Oppo apresenta celular que recarrega sem fio e sem contato

Oppo apresenta celular que recarrega sem fio e sem contato

Recarga sem fio pelo ar - é como a Oppo chama sua tecnologia de recarga revelada na MWC Shanghai, que pode alimentar a bateria do Oppo X 2021 sem contato.

  • Oppo mostra o smartphone conceito Oppo X 2021 na MWC Shanghai
  • Recarga sem fio pelo ar abastece os smartphones sem contato direto
  • Potência chega a 7,5 watts

Os fabricantes chineses estão apresentando novos dispositivos e inovações durante o Congresso Mundial de Tecnologia Móvel em Xangai (MWC, mais famosa por sua edição em Barcelona, adiada para o meio do ano), e a Oppo não é exceção. A empresa exibiu - mais uma vez - o seu smartphone conceito Oppo X 2021, que já chamou a atenção anteriormente por sua tela expansível.

Embora o truque visual do Oppo X 2021, que se expande como mágica, seja um verdadeiro chamariz, o foco hoje no evento chinês foi uma tecnologia diferente: a recarga sem fios.

Carregamento sem fio de próxima geração

A recarga sem fio tem sido um campo de batalha pela tecnologia mais rápida, mas o carregamento sem fio pelo ar recentemente levou este duelo de tecnologias de recarga a um novo patamar. O Oppo X 2021 já dominou isto e a fabricante chama sua tecnologia de "Wireless Air Charging". Ela torna possível recarregar o smartphone mesmo quando ele não está mais em contato direto com a base de alimentação. Confira:

Ou seja, você pode tirar o smartphone da base de recarga e ele ainda será alimentado a até 7,5 watts. O único detalhe até agora é que não funciona em longas distâncias, mas até um máximo de dez centímetros longe do carregador. Mesmo assim, o resultado é poder usar e carregar o aparelho ao mesmo tempo e não é necessário nenhum cabo para isso, como a Oppo também explica em outro clipe.

Rivais também testam a tecnologia

Quem acompanha o mercado de celulares sabe que a Oppo não é a única que trabalha com a ideia de recarga pelo ar. Recentemente, tanto a Motorola quanto a Xiaomi também anunciaram que desenvolvem carregadores semelhantes. Ambas querem alimentar os smartphones a uma distância de um metro, sendo que os planos da Xiaomi parecem bastante avançados com o seu Mi Air Charge.

Assim, enquanto a Xiaomi promete uma distância maior de funcionamento, a Oppo quer oferecer maior eficiência de carregamento graças à tecnologia adaptativa e, segundo os números anunciados pela empresa, eles têm tido sucesso com ela: enquanto o seu Wireless Air Charging pode oferecer até 7,5 watts, a Xiaomi atualmente chega a 5 w.

De qualquer forma, será interessante ver como isso se desenvolverá no futuro próximo. Mesmo que as tecnologias ainda estejam em estágio inicial e só possam ser demonstradas em aparelhos conceitos, já está claro que muita coisa estará acontecendo neste campo num futuro próximo.

Não chega a surpreender que apenas os fabricantes chineses estão apresentando seus avanços na área e não a Apple ou a Samsung, por exemplo. Mas estou certo de que estas duas gigantes dos smartphones não vão ficar paradas e certamente já têm os seus planos em alguma gaveta ou laboratório.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 6 meses Link para o comentário

    Chinês mostrando como se faz