Novo malware tem como alvo usuários de internet banking

Novo malware tem como alvo usuários de internet banking

Quem costuma acessar sua conta no banco através do computador tem uma nova ameaça para se preocupar: um malware que vem se espalhando no Brasil.

Intitulado "Vizom", ele foi descoberto por pesquisadores de segurança da IBM e permite que cibercriminosos acessem informações confidenciais das vítimas.

O malware se espalha através de e-mails de phishing, sob o disfarce de um software de videoconferência aparentemente inofensivo. Após o clique da vítima no link, ele é instalado e pode dar aos criminosos acesso total a informações no PC.

Isso acontece porque ele modifica todos os atalhos dos navegadores instalados para executar uma versão modificada do Vivaldi. A partir daí, todas as informações sobre as atividades da vítima online são enviadas para os criminosos.

A ferramenta, além disso, permite que terceiros controlem o ponteiro do mouse e digitem texto remotamente. A tela também pode ser capturada, o que dá acesso total a senhas de banco. 

Como se proteger

O Vizom é espalhado através de uma técnica já conhecida: cliques em links de e-mails. A principal forma de se proteger consiste em evitar clicar em qualquer link que não tenha sido solicitado, mesmo que o e-mail tenha sido recebido de um conhecido.

Além disso, é essencial contar com a ajuda de um bom antivírus e, caso haja qualquer suspeita, suspender o acesso a bancos pela internet.
 

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.