NextPit

LG G3: como economizar bateria e prolongar sua duração

software lg g3
© NextPit

O LG G3 é um smartphone muito potente, mas toda essa potência também consome bastante energia. A combinação de uma tela com alta resolução, um processador veloz e uma câmera top torna seu uso um prazer, mas também exige muito da bateria. Se os 3.000 mAh de capacidade não são suficientes para você, separamos neste artigo alguns truques para prolongar a bateria do seu LG G3.

software lg g3
LG G3  é um excelente smartphone, mas sua bateria pode ficar ainda melhor.  / © ANDROIDPIT

Uma das maneiras mais simples de resolver o problema da bateria é simplesmente comprar uma extra, mas algumas baterias com capacidade maior do que a de série têm protuberâncias e fazem com que o G3 perca seu visual premium. Dessa forma, para começar é uma boa ideia experimentar algumas opções simples e gratuitas. A maior parte dessas dicas e truques podem também ser aplicados a qualquer outro Android, mas neste artigo estamos particularmente interessados no LG G3.

1. BatteryGuru

Esse aplicativo não é específico do LG G3, podendo ser usado em qualquer dispositivo com um processador Snapdragon. Com o app da Qualcomm, é possível fazer uma série de pequenas mudanças que, somadas, geram uma otimização significativa da bateria do LG G3. Ele demora alguns dias para aprender a sua rotina, mas depois disso, oferece um verdadeiro reforço para a sua bateria original.

batteryguru
Snapdragon BatteryGuru pode melhorar a vida da sua bateria. / © Qualcomm

2. Desative o brilho automático

O brilho automático adaptável do Android Lollipop no LG G3 não é um bom amigo quando estamos usando uma tela QHD de 5,5 polegadas. Quanto maior for o brilho, mais rápido acabará a bateria. Neste caso, um pequeno ajuste pode fazer uma grande diferença. Não estamos sugerindo que você tenha a tela sempre configurada para o mínimo de brilho, mas ter o brilho baixo e aumentá-lo apenas quando precisar pode aumentar a duração da bateria.

LG G3 26
Diminua o brilho da tela do seu LG G3 para economizar bateria. / © ANDROIDPIT

3. Tempo de espera no mínimo

Se você é do tipo de pessoa que não se preocupa muito com seu smartphone e o coloca de cabeça para baixo sem desligar a tela, saiba que assim está acabando com a sua bateria. Ao não apagar a tela, estamos gastando uma energia desnecessária. Em Ajustes > Tela > Brilho, você pode mudar o tempo de espera para que o seu smartphone apague a tela. Mudá-lo para um intervalo mais curto reduzirá muito o consumo de mAh.

4. Desative as conexões

Ter a conexão Wi-Fi ativada a todo o momento consumirá bastante bateria do seu LG G3, pois o dispositivo fica buscando constantemente redes disponíveis. O Bluetooth gasta bem menos, mas mesmo assim é aconselhável ativá-lo apenas quando necessário. Além disso, se você for a um lugar em que não existe cobertura ou que não seja permitido usar o smartphone (teatros, cinemas, etc.), o melhor a fazer é colocá-lo no modo avião ou desligá-lo por completo.

5. Cuidado com os serviços online

Se você for um fã de filmes ou música e tiver aplicativos de streaming, cuidado! O serviço também é um inimigo da bateria. Se possuir espaço suficiente, o melhor é baixar as músicas ou filmes na memória do LG G3. Serviços online sempre consomem mais energia. Além de reduzir o consumo da bateria, você terá uma qualidade de multimídia melhor (sem engasgos de conexão).

lg g3 hands on front ui music player
É melhor ter suas músicas e filmes no LG G3 para economizar bateria. / © ANDROIDPIT

6. Desativar a sincronização e atualização automática de aplicativos

Talvez seja só comigo, mas toda vez que pego meu smartphone, um milhão e meio de aplicativos estão atualizando. Configure para que as atualizações de apps sejam realizadas apenas quando o dispositivo estiver conectado no carregador. O download e instalação de atualizações dos aplicativos gasta bastante bateria. Desative quaisquer sincronizações automáticas de aplicativos que não sejam úteis ou essenciais. Apesar da sincronização de um app não gastar muita energia, a soma dos gastos de várias sincronizações pode ser grande.

7. Limite os serviços de localização

androidpit share location
Os serviços de localização são realmente úteis, mas limitá-los aumenta a vida da bateria do LG G3. / © ANDROIDPIT

Um dos grandes devoradores de bateria é o GPS. Ele é usado para muitos serviços, não apenas para os Mapas.Aplicativos de redes sociais estão particularmente interessadas em conhecer a sua localização às custas da bateria do seu G3. Entrando em Configurações > Localização > Modo, você verá três opções: “Alta precisão” que utiliza o GPS, Wi-Fi e a rede móvel para calcular a sua posição; “Economia de bateria” que reduz o consumo ao parar de utilizar o GPS do smartphone. Dos três modos, o que menos consome bateria é naturalmente o de “Economia de bateria”, mas desativar os serviços de localização por completo  é a melhor opção para uma boa economia.

8. Explore as configurações da bateria

lgg3bateria
O Android, e o Lollipop em particular, conta com muitas possibilidades para economizar bateria. / © ANDROIDPIT

Em Ajustes > Bateria > uso da bateria você pode ver exatamente o que está consumindo a sua bateria. Se clicar sobre cada serviço, você pode ajustar a configuração para melhorar o rendimento da bateria. Clique no ícone de pontos na parte superior direita da tela e você verá a opção de economia da bateria. Se habilitá-la, você poderá especificar quando será ativada (nunca, com 5% de bateria ou com 15% de bateria). A atividade dos aplicativos será reduzida, a sincronização de alguns apps será desativada, a vibração será reduzida, a tela ficará mais escura, etc. Em suma, uma boa maneira de usar seu smartphone por um período de emergência quando a bateria estiver baixa e você não puder carregar seu LG G3.

Você tem alguma dica para ampliar a duração da bateria do seu LG G3?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

30 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Bruno Vieira 29/12/2015 Link para o comentário

    Nesse post existe a indicação do aplicativo snapdragon batteryGuru,como sendo uma boa opção para se economizar bateria,porém o mesmo só fica ativo e só pode ser utilizado com o gps ligado, ou seja fica contraditório,uma vez que o uso de GPS o mesmo post diz que o uso do GPS é de alto consumo de bateria,ou seja ,como usar um aplicativo que é pra economizar bateria se o mesmo necessita do uso do GPS ?????


    • Naiani Brito 06/01/2016 Link para o comentário

      Colega, acho que vc tá se confundindo. O BatteryGuru pede que a localização esteja ligada, mas não o GPS. Vc pode deixar no modo de Economia de Energia da localização que funciona perfeitamente. Aqui sempre funcionou assim.


  • Caio Martins Olmo 27/05/2015 Link para o comentário

    Só quero ver quando a L.G vai atualiza o G3 Stylus e os demais que ela prometeu e não cumpriu.... a L.G abandona consumidores que tem aparelhos intermediários...


  • claudio 18/05/2015 Link para o comentário

    Resolvi o problema da bateria do meu g3....vendi ele e comprei um note 4... Melhor coisa que eu fiz...


    • Fernando Henrique 18/05/2015 Link para o comentário

      Kkkk!!
      Boa..


    • Willams Oliveira 30/12/2016 Link para o comentário

      ai foi ossO kkkkk tenho um note 4 e vamos ser sinceros a LG ta longe de chegar nos pes da sansunG mt longe msm....pelo menos nos pés kakakakka NOTE 4 FODASTICO tou atualmente na Eroboot V17 que saiu mt perfeita deixou o que era bom ainda melhor kkkk LG e cagona de mais Cerular paia do caralho de penssar que ainda comprei outro CEL desse,....TNC tive dois s5 TBM e posso afirmar S5 da de 10 X 0 em LG G3...


  • antonio de j. 17/05/2015 Link para o comentário

    fui baixar o batery guru é fala q não é compatível com meu dispositivo, lg g3!alguém sabe o q fazer?desde já agradeço obrigado!


    • Diogo Silva 18/05/2015 Link para o comentário

      Antonio tenta fazer o root nele .
      E instala o Greenify e simples de usar e faz uma boa diferença.


    • Daniel Costa 01/07/2015 Link para o comentário

      Quando tentei instalar pela primeira vez também deu q não É compatível,porém hoje eu consegui instalar normal......


    • Derni Borges 24/08/2015 Link para o comentário

      É só tu baixar o instalador em algum site, copiar pro celular (se baixou pelo PC), e instalar manualmente. Eu fiz isso.


    • Gerson Silva 24/02/2016 Link para o comentário

      Atualize seu android, se for o 4.4 ainda


  • Thiago Guimaraes 17/05/2015 Link para o comentário

    Desde que fiz a atualização do meu g3 para o 5.0, eu percebi uma melhora muito significativa no consumo de bateria. Muitos problemas de aquecimento que o G3 tinha com o Kk , hoje com o 5.0 não tem mais. O que eu faço hoje é colocar o brilho no automático e desligar o GPS e a sincronização ( pra não gastar a minha franquia), então isso ajuda ainda mais ...em casa ponho ele no fulç Power já que tenho carregador e Wi-Fi a disposição, mas realmente o que mais consome a bateria é a tela 2k, se bem que pra mim a LG acertou e muito na fabricação do G3, aparelho perfeito com ótimas funções, bonito visual e ótima resolução e a bateria aguenta bem o tranco com o Android 5.0.


  • Diogo 17/05/2015 Link para o comentário

    Infelizmente o calcanhar de Aquiles dos Smartphones continua sendo as baterias. Parece que a evolução das baterias não acompanha a evolução dos demais equipamentos eletrônicos.


  • Ricardo Lemos 17/05/2015 Link para o comentário

    Android Pit, vocês informam que o APP da Qualcomm não é exclusivo do G3 e que funciona em dispositivos com o processador Snapdragon,porém
    acho que alguém esqueceu de mencionar que o APP esta desatualizado e não funciona por exemplo no Moto X 2014,Moto G 2014,Zenfone 6 e etc,pelo simples fato de aparecer na pagina do APP que o dispositivo não é compatível.


  • David Santos 17/05/2015 Link para o comentário

    Estou usando uma custom rom (Montary V.5 do Jacques) + kernel Pluma, estou conseguindo 12hs com 5hs de tela, alternando entre 3g/wifi, games de leve, gps em alto desempenho e brilho automático em 61%


  • Marcelo M 17/05/2015 Link para o comentário

    simples coloque uma custom Rom e seja feliz


  • Douglas Pacheco 17/05/2015 Link para o comentário

    Aqui eu notava que ele comia muita bateria com a tela desligada e esse problema acontecia com qualquer ROM 5.0. Estou usando agora a Euphoria OS, que é baseada na 5.1.1 e esse problema se foi, consigo umas 17 horas longe do carregador com 5 horas de tela.


  • Júnior PD 17/05/2015 Link para o comentário

    Todas as dicas são básicas. E não adiantam de nada no g3. Tela 2k duzinfernu.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.