Enquete da semana: a certificação IP é importante para você?

Atualizado: resultados analisados
Enquete da semana: a certificação IP é importante para você?

Por ocasião do lançamento dos primeiros dobráveis da Samsung à prova d'água, perguntamos para a nossa comunidade NextPit o quão relevante é a certificação IP na hora de escolher um smartphone. Neste artigo, compartilhamos o resultado da enquete da semana e... alerta spoiler: não é um must-have!

Os celulares dobráveis da Samsung continuam caros em 2021. Considerando o preço, a fabricante resolveu ir além nessa nova geração e trouxe a proteção contra água e maior resistência aos novos smartphones. Mas será que isso faria você mudar de ideia e trocar seu celular agora por um dobrável?

Como sempre, o resultado da nossa enquete considera as votações dos quatro principais domínios do NextPit: Brasil, AlemanhaFrança e a nossa comunidade internacional (.COM).

Nem todos confiam na classificação de IP

A primeira coisa que queríamos saber é se você confia nas certificações de IP e nas declarações dos fabricantes. Em todos os domínios, o número de pessoas que afirmam confiar nestas certificações foi maior que o número de pessoas cépticas. Entretanto, os valores divergiram bastante: na Alemanha, houve apenas uma pequena maioria de 54% a favor, no Brasil a aprovação foi ligeiramente maior, com 58%. Na França foi de 69% e no domínio internacional de 73%, identificando uma preferência mais clara aqui.

Isto significa que entre os países, entre 27 e 46% não confiam na certificação IP. Percebemos essa tendência através dos comentários também. O Olaf, da comunidade alemã, aponta que a certificação IP muitas vezes não ajuda quando as coisas ficam difíceis:

[...] por outro lado, sei que no único caso de uma submersão acidental - ou seja, na banheira - eu estaria ferrado mesmo tendo a certificação caso tivesse que reclamar dentro do prazo de garantia do aparelho.

Várias pessoas tiveram a mesma opinião e ressaltaram que a proteção contra a penetração da água está muitas vezes ligada a condições como a ausência de aditivos para banho ou água salgada. Posso, portanto, compreender tamanho ceticismo.

Enquete da semana IP
No Brasil, apenas um pouco mais da metade confia na certificação IP / © NextPit

Nem todos acham a classificação IP importante!

Quando se trata de considerar a certificação IP relevante na hora da compra, o quadro internacional também não foi uniforme. Mesmo vendo uma tendência para o lado daqueles que prestam atenção ao recurso, as respostas variaram muito. Com 69%, a proteção é claramente mais importante para a nossa comunidade brasileira, seguida pela francesa, com 64%.

Em seguida, aparecem as comunidades alemã (56%) e internacional (53%), nas quais as respostas ficaram muito próximas. Pessoalmente, também penso que a certificação IP é importante, mas confesso que tenho prioridades diferentes antes de comprar um celular. Nos comentários, tivemos uma gama completa de reações:

Sendo muito cauteloso, tenho pouco interesse na impermeabilização dos meus smartphones [...] Em 30 anos de telefonia móvel, nunca tive uma falha na impermeabilização de qualquer tipo. 

Jerome69Paris (comunidade francesa)

Em qualquer celular acima de 2000 reais pra mim isso é extremamente importante. Em celulares com valor menor que esse, ter certificação IP é um grande diferencial.

Anderson Maciel (comunidade brasileira)

Mesmo que nem todas as pessoas aqui prestem atenção à classificação de IP na hora de comprar um celular, a maioria de vocês ainda acha "bom ter". Entretanto, não é raro encontrar pessoas que abram mão desta classificação em prol do valor mais baixo.

Enquete da semana IP 02
Especialmente no Brasil, as pessoas preferem comprar smartphones com certificação IP / © NextPit

Muito obrigado a todas as pessoas que participaram da nossa enquete essa semana e pelos comentários. Sinta-se à vontade para nos deixar sua opinião sobre a importância das certificações de IP, estamos felizes com cada comentário. Na sexta-feira teremos uma nova pesquisa no NextPit!


Texto original

A Samsung agora oferece certificação IPX8 para os novos Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3. Mas será que este é realmente um recurso importante para você na hora de escolher um flagship? Na enquete dessa semana, queremos saber se a classificação IP é importante para você.

A "Ingress Protection" ou "Proteção Internacional" é uma norma global para a proteção de dispositivos contra água e poeira. Isso significa que o seu smartphone conta com proteção para o caso de uma queda na água e entrada de poeira. Com o lançamento do Galaxy Z Flip 3 e do Z Flip 3, uma nova categoria de produtos está agora protegida contra a água:

Os celulares dobráveis ainda são difíceis de serem fabricados. Isso porque fabricantes como Samsung têm que usar um display dobrável e criar mecanismos complicados para a dobradiça, para que a tela mantenha o funcionamento mesmo depois de muitas dobras. Pela primeira vez, a Samsung conseguiu obter a certificação IPX8. Isto significa que os celulares são capazes de resistir à submersão prolongada debaixo d'água.

A certificação de IP é importante para você?

Mas com que frequência você realmente vai nadar com seu celular? Será que a classificação IP é suficiente para você mergulhar o dispositivo de mais de 10 mil reais na piscina? Na nossa enquete desta semana, queremos saber duas coisas:

Você confia na certificação IP do seu smartphone?

Talvez sua confiança na certificação IP esteja relacionada com a próxima pesquisa:

A classificação de IP é relevante para você na hora de comprar um celular?

Pronto! Aproveite e use a seção de comentários para nos dizer o que você pensa sobre a certificação IP em smartphones. Quando avaliarmos o resultado desta pesquisa na segunda-feira, abordaremos também a opinião da comunidade NextPit sobre o tema.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

6 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Henrique Ariel há 3 semanas Link para o comentário

    Não continuei comprando OnePlus por conta da falta de opções com proteção IP(em 2019). Então comprei um Galaxy Note 9. Outra vida não precisar se preocupar com agua, poder usar na piscina(já gravei vídeos), poder atender ligações no banho(ou ate mesmo trocar de musica), poder usar mesmo em dias de chuva e por ultimo poder passar agua quando suja com alguma coisa. Devo molhar mais de uma vez na semana e tive zero problemas até hoje, a unica coisa que não ta 100% é minha smart cover(da própria samsung)que ao longo do tempo tem ficado com as bordas desfiadas.


  • Lucas N. há 4 semanas Link para o comentário

    Ah... Há até um app que diz qual é o nível de proteção de um dispositivo utilizando tela e barômetro. Não é confiável, então usem com a noção de que é apenas para mera curiosidade.

    Galaxy S10: Status - intacto (pass).

    Water Resistance Tester - Google Play Store


  • Lucas N. há 4 semanas Link para o comentário

    Peguei tempestade com o meu S10 em Março. Foram quase 20 dias com o alto-falante auricular abafado e a lente traseira das câmeras embaçadas, mas está funcional. Posso dizer que a certificação me salvou, mas confiar totalmente? Jamais.
    Já mergulhei na água do mar com Moto G3 Turbo e o aparelho literalmente explodiu. Sendo assim, prefiro evitar o contato.

    Parabéns aos corajosos que "lavam" os smartphones todo dia.


  • Anderson Maciel há 4 semanas Link para o comentário

    Em qualquer celular acima de 2000 reais pra mim isso é extremamente importante. Em celulares com valor menor que esse, ter certificação IP é um grande diferencial.


  • Soterio Salles há 4 semanas Link para o comentário

    Não é minha prioridade na hora de comprar um smartphone mas se tiver é muito bom.
    Não pretendo entrar na piscina com o smartphone mas acidentes acontecem e se eu tomar uma chuva já é uma grande ajuda ter proteção.


  • Jairo rios há 4 semanas Link para o comentário

    Considero proteção IP em um topo de linha como obrigatório.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.