Enquete da semana: a qualidade da vibração do celular é importante para você?

Atualizado: resultados comentados
Enquete da semana: a qualidade da vibração do celular é importante para você?

Bzz Bzz! Chegaram os resultados de nossa enquete da semana. Nós perguntamos à comunidade NextPit sobre a importância dos motores de vibração nos celulares. A qualidade é importante para você ou você não usa o alarme de vibração de modo algum? Descubra as respostas!

Esta enquete da semana foi sobre um assunto pessoalmente importante. Nas reuniões editoriais do NextPit, discutimos frequentemente sobre a importância (ou não) dos motores de vibração nos celulares. É por isso que achei muito interessante a relevância do recurso para você e se você usa seu smartphone em modo de vibração.

Nos últimos dias, foram recebidos 1.273 votos em resposta às minhas duas perguntas. A seguir analiso em detalhes os respectivos resultados. Portanto, vamos começar com minha primeira pergunta:

Quão importante é um bom motor de vibração no celular?

Em minha primeira enquete, a maioria dos leitores em todos os quatro domínios do NextPit se mostrou a favor de bons motores de vibração nos celulares. No entanto, a diferença entre o volume de respostas não foi muito grande. No Brasil e na França, as respostas foram quase equilibradas, com 52% a 48%. Na Alemanha, a maioria das pessoas votou a favor da importância de bons motores vibratórios, com quase 70%.

Quao importante e um bom motor de vibracao no celular
Não sou apenas eu que me importo com os sistemas de vibração nos aparelhos / © NextPit

Nos comentários e na segunda pergunta, entretanto, foi confirmada uma suspeita que eu já tinha quando pensei na pesquisa. Pessoalmente, dou muita importância a bons motores de vibração, porque normalmente uso meu celular em modo de vibração. Também tenho sempre ativadas as vibrações para o teclado e para os gestos do Android. Quantos têm a mesma opinião sobre este tópico?

Volume, vibração ou silencioso - como seu telefone está configurado?

Acho os resultados da segunda pesquisa ainda mais interessantes. Aparentemente poucas pessoas desativaram completamente o feedback para notificações e chamadas. Em todos os países, exceto no Brasil, a resposta "Silencioso" foi a menos comum. No Brasil e na Alemanha, o modo de vibração reina supremo, enquanto nos EUA e na Índia a maioria das pessoas opera seus celulares com alertas sonoros.

Vibracao ringtone ou silencioso como voce definiu o seu celular
Brasileiros se dividiram entre as respostas da segunda pergunta / © NextPit

Se eu fosse alguns anos mais jovem e tivesse ainda mais tempo para me envolver com meu campo de estudo (sociologia), eu estaria com as mãos coçando agora mesmo. Será que existem diferenças culturais que levam as pessoas nos EUA e na Índia a compartilhar as notificações recebidas com o mundo inteiro? E os ringtones no Brasil ficam desligados por algum motivo especial?

Em nossos comentários, pude ver mais razões individuais para isto. Alguns leitores deixam seu smartwatch vibrar no lugar do celular, outros desativam os tons e as vibrações para não serem perturbados. Antes mesmo desta enquete, eu imaginava que meus colegas no escritório (em plano aberto) me matariam se eu ativasse a vibração, ou mesmo que os ringtones fossem desaprovados.

Talvez a pesquisa mostre o quão pessoais são nossas preferências quando se trata das configurações em nossos aparelhos ou o quanto a pandemia da COVID-19 e as restrições resultantes contribuíram para o individualismo. Mas talvez eu esteja me perdendo em teorias malucas, quando se trata realmente apenas de um pequeno motor que faz um celular balançar no bolso.

Seja como for, agradeço a sua participação e espero que tenham visto os resultados da minha pesquisa mesmo com os sons do celular desativados. Caso contrário, basta participar do nosso grupo no Telegram ou nosso feed RSS para novos artigos!


Texto original

Em nossa enquete semanal é um pouco mais inusitada do que o normal! Na equipe editorial do NextPit, o tema da "qualidade do motor de vibração" vem à tona repetidas vezes. Ok ok, geralmente sou eu que falo disso. Mais um motivo para perguntar à comunidade: qual é a importância da qualidade da vibração que seu celular emite ao longo do dia?

Já perguntei várias vezes sobre a relevância de certos recursos em nossa série de enquetes da semana. Acho bastante relevante para meus próprios testes de aparelhos descobrir quão importante é a certificação IP ou megapixels para câmeras. Hoje tratamos da qualidade do motor de vibração, que na minha opinião é quase essencial para o valor de um celular.

Porque se eu compro um smartphone de R$ 4.000 e ele parece uma Kombi velha moendo cana na feira quando ele recebe mensagens, eu me sinto enganado. Não sou só eu, como aprendi pela primeira vez na comunidade NextPit quando testei o Oppo Find X2 Neo. Curiosamente, tenho discutido motores vibratórios em celular com meu antigo colega Tim Metzger da revista Allround-PC desde que trabalhávamos juntos.

Explico: os motores vibratórios nos dão constantemente um feedback discreto ao longo do dia sobre se estamos teclando corretamente ou se nosso crush finalmente escreveu uma resposta para a última mensagem. Eles estão presentes demais no dia a dia para termos que aturar uma sacolejada genérica.

Como os telefones celulares realmente vibram?

Uma breve digressão sobre o que realmente faz os celulares vibrarem por incontáveis anos. Em muitos de nossos smartphones há um pequeno motor que basicamente tem um "erro deliberado" embutido. O eixo de rotação do motor não corre perfeitamente através de seu centro de gravidade, de modo que ele se torna desequilibrado. Quando removido, o motor ricocheteia na mesa; quando firmemente instalado em um telefone celular, faz com que ele vibre.

A qualidade do motor, a precisão do controle e, é claro, a qualidade da mão-de-obra são decisivas para a qualidade da vibração. Se um celular é feito de vidro e todos os componentes são construídos com precisão milimétrica, a vibração é transmitida precisamente para o bolso ou palma da mão. Se forem usados componentes plásticos baratos, o telefone irá fazer um barulho alto. A revista alemã TechnikNews mostra em uma comparação divertida como os motores de vibração nos celulares tocam de forma diferente e que outros tipos existem.

Fato engraçado: naquela época, os fabricantes de smartphones vendiam baterias que podiam ser usadas para equipar motores de vibração em telefones celulares — em alguns tijolões o recurso era opcional para quem não se lembra. E agora você aprendeu mais uma frase de sucesso para a festa de fim de ano da empresa.

Mas agora: qual a importância da qualidade dos motores de vibração para você?

Esta frase poderia ser quase um trava-línguas ( ͡° ͜ʖ ͡°). Mas quão importante é a qualidade da vibração que um celular emite quando você recebe uma chamada, digita ou envia uma mensagem? Responda na enquete abaixo:

Quão importante é para você um bom motor de vibração no celular?

Na redação, minha preocupação com motores vibratórios é sempre recebida com gargalhadas ¯\(°_o)/¯. A Camila, por exemplo, respondeu que foi a primeira coisa que ela desligou quando pegou um novo celular. Portanto, trago uma pergunta complementar, pois as opiniões provavelmente também diferem aqui:

Vibração, ringtone ou silencioso - como você definiu o seu celular?

Isso encerra as perguntas que eu queria fazer a vocês nesta semana. Raramente fiquei tão curioso sobre o resultado de uma de nossas enquetes. Afinal, com que frequência você tem a chance de descobrir com base em dados empíricos se é uma pessoa com gostos exóticos? ಠ_ಠ Vejo vocês na segunda-feira, quando nos encontramos novamente para a análise das respostas!

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

4 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Vinicius Guerra há 1 semana Link para o comentário

    Para quem trabalha, lida com reuniões por exemplo, acho legal, mas para mim, não vejo necessidade, pois é um recurso que não sinto necessidade.


  • Paulo Ricardo há 2 semanas Link para o comentário

    Acho importante um bom motor de vibração. É horrível um celular com vibração descompassada e forte demais, pricipalmente se o Software não permite ajustar um nível global para ela. Porém, não uso para notificações, pois essas eu deixo o minimo possível ativadas e o mais silenciosas possível. Vibração para mim é só para toques na tela, num nivel suave.


  • Douglas Charles Cunha há 2 semanas Link para o comentário

    Meus celulares ficam sempre no silencioso e com todas notificações desativadas.
    Celular é pra quando eu quero é não quando ele quer.


  • Jairo rios há 2 semanas Link para o comentário

    Pessoalmente , até agora , não observo utilidade para a função vibração no celular afim de me informar de algum evento , eu o mantenho desabilitado.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.