NextPit

Samsung promete 5 anos de atualizações de segurança para celulares, mas...

Samsung promete 5 anos de atualizações de segurança para celulares, mas...

A Samsung anunciou nesta terça-feira (29) que está aderindo ao programa "Android Enterprise Recommended" durante a MWC 2021 em Barcelona. Alguns celulares Galaxy da empresa receberão 5 anos de atualizações de segurança, mas não apenas quaisquer atualizações.

  • Samsung promete 5 anos de patches de segurança para Galaxy S21, Note 20 e outros flagships;
  • Esta promessa só se aplica aos modelos da Edição Enterprise, por enquanto.

Meu título é clickbait o suficiente, então vou deixar claro desde o início que esta promessa de 5 anos de atualizações de segurança do Android só se aplica aos smartphones Samsung Enterprise Edition. Esta linha dedicada a profissionais e empresas inclui flagships como o Samsung Galaxy S20, Note 20, S21, intermediários como o Galaxy A52, A32 ou celulares "resistentes" como o Galaxy XCover Pro.

De acordo com a Samsung, apenas as seguintes linhas são elegíveis para 5 anos de atualizações:

Todos os outros modelos do catálogo Enterprise Edition se beneficiarão da política "regular" de atualização da Samsung, que é de 4 anos de patches de segurança.

Observe que, quanto aos celulares "normais" da Samsung, a frequência de atualizações pode ser mensal ou trimestral e que esta mesma frequência diminui com o tempo. Um smartphone pode se beneficiar de correções mensais durante os dois primeiros anos após seu lançamento e depois trimestrais ou mesmo semestralmente no final de seu ciclo de suporte.

E4 L76SVoAEvHfH
Catálogo de celulares e tablets da Samsung para empresas / © Samsung

Uma promessa a ser estendida em breve aos celulares Samsung de consumo?

A Samsung já é o destaque entre os fabricantes de Android quando se trata de atualizações de software, mesmo entre seus celulares mais acessíveis. O Samsung Galaxy A52, por exemplo, desfruta de uma política de atualização melhor do que qualquer topo de linha da Xiaomi, Oppo ou OnePlus.

Em março, a fabricante ampliou seu compromisso de atualizações de software prometendo até quatro anos de atualizações de segurança do Android e até três grandes versões do Android em seus aparelhos premium. Mas quem recusaria um ano extra de suporte de software?

Pessoalmente, nunca usei um celular Samsung Enterprise Edition. Portanto, eu não sei como é a experiência de uso, especialmente quando se trata de software.

Pelo que li, os modelos podem ser programados e gerenciados pelas empresas com seus softwares e apps proprietários. A Samsung também os equipa com sua suíte Knox, que serve como um centro de comando móvel para empresas.

samsung enterprise edition 5 years update
Somente os carros-chefe da Enterprise Edition receberão a atualização de segurança de 5 anos do Android / © Samsung

Tradicionalmente, a compra dos modelos Enterprise passa por uma equipe de vendas da própria Samsung, dedicada ao segmento corporativo. Por isso, no Brasil pelo menos, não é possível encontrar os aparelhos no varejo.

Mas será que a Samsung irá um dia estender esta promessa de 5 anos de correções para seus celulares "normais"? É impossível prever ou negar isto de forma definitiva. Quando se trata de atualizações de software, o principal impedimento é a rentabilidade. Manter o software atualizado é caro.

É necessário, portanto, amortizar a "perda" de ganhos sobre o preço dos modelos vendidos. É por isso que um celular vendido por R$ 1.500 só é atualizado por 2 anos, em média. Duvido que o catálogo Enterprise Edition seja mais rentável do que a versão para o consumidor (embora com encomendas em lote). Faria sentido para a Samsung fazer com que os modelos não-"Pro" também se beneficiassem desta nova política de atualização.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 4 meses Link para o comentário

    Conceder atualizações de segurança por no mínimo 4 anos deveria ser padrão no mundo Android, catálogo Enterprise Edition me cheira a marketing afim de que empresas adquiram Samsung em vez das empresas adquirirem iphones para os funcionários, este último é reconhecido por suporte longo.