"Microdroid": Google está trabalhando em versão simplificada do Android

"Microdroid": Google está trabalhando em versão simplificada do Android

O Google está trabalhando em mais uma criação: dessa vez, o Microdroid, que deve ser uma versão mais "simples" do Android - e irá funcionar em máquinas virtuais em breve.

O projeto visa usar a menor quantidade de recursos e configurações possível, de modo a facilitar o desenvolvimento de aplicativos. Outra possibilidade é de que o Google esteja criando o Microdroid para habilitar um sistema de virtualização de código aberto: o KVM. 

Com o advento do Microdroid, os desenvolvedores de apps não precisarão mais usar a GSI do sistema operacional - uma espécie de versão já simplificada e mais "pura", sem grandes implementações de códigos. O Microdroid, ao que tudo indica, será ainda mais simples do que ela, facilitando mecanismos de DRM e criptografia.

A novidade, além disso, poderá ser implementada no Android para melhorar a segurança dos smartphones - já que o projeto, caso tenha ligações com o serviço de segurança corporativa Type-1 Hypervisor (como vem sendo noticiado), facilitaria o processo de separação do smartphone em dois ambientes diferentes (pessoal e trabalho, por exemplo), impedindo o vazamento de dados pessoais causado por possíveis falhas em apps.

Microdroid: possível data de lançamento

O Google ainda não se pronunciou oficialmente sobre o lançamento do Microdroid. No entanto, fontes como o site XDA Developers afirmam que o projeto será liberado para o público junto ao Android 12. 

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 7 meses Link para o comentário

    E o desenvolvimento do Fuchsia OS , morreu ?