NextPit

Google anuncia novo celular; mas não é um Pixel

Google anuncia novo celular; mas não é um Pixel

Sundar Pichai, CEO do Google e Alphabet, anunciou no blog da empresa um novo celular Android, mas para os fãs da linha Pixel (ou quem ainda lamenta o fim dos modelos Nexus), o novo smartphone talvez não seja exatamente o que esperavam. O JioPhone Next promete aumentar a digitalização da população indiana, ampliando o acesso a serviços online, com suporte otimizado às línguas locais.

  • Celular JioPhone Next foi anunciado em conjunto pelo Google e a gigante Reliance Jio;
  • Modelo foi projetado para o bilionário mercado indiano;
  • Aparelho acessível promete uso otimizado com voz a conteúdos locais nos diferentes idiomas do país.

A relação entre Google e Reliance não é exatamente nova, com a gigante norte-americana investindo bilhões de dólares em participação no conglomerado indiano em 2020. O novo aparelho é mais uma etapa da parceria, com o objetivo de ampliar o acesso à rede entre a população da Índia, onde cerca de metade das pessoas tem acesso à Internet.

Em busca de centenas de milhões de indianos, a Jio e o Google anunciaram o JioPhone Next, com a promessa de otimizações não apenas no sistema Android, como também na Play Store e na assistente de voz para o mercado local.

Suporte regional

Entre as otimizações de sistema estão recursos de acessibilidade para pessoas sem a capacidade de leitura, com um leitor de tela e tradutor integrado ao sistema, compatível com um número não revelado das línguas do país. Além disso, o Assistente Google foi adaptado com suporte aos aplicativos da operadora, incluindo conteúdos locais de mídia, conta bancária digital e até resultados de críquete.

Em termos de hardware, as empresas não revelaram detalhes de especificações, mas o JioPhone Next contará com acesso 4G. As fotos de divulgação revelam um aparelho básico, com bordas na tela à moda antiga, construção de plástico e câmera única.

Reliance JioPhone Next
Aparelho foi projetado para as centenas de milhões de indianos ainda sem smartphones / © Reliance Jio

Falando em câmera, o app padrão de câmera na tela do aparelho das fotos mostra o ícone do app Camera Go, sugerindo o uso do Android Go no aparelho. O Google anunciou que o modelo oferecerá boas fotos em ambientes com pouca luz e um modo HDR, além de filtros de realidade aumentada, desenvolvidos em parceria com a Snap.

Outra promessa do Google é a disponibilização das "feature drops" — que no caso da linha Pixel trazem novos recursos sem depender das grande atualizações de versão do Android —, além disso, a empresa anunciou que o JioPhone Next terá suporte "às últimas versões do Android e atualizações de segurança", sem se comprometer com versões ou datas.

O JioPhone Next será lançado na Índia no dia 10 de setembro — início do festival Ganesh Chaturthi — "uma data auspiciosa", nas palavras de Mukesh Ambani, presidente do conselho da Jio e o homem mais rico da Ásia, segundo a revista Forbes. De acordo com o XDA Developers, o celular deverá ser lançado em outros mercados, mas ainda sem previsão de data.

Fonte: Google

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

3 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Douglas há 5 meses Link para o comentário

    Enquanto por aqui tem um smartphone chamado obaphone pior que este enganando desavisados...

    CAV


  • Penskemen há 5 meses Link para o comentário

    Pera; deixa eu ler a matéria de novo...eu não acreditei❗
    Entrem no Google e pesquisem imagens do Moto G-4...🤣


    • Alexandre há 5 meses Link para o comentário

      Verdade, mas também: parece aqueles projetos comprados de terceiros onde só poem a marca no produto final,

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.