Review do Oppo Reno 6: Android premium com jeitão de iPhone

Review do Oppo Reno 6: Android premium com jeitão de iPhone

A Oppo oferece uma interessante alternativa ao iPhone com o Reno 6! O celular se parece com os últimos modelos da Apple e é muito bem construído pelo preço pedido. Nosso editor Benjamin testou o smartphone para o NextPit uma semana antes de seu lançamento e revela no teste se vale a pena importar o aparelho!

Avaliação

Prós

  • Muito bem construído
  • Carregamento rápido de verdade
  • Elegante display AMOLED com 90 hertz
  • Boa duração da bateria

Contras

  • Atrás da concorrência em termos de desempenho
  • Câmera sem lente teleobjetiva
  • Certificação somente IP54
  • Alto-falante mono

Oppo Reno 6 direto ao ponto

Nota: testei o Oppo Reno 6 por pouco menos de uma semana antes do lançamento. Entretanto, o dispositivo testado é uma unidade de produção.

Com suas laterais planas e qualidade de construção sólida, o novo Oppo Reno 6 me lembrou do iPhone 12 durante o unboxing. Durante o teste, o celular se mostrou um bom companheiro para o uso diário. Especialmente a rápida recarga e a brilhante tela AMOLED com 90 hertz deram show no escritório, em casa e na estrada.

No entanto, a configuração da câmera é um tanto medíocre sem uma câmera telefoto dedicada e o desempenho do Dimensity 900 não é nada que surpreenda. Como pontos negativos, cito o alto-falante mono e a certificação IP54, que na melhor das hipóteses é OK.

Design & tela: mais premium do que custa

A Oppo equipa o novo Reno 6 com um design retrô e traseira à prova de marcas de impressão digital. Trata-se basicamente de um vidro que se parece com alumínio. As dimensões do celular são exatamente 156,8 x 72,1 x 7,59 milímetros e, graças a uma relação tela/carcaça de 91,7%, consegue comportar uma tela de 6,43 polegadas, que se atualiza a rápidos 90 hertz.

Gostei:

  • Tela AMOLED com 90 hertz;
  • Realmente bem feito;
  • Traseira que realmente não fica marcada com impressões digitais.

Não gostei:

  • Alto-falante mono;
  • O sensor de impressão digital sob a tela nem sempre é preciso.

Logo de cara no título, já comparei o Oppo Reno 6 com o iPhone. Mas isso não foi apenas para chamar a atenção; logo no unboxing, veio à mente o celular da Apple. Meu colega Stefan, que tem usado o iPhone 12 Pro Max por alguns meses, também teve uma sensação "iPhônica" quando lhe emprestei o Reno 6.

NextPit Oppo Reno 6 corner
Traseira não fica marcada com digitais / © NextPit

O motivo? As laterais planas que envolvem o Reno 6. Embora os cantos sejam arredondados, as transições das laterais para a tela são tão angulares quanto o DeLorean em De Volta para o Futuro. Também contribui para a comparação com a Apple a alta qualidade de construção do Oppo. O Reno 6 parece caro e premium, e os botões têm pontos de pressão muito bons na minha opinião. Até mesmo o motor vibratório é de alta qualidade. Como você sabe por nossa pesquisa, este é um critério importante na minha opinião.

O que é indiscutível em um celular é a importância da tela. No Reno 6, ela mede 6,43 polegadas e possui um discreto recorte circular. As bordas ao redor são boas e estreitas, apenas o "queixo" poderia ser um pouco mais fino. Em termos de qualidade, a tela faz bonito com a tecnologia AMOLED, brilho máximo de 600 nits e uma taxa de atualização de 90 hertz. A resolução de 1.080 x 2.400 pixels é suficiente.

A tela permaneceu muito legível sob a luz em ambientes externos. Somente o controle de brilho da Oppo que me incomodou um pouco no uso diário. Em ambientes mais escuros, o ColorOS instalado reduz o brilho de forma bastante rigorosa.

Em combinação com o software, o sensor de impressão digital não é totalmente convincente no uso diário. Como em muitos celulares 2021, ele está localizado sob a tela, mas é bastante impreciso e um às vezes lento. Se você colocar seu dedo perfeitamente na tela, leva quase um segundo para destravar o aparelho. Também não gostei do fato de você ter que alternar entre o teclado numérico e o sensor de digitais com um gesto de deslizar a tela.

NextPit Oppo Reno 6 front camera
O recorte para a câmera de selfie é mais discreto do que na geração anterior / © NextPit

Também tenho que criticar a certificação IP54 bastante baixa, que é apenas o suficiente para usá-lo na chuva (leve). O Oppo Reno 6 não deve, portanto, ser derrubado na água. Por fim, o alto-falante mono tira pontos do celular. É barulhento, mas não soa particularmente bem. Além disso, a saída de som fica coberta (e abafada) quando se segura o aparelho com uma mão.

tl;dr: a boa tela é um dos pontos fortes do novo Reno 6. Ele está muito bem integrada ao aparelho e é fácil de ler mesmo sob a luz do Sol. Embora a qualidade de construção seja muito boa, a baixa certificação IP e o alto-falante mono jogam contra.

Potência: o Dimensity 900 dá conta do recado

O Oppo Reno 6 usa um processador MediaTek Dimensity 900. O chip suporta 5G e oferece um nível de desempenho que é suficiente para SoCs intermediários. Em termos de padrões sem fio, o Oppo brilha com Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.2, por outro lado os padrões para os 8 GB de RAM e 128 GB de ROM não são os mais atuais. Você terá que se contentar com LPDDR4x e UFS 2.1.

Gostei:

  • Desempenho suficiente para o uso diário e para jogos móveis;
  • Sem problemas de superaquecimento;
  • Bluetooth 5.2 e WiFi 6.

Não gostei:

  • Desempenho significativamente abaixo de modelos na mesma categoria;
  • Padrões de RAM e ROM não tão rápidos.

Uma olhada na ficha técnica do Oppo Reno 6 não chega a empolgar. O SoC não promete  e os padrões de memória oferecidos também são, na melhor das hipóteses, médios. No entanto, o Reno 6 tem um desempenho satisfatório no uso diário. Especialmente se você reduzir a duração das animações no sistema operacional ColorOS para a metade.

Para lhe dar alguns valores comparativos, coloquei o Reno 6 através dos padrões de referência mais comuns:

Oppo Reno 6 na bancada de testes

  Oppo Reno 6 5G Realme GT Samsung Galaxy A72 OnePlus Nord 2 Motorola Edge 20
3DMark WildLife 2.023 5.947 1.090 4.175 2.492
3D Mark WildLife stress test 2.038 ~ 2.045 5.945 1.090 ~ 1.093 2.515 ~ 4.181 2.494 ~ 2.461
Geekbench 5 (single/multi) 712/2.125 1116/3.480 548/1.616

1119/3.657

768/2.776
PassMark RAM 25.483 25.709 - 31.648 -
PassMark armazenamento 78.226 107.337 - 69.304 -

Se compararmos o Reno 6 com aparelhos na mesma faixa de preço, temos um desempenho abaixo da média. Especialmente tendo em vista o Realme GT, que usa um SoC topo de linha, e o OnePlus Nord 2. Isto também fica claro quando olhamos para os benchmarks de memória e armazenamento, nos quais os padrões de memória RAM e ROM LPDDR5 e UFS 3 se mostram mais rápidos.

NextPit Oppo Reno 6 display
O sistema ColorOS funciona de maneira suave / © NextPit

Na prática, o desempenho em games mobile e o funcionamento do sistema são bons. Entretanto, posso imaginar que com o tempo e a instalação de aplicativos, a experiência de uso possa ficar comprometida.

tl;dr: no geral, o desempenho não está ao mesmo nível de aparelhos na mesma faixa de preço. Entretanto, o suporte aos padrões sem fio atuais como 5G, Bluetooth 5.2 e Wi-Fi 6 em particular se destacam positivamente. Vale destacar também que o Reno 6 não sofre de problemas de superaquecimento, mesmo durante tarefas pesadas de processamento.

Câmera: foco nas selfies

Na parte traseira do Oppo Reno 6 você encontra uma câmera tripla com uma resolução máxima de 64 megapixels. Além da câmera principal, há uma lente ultra-angular com 8 megapixels e uma macro com 2 megapixels. A Oppo dá um destaque especial ao modo de vídeo com desfoque digital que funciona junto com a câmera frontal de 32 megapixels. Neste ponto, eles parecem mirar no modo retrato dos aparelhos da Apple.

NextPit Oppo Reno 6 camera
Câmera tripla é herança do Reno anterior / © NextPit

Gostei:

  • Belas fotos à luz do sol;
  • O modo HDR encontra um bom equilíbrio de brilho e contraste;
  • Desfoque digital bastante agradável em vídeos.

Não gostei:

  • Sem câmera telefoto;
  • Câmera macro supérflua;
  • Sem estabilização ótica de imagem.

Quando olho para o preço do Oppo Reno 6, fico especialmente decepcionado com a configuração da câmera. Outras fabricantes já oferecem sensores com 108 megapixels e teleobjetivas. A Oppo, por sua vez, opta por uma câmera de 64 megapixels que é perfeitamente adequada, uma sólida lente ultra-angular e completa a ficha técnica com uma macro de 2 megapixels. Antes de mostrar os resultados, algumas palavras sobre o modo de vídeo.

No lançamento do Reno 6, a fabricante deu destaque a um modo de vídeo bokeh usando IA. Ela avalia a captura da câmera de 32 megapixels para que seu rosto esteja sempre nítido e o fundo esteja desfocado.

O modo de vídeo da Oppo funciona de forma bastante eficiente. Na minha opinião, porém, o desfoque não parece nada natural. Por um lado, isto se deve a um embaçamento exagerado do fundo. E, por outro lado, alguns pontos em segundo plano não ficam separados do rosto/objeto em primeiro plano.

Fotos com sol

Mudando para o módulo na traseira, a câmera principal de 64 megapixels do Reno 6 tira fotos muito boas sob luz natural. Gostei até mesmo dos resultados em situações com iluminação mais complexa. Isto se deve ao famoso modo HDR da Oppo, que também produz cores bastante boas quando a otimização da cena AI é desativada.

Oppo Reno 6 HDR 2 NextPit
Gosto da reprodução das cores nas fotos do Reno 6, que não se atrapalhou com a luz de fundo / © NextPit

A propósito, a resolução das fotos não é exatamente de 64 megapixels. Como muitos celulares, o Reno 6 utiliza uma combinação de pixels, convertendo quatro pixels em um. O resultado são imagens de 12 megapixels que, de acordo com a fabricante, são melhores que as fotos convencionais de 12 megapixels. Se você quiser usar todos os 64 megapixels para ampliação, há uma opção no app da câmera.

Tenho que criticar a Oppo por não incluir uma lente teleobjetiva no Reno 6. Isto significa que você sempre tem que usar a ampliação digital ao fazer zoom. Apesar do sensor de 64 MP, isto resulta em perda de detalhes e uma aparência artificial sobre as imagens.

Oppo Reno 6 Zoom NextPit
O zoom é apenas digital, mas os resultados são ok / © NextPit

Em fotos com a ultra-angular, porém, o celular se sai bem, ainda que a resolução de 8 megapixels pudesse ser maior. No entanto, gostei das fotos em termos de iluminação, cores e contraste. No entanto, você pode se deparar com distorções bastante fortes nas bordas da imagem.

Oppo Reno 6 Ultrawide NextPit
Gostei das fotos com a lente ultra-angular. O único detalhe são as bordas levemente embaçadas / © NextPit

Fotos com pouca luz

A Oppo não deixou de fora um modo noturno no Reno 6 e gostei dos resultados, especialmente porque eles não iluminam demais as áreas escuras da cena. O celular conseguiu captar muito bem o Festival das Luzes em Berlim.

Oppo Reno 6 Night NextPit
Foto com o modo noturno do Reno 6 / © NextPit

Em combinação com a câmera ultra-angular, no entanto, as fotos são um pouco pobres em detalhes e o celular tenta compensar demais o ruído da imagem. Entretanto, isso não é exclusividade do Reno 6, pois muitos fabricantes usam sensores menores nas câmeras extras de seus aparelhos. Apesar disso, não posso deixar de criticar a terceira câmera, que é uma macro com apenas 2 megapixels, algo imperdoável nesta faixa de preço.

Selfies

De volta ao assunto inicial desta seção, o Reno 6 oferece um modo de retrato tanto para suas câmeras principais quanto para a câmera de selfie, que desfoca os objetos em segundo plano. Como esperado, as imagens da câmera traseira são melhores do que as imagens do sensor frontal.

Oppo Reno 6 Selfie NextPit
Gosto muito mais dos desfoque nas fotos do que nos vídeos / © NextPit

tl;dr: infelizmente, a tentativa da Oppo de trazer algo especial à câmera do Reno 6 com as selfies em vídeo deixa a desejar. Frente aos concorrentes, falta uma lente teleobjetiva e a câmera macro com 2 megapixels não faria falta se ficasse de fora.

 

Oppo Reno 6 5G – Bateria

O Reno 6 utiliza uma bateria de longa duração com 4.300 mAh. Você pode recarregá-lo com o adaptador de energia incluído que oferece potentes 65 watts. O resultado é uma recarga verdadeiramente rápida, que completa a bateria do Oppo em meia hora. Fantástico!

Gostei:

  • Duração da bateria realmente sólida graças aos 4.300 mAh e a tela de 90 hertz;
  • Recarga rápida que faz jus ao nome.

Não gostei:

  • Sem recarga sem fio;
  • Adaptador de tomada com porta USB-A (questão de gosto).

Por último, mas não menos importante, a autonomia da bateria do Reno 6 e o seu carregamento. A bateria do celular tem uma capacidade de 4.300 mAh, o que garante tempos de uso bastante competentes no dia a dia. Com o meu padrão de uso, consegui usar o celular por dois dias longe da tomada sem problemas.

Na outra ponta, a função de recarga rápida soma pontos para o Reno 6. Com o cronômetro na mão, registrei os seguintes tempos de carregamento usando o adaptador de energia incluído, sendo que o ponto de partida foi com 5% de nível de bateria:

  • 20% em 3 minutos;
  • 30% em 4,30 minutos;
  • 50% em 9 minutos;
  • 75% em 16 minutos;
  • 100% em 27 minutos.

Como no modelo anterior, o resultado se deve à tecnologia "SuperVOOC 2.0" de carga rápida da Oppo. O funcionamento é tecnicamente impressionante e realmente super prático em situações de emergência, por exemplo, quando você repara que a carga está baixa pouco antes de sair de casa. Por outro lado, se você usá-lo constantemente, pode afetar a longevidade da bateria se você quiser ficar com o celular a longo prazo.

tl;dr: em termos de bateria, o Reno 6 é topo de linha! O celular oferece tanto uma longa autonomia da bateria quanto um carregamento verdadeiramente rápido. Faltou apenas o carregamento sem fio.

Veredito Final

Se tivesse testado o Oppo Reno 5, boa parte do review teria sido reproduzido para o Reno 6. Afinal de contas, fora o processador e a câmera, há poucas diferenças entre os dois modelos. Infelizmente, a história foi a mesma no salto do Reno 4 para o 5.

Mas mesmo a decisão da Oppo de optar por um chip MediaTek no novo modelo Reno não é nada que se destaque. Mesmo a atualização da câmera serviu apenas para adotar um conjunto triplo mediano que não possui uma teleobjetiva. Por outro lado, a eliminação do notch duplo no Reno 6 é muito positivo.

NextPit Oppo Reno 6 usb
O alto-falante mono não dá conta de filmes e músicas / © NextPit

A remoção do sensor frontal adicional não parece ter impedido o recurso mais destacado pela Oppo no Reno 6: os vídeos com desfoque de fundo são convincentes, mas no dia a dia são muito menos importantes do que outros pontos que poderiam ter sido melhorados. Por exemplo, há apenas uma certificação IP54, não há opções com mais memória, nenhum slot micro SD e um alto-falante estéreo é algo esperado em 2021.

No entanto, os verdadeiros destaques incluem a rápida-recarga-rápida e uma coisa acima de tudo: o acabamento e o design, que, no estilo da Apple, são realmente bonitos. Dito isso, recomendo o Reno 6 apenas se você tiver se apaixonado pelo visual do celular. Caso contrário, existem alternativas mais poderosas e empolgantes na mesma faixa de preço.

Os links compartilhados neste artigo são links de afiliados. Isso significa que o NextPit obtém uma pequena participação nos lucros se você comprar produtos através deles. Isso não gera custos adicionais para você e não tem nenhuma influência sobre o conteúdo editorial do site. Saiba mais sobre como monetizamos o site na nossa página de transparência.
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Lucas N. há 1 semana Link para o comentário

    Pecado comparar "isso" com os iPhones. Mesmo não gostando, digo que chega a ser uma comparação um tanto idiota. Se for comparar, que seja apenas no design e olhe lá. Pois quanto ao resto...


  • Jairo rios há 1 semana Link para o comentário

    Câmera sem estabilização ótica é lamentável, do resto .....diria mais do mesmo pela faixa de preço.