em menos de três meses, a Apple revelará a próxima geração de iPhones, e o número de boatos na internet está aumentando. Hoje, o analista Ming-Chi Kuo publicou que os modelos Pro do iPhone 13 terão foco automático para a câmera de ultrawide. E isto é mais relevante do que parece à primeira vista.

Primeiro, vamos dar uma olhada no iPhone 12 Pro. Sob a lente da câmera ultra-angular há um sensor minúsculo no formato de 1/3,6 polegada. Para alcançar a distância focal equivalente de 13 milímetros com este sensor, é necessária uma distância focal óptica real de apenas 1,54 milímetros.

Com uma relação focal de F2,4, isto resulta em uma distância hiperfocal de apenas três centímetros. Em outras palavras, se a lente é ajustada a uma distância de foco de três centímetros, tudo até o infinito fica nítido - a partir de dois centímetros. Isso significa que você precisa de autofoco? Não.

NextPit iPhone 12 Pro camera
Se o sensor for suficientemente pequeno, o celular pode dispensar o foco automático - caso da lente ultrawide no iPhone 12 Pro / © NextPit

O que isso significa para a câmera no iPhone 13 Pro?

Entretanto, se o sensor por trás da lente for maior no iPhone 13 Pro, então são necessárias distâncias focais "reais" mais altas para uma distância focal equivalente. Comprimentos focais maiores também significam uma distância hiperfocal mais alta.

Exemplo: se a Apple duplicasse a diagonal do sensor com um componente de 1/1,7 polegada, o fator de crop seria de cerca de 4,3. Com 13 milímetros no equivalente a um sensor de 35 mm, teríamos então uma distância real de 3,0 milímetros para a lente - e com F2,4, teríamos uma distância hiperfocal de 13 centímetros. A distância de focalização mais próxima seria, então, de sete centímetros.

Na prática, os fabricantes não fixam o foco fixo nas lentes diretamente na distância hiperfocal, mas deixam alguma margem de manobra aqui - no caso do iPhone 12 Pro de maneira significativa. Nele, a distância de foco mais próxima já é de cerca de dez centímetros, que um sensor maior empurraria ainda mais para trás.

E, finalmente, as capacidades macro do iPhone 13 Pro também se beneficiariam de um foco automático. Isso tudo sugere que teremos um modelo a menos anunciando um supérfluo sensor macro de 2 megapixels para rechear a ficha técnica.

tl;dr: a inclusão do foco automático no módulo ultra-angular sugere que o sensor no iPhone 13 Pro está crescendo. Um sensor maior significa melhor qualidade de imagem, especialmente no escuro. Esta seria a resposta da Apple à tendência em direção a câmeras ultra-angulares melhores, como visto no Oppo Find X3 Pro.

Fonte: MacRumors

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Valter Schulz há 3 meses Link para o comentário

    Eu trocaria qualquer melhoria em câmeras pelo conector USB-C, sério, o Lightning já deu.