NextPit

Saiba como descobrir a senha do Wi-Fi salva no celular Android

Saiba como descobrir a senha do Wi-Fi salva no celular Android

Alguém pergunta “qual a senha do seu Wi-Fi”? E aí bate aquele branco: você não se lembra! Seu celular está conectado à rede, será que não há um jeito de fazer ele mostrar a senha? Claro, com um “jeitinho” dá sim. Nós mostramos como.

Talvez você simplesmente queira ver a senha da sua rede Wi-Fi no celular sem ter que encontrar o roteador no alto do armário e ler a senha escrita nele. Ou, quem sabe, a senha não esteja escrita em nenhum outro lugar e este seja seu último recurso. Seja qual for o motivo, não se preocupe: se você fez “root” em seu smartphone, conseguirá ver a senha de sua rede Wi-Fi. Não só da sua, mas também de todas as outras às quais seu aparelho já se conectou.

Sim, você vai precisar de root. Isso porque o arquivo que contém a configuração das redes Wi-Fi, chamado wpa_supplicant.conf, é um arquivo de sistema que não está acessível normalmente aos usuários. Temos um artigo que explica o que é root, porque fazer (ou não) e alguns dos métodos disponíveis. Dé uma olhada:

Antes de começar: compartilhe a senha do Wi-Fi com QR-Code

Como lembrou o Marcio nos comentários, versões recentes do Android oferecem um jeito muito mais simples de compartilhar a senha do Wi-Fi com amigos e visitas. O método cria um código QR que pode ser lido por outro celular ou tablet que automaticamente se conecta à rede compartilhada. 

O Android prepara para a versão 12 um jeito ainda mais simples para dividir a senha da rede sem fio, aproveitando a ferramenta de compartilhamento por proximidade do sistema. Ainda não está claro, porém, se a novidade será disponibilizada para versões antigas do sistema usando o Google Play Services.

Método 1 para mostrar a senha de sua rede Wi-Fi no Android: use um app

A primeira opção para ver a senha do Wi-Fi no Android é usar o app Wifi Password Recovery, de Javier Luque Sanabria. Ele exige root, mas tem alguns recursos bem úteis: além de mostrar as senhas, permite fazer backup delas no Google Drive. Isso é muito útil se você pretende “formatar” o celular e não quer perder a configuração de todas as redes às quais costuma se conectar.

Se for buscar o app pelo nome no Google Play, preste atenção: há vários outros apps com o mesmo nome (ou parecidos) e que tem a mesma função, mas que incomodam com anúncios de tela cheia assim que são abertos.

wifi pass
Recupere e salve as senhas/ © Divulgação

Método 2 para mostrar a senha de sua rede Wi-Fi no Android: leia o arquivo de configuração

A segunda opção é um pouco mais técnica, você vai precisar de um gerenciador de arquivos que seja capaz de acessar a área de sistema. Nossa sugestão é o Amaze, que é gratuito no Google Play, não tem anúncios, tem vários recursos legais e ainda por cima segue a linguagem visual “Material Design” da Google.

Abra o app, clique no menu com as três linhas "≡" no canto superior esquerdo da tela e em Configurações. Role até o fim da tela, e ative a opção Explorador de Root. Volte ao menu com as três linhas e escolha a opção Raiz.

A partir daqui você está lidando com arquivos e pastas do sistema, então tenha cuidado para não apagar, mover ou renomear nada, já que isso pode impedir o funcionamento do celular. Abra as pastas data > misc > wifi e toque no arquivo wpa_supplicant.conf. Se o Amaze perguntar o tipo de arquivo antes de abrir, responda Texto.

Neste arquivo, após algumas linhas com a configuração de Wi-Fi de seu aparelho, você encontrará várias linhas que começam com “network=”. Logo abaixo delas, a linha “ssid” diz o nome da rede, e a linha “psk” logo abaixo indica a senha da rede Wi-Fi.

Amaze
E, voilà, sua senha do Wi-Fi! / © NextPit

E você, já precisou usar algum "truque" para recuperar a senha de uma rede Wi-Fi? Compartilhe suas dicas nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Douglas Charles Cunha 24/06/2020 Link para o comentário

    Se o seu celular é Xiaomi você não precisa de root. E você pode ver qualquer senha de Wi-Fi que tiver salva em seu celular, mesmo que não esteja conectado a alguma delas no momento.


  • Marcio S. 23/06/2020 Link para o comentário

    interessante, mas é melhor ir olhar no modem mesmo, mais prático kkkkk ou simplesmente passar a senha através do QR Code, quando o leitor identifica a rede ele pergunta se quer se conectar e também mostra a senha.