Dados de brasileiros vazados: Saiba se você está na lista

Dados de brasileiros vazados: Saiba se você está na lista

A notícia mais assustadora e confusa da última semana é o vazamento de dados de mais de 220 milhões de brasileiros. Não apenas o CPF de indivíduos foi divulgado, como um combo de informações pessoais como foto de rosto, score de crédito, salário, endereço, telefone, e-mail, renda e muito mais.

A base de dados inclui falecidos, e está sendo vendida. A prévia - que inclui nome completo, CPF, data de nascimento e gênero - é gratuita, mas as informações extras são vendidas numa variedade de preços de US$ 0,075 a US$ 1 por CPF.

Provavelmente ao ver esta notícia você se perguntou como faz pra saber se os seus dados foram vazados também. Queremos apresentar aqui duas opções de meios para você saber sobre a segurança dos seus dados na internet, e confirmar se houve vazamento de informações.

BLB20 - CONSULTA PARA EMPRESAS

A Syhunt é uma empresa destaque e líder no segmento de segurança de aplicações, criam ferramentas que são utilizadas mundialmente, e diante do ocorrido com dados de brasileiros vazados e vendidos na Dark Web, criaram uma consulta online para os usuários.

syhunt tela consulta
Sistema de pesquisa de vazamento de dados para Pessoa Jurídica / © Reprodução

O vazamento contou também com dados de pessoas jurídicas (CNPJ), então o sistema da Syhunt é focado para este público. Foi feito um mapeamento de CNPJ afetados até o fim de 2020.

Apenas o responsável pela empresa consegue solicitar este relatório de segurança do registro jurídico. Além do CNPJ, para solicitar o relatório, você deve informar nome completo, endereço de e-mail e telefone para contato do responsável pelo CNPJ. Depois é só aguardar o contato da empresa.

220M - CONTULTA PARA PESSOAS FÍSICAS

O site fuivazado.com.br é mais simples e você deve apenas preencher seu CPF e data de nascimento. Todos os dados foram obtidos pelo site em um fórum online para abrir consulta ao público

Fizemos um teste e o site vai te apresentar quais dados foram vazados com uma lista de 37 informações diferentes, como por exemplo, Conselhos, Domicílios, Vínculos, LinkedIn, Salário, Renda, Óbitos, IRPF,INSS, FGTS, CNS, NIS, PIS, entre outros.

fuivazado print resultado
Tabela de resultados: dados vazados 2020 / © Reprodução

Pra te ajudar, vamos explicar aqui o que são alguns itens diferentes com nomes que talvez você não conhecia mas que são registrados junto ao seu CPF:

VÍNCULO: categoriza pessoas de acordo com vínculo de 1º grau (mãe, pai, filho, filha, irmão, irmã, cônjuge) ou 2º grau (avô, neto, tio, sobrinho, primo etc.)

MOSAIC: grupo e subgrupo de segmentação. É como o Serasa classifica a população - 10 grupos e 39 seguimentos - o que deve informar coisas como estilo de vida e padrões de comportamento.

AFINIDADE: nível de precisão, percentil

MODELO ANALÍTICO: Afinidade com um produto por parte do consumidor.

FOTOS DE ROSTO: JPEG com datas entre 2012 e 2020; 

CONSELHOS: Trata de pessoas que prestam consultoria no âmbito público ou privado (servidores públicos).

Ao todo, foram vazados 223.739.215 de CPFs, 40.183.784 de CNPJs, e acredita-se que esses dados sejam todos de posse do Serasa Experian - que até o momento nega tal informação. A consulta é bem simples e você pode fazer agora mesmo.

O que achou deste tutorial? Deixe seu comentário!

ÚLTIMOS ARTIGOS

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.