A Lenovo finalmente parece ter entendido o papel da Motorola

AndroidPIT motorola sign 3
© nextpit

A Lenovo vai trazer a marca "Motorola" de volta para seus produtos e, finalmente, colocar de lado essa nossa dúvida sobre como chamar um das mais icônicas marcas do mercado mobile. O motivo disso? A Lenovo precisa sobreviver a essa união.

Esqueço o Moto by Lenovo, agora o Moto Z e seus módulos serão diretamente associados ao nome Motorola e é como a Lenovo vê a empresa ganhando em cima do legado da fabricante que inventou o celular.

Segundo uma reportagem da Cnet, a Lenovo trará os smartphones da Motorola para mais regiões do globo onde a empresa vende seus aparelhos, mesmo que isso demore um pouco. O Brasil e, claro, os Estados Unidos já representam grande parte da fatia do bolo da Motorola, mas  a Rússia e a China ainda são lugares nos quais a Lenovo impera quando comparada à Motorola.

AndroidPIT moto mods heros 2387
A linha Moto Z é a promessa da Motorola / © NextPit

Logo, são dois mercados imensos nos quais a fabricante Chinesa vinha segurando a entrada da Motorola. Na minha opinião, um erro, mas enfim, com a mudança da equipe sob o comando das duas empresas, a ordem agora é trazer a Motorola para o centro.

Como nossos leitores sabem, o AndroidPIT possui diferentes braços em diferentes países, e se existe uma coisa que posso afirmar é que nem a Motorola, nem a Lenovo ainda conseguiram entrar na Europa de forma definitiva. Olhando para os dispositivos da Motorola, vejo muito mais chances de "desbravar" o Velho Continente com a linha Moto do que investir em aparelhos da linha Vibe.

Aliás, de acordo com a Gartner, a fabricante chinesa já não aparece mais entre as cinco maiores empresas que vendem smartphones no mundo, tendo sido ultrapassada por outras empresas chinesas, como Huawei e Oppo. Assim, talvez esse seja realmente o momento de tirar as amarras da Motorola em mercados-chave, como a Rússia e a enorme China.

Mais uma vez, os executivos da empresa falaram sobre o "não anúncio" da nova geração do Moto 360. Em dezembro do ano passado, o chefe de produto da Motorola já havia afirmado que não teríamos um novo Moto 360 tão cedo. Agora, mais uma vez vemos este posicionamento: os executivos afirmam que não querem simplesmente estar "no mercado fazendo produtos só por fazer". Sinceramente, este é um posicionamento que muitas empresas deveriam ter, ou fazer como a Samsung, que desenvolveu o próprio sistema operacional para seus wearables, com atenção para o Gear S3.

Jan Huckfeldt, ex-executivo da Procter & Gamble, e que assumiu o cargo de Diretor de Marketing da Lenovo, afirmou que "foi tolice jogar a Motorola ao mar”,  e que em "12 meses todo mundo nos EUA vai conhecer a nova Motorola”. Anotem essa data!

Fonte: Cnet

Ir para o comentário (145)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

Com mais de uma década de experiência em review de dispositivos, recentemente mergulhei no mundo dos wearables e desenvolvi uma paixão por inovações em saúde digital. Embora agora eu esteja profundamente imersa no ecossistema da Apple, meu entusiasmo pelo Android permanece forte. Anteriormente, fui editor-chefe do AndroidPIT e do Canaltech no Brasil, e agora compartilho minhas análises com o público dos EUA no nextpit. Além da tecnologia, valorizo muito minha coleção de vinis e acredito que a melhor maneira de conhecer um lugar é através da sua gastronomia. Junte-se a mim enquanto exploro a fusão da tecnologia e da cultura em nossa vida cotidiana.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
145 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Muraque O. 37
    Muraque O. 06/03/2017 Link para o comentário

    Será mesmo? Meio duvidoso em.

    Dr. Oliveira OABMaya J.


  • Armando Figueirêdo 18
    Armando Figueirêdo 05/03/2017 Link para o comentário

    Ué, mas já? Desde o dia que a Lenovo adquiriu a Motorola, sabia dos riscos que iria correr em administrar a empresa numa crise e ainda jogar na cara do mundo mobile que iria "matar" a Motorola aos poucos. Querendo ou não, isso foi um impacto que chocou muita gente da imprensa, usuários etc. A prepotência dos chefões da marca chinesa, fizeram eles mesmos cavarem suas próprias covas. A sorte é que antes de levar mais prejuízo e se enterrarem de vez, acordaram pra vida! Lenovo é grande no mercado de PCs, isso não tenho dúvida nenhuma. E pode até ser grande no mercado mobile, mas no oriente, ou mais precisamente, na China. No ocidente, o buraco é mais embaixo. E se acontecesse o contrário: a Motorola comprasse a Lenovo e de repente quisesse "apagar" o nome da chinesa no mercado de PCs e colocar o seu nome. Seria um pouco estranho ver um PC com nome Motorola, não? E a princípio, de caráter duvidoso em qualidade. O que a Lenovo quer agora é colocar os pingos nos is. Cada empresa com seu objetivo, ou em um lugar específico. Vibe no oriente, Moto no ocidente. Algo que nunca deveria ter mudado desde a aquisição. Mas só "trazer" de volta o nome Motorola, não vai fazer a marca estar entre as principais. O que a Lenovo precisa trazer de volta é a qualidade dos Moto de anos atrás. A coisas no mundo corporativo não são tão simples assim. Cada macaco no seu galho.


  • 3
    Thiago Moraes 04/03/2017 Link para o comentário

    Já que está dando prejuízo, a Lenovo poderia colocar a mão na consciência e devolver a Motorola para a Google. A Motorola vai voltar a ter os preços justos como em 2013, vai ter melhores softwares, e ainda o Google vai ter uma gigante para fabricar seus Pixels, com mais facilidade para trazê-los ao Brasil e por preços mais justos do que com contrato de fabricação com outras empresas. Então a Lenovo sai do mercado ocidental, deixa a gente em paz pois muita gente (pelo menos que eu conheço), leiga inclusive, só de saber que é uma marca chinesa já pula fora.

    CAV


    • John T. 28
      John T. 04/03/2017 Link para o comentário

      .


    • CAV 57
      CAV 05/03/2017 Link para o comentário

      É mais fácil a Motorola Mobility se tornar independente de novo do que a Google readiquiri-la.

      E infelizmente pra você, a Lenovo é uma marca forte (especialmente no setor de PCs), e dificilmente vai desistir do mercado ocidental.


  • David CD 80
    David CD 04/03/2017 Link para o comentário

    A questão não é quem engole quem, ou quem tem mais relevância. A questão é... Que os smartphones caíram em qualidade desde que a lenovo tomou a dianteira no segmento, e isso é bem nítido. Que a qualidade volte, que a linha G não tenha mais os problemas que deram tanta dor de cabeça aos consumidores.

    MoisésConta desativada


    • 93
      Conta desativada 04/03/2017 Link para o comentário

      Falou tudo grande CD! Qualidade morro abaixo....


  • Neto Castro 52
    Neto Castro 04/03/2017 Link para o comentário

    Em tempos de crise é mais facil vender um Motorola que um Lenovo.

    Conta desativada


  • Neto Castro 52
    Neto Castro 04/03/2017 Link para o comentário

    Tem gente falando sobre custo benefício e qualidade. Qualidade as vezes não vem acompanhada de menos custo.


  • Ivanildo Moreira 2
    Ivanildo Moreira 04/03/2017 Link para o comentário

    Não tem por que mudar de nome já faz mais de 5 anos e tá vendendo muito, a Lenovo se precipitou, ainda bem que voltou atras, não é que nem uma Microsoft dá vida que muda nome de uma empresa que era líder de ranking vendas de celulares, pra colocar seu nome que já faliu sua própria empresa de celulares.


    • FUNKY DESEMPREGADO C. 22
      FUNKY DESEMPREGADO C. 04/03/2017 Link para o comentário

      Como assim?a Microsoft tirou a marca nokia por questão de contrato e não pq ela quis,alias pensava que os lumias era uma linha e não empresa


      • Ivanildo Moreira 2
        Ivanildo Moreira 04/03/2017 Link para o comentário

        Funky, estou falando da finada windows mobile que não deu muito certo.


  • klods dell 31
    klods dell 04/03/2017 Link para o comentário

    Tem trazer também custo benefício do moto-g1 e do moto-x2. Aí sim teremos Motorola

    Cristian S


    • Ivanildo Moreira 2
      Ivanildo Moreira 04/03/2017 Link para o comentário

      Moto g1 a Google fez, já o moto x foi a Lenovo


      • David CD 80
        David CD 04/03/2017 Link para o comentário

        Ivanildo, vc se precipitou. O moto X também foi desenvolvido pela Google. Até a segunda geração foi de responsabilidade da Google.

        Conta desativada


      • 93
        Conta desativada 04/03/2017 Link para o comentário

        Correto CD!


      • Ivanildo Moreira 2
        Ivanildo Moreira 04/03/2017 Link para o comentário

        Obrigado pela correção amigo.

        Conta desativada


      • klods dell 31
        klods dell 05/03/2017 Link para o comentário

        Que seja. Motorola by Google é melhor que by Lenovo.


  • Gerson S ✠ 21
    Gerson S ✠ 04/03/2017 Link para o comentário

    Vida longa a Motorola


  • 2
    Anna San Martin 04/03/2017 Link para o comentário

    Meu Moto Z Play tem uma semana. Não tenho muito o que reclamar dele, a não ser que ele, assim como os outros moto que foram fabricados pela Lenovo (G2 e G3, entre outros), esquenta pra caramba quando tá carregando. Bem que tinham me avisado, mas quando meu moto G2 faleceu, eu estava tão habituada à linha moto, que não dei muita bola.
    Espero que esta seja a única surpresa desagradável do aparelho, e que a Lenovo conserte este problema nos futuros aparelhos. Ainda não descobri tudo que o aparelho pode me oferecer, mas até agora - tirando o inconveniente do superaquecimento - estou satisfeita.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.