Gboard traz elementos visuais do Android 12 para versões antigas do sistema

Gboard traz elementos visuais do Android 12 para versões antigas do sistema

Características do Material You, a nova diretriz de design do Android 12, estão aparecendo na versão beta do Gboard no Android. Smartphones da Motorola e da Samsung, por exemplo, já trazem elementos visuais do novo sistema operacional, mas nenhuma função extra.


TL;DR

  • O aplicativo Gboard (beta) já está adaptado para o Material You também no Android 11; 
  • Testamos a versão beta em aparelhos Samsung e Motorola;
  • Ainda não temos informações sobre a chegada dessa adaptação visual à versão estável do Gboard.

O pessoal do Android Police cantou a bola e, aproveitando que estou testando o Galaxy Z Flip 3, resolvi tirar a prova dos nove. O teclado do Google já foi otimizado para Android 12 no novo dobrável da Samsung e em dispositivos da Motorola. Mas o que isso significa?

No início de agosto, mostrei aqui no site como será a experiência com o Gboard no Android 12, que passa a oferecer a opção "Cor dinâmica". Este novo tema do Gboard integra o Material You e seu novo esquema de tema dinâmico, que padroniza as cores do sistema operacional e aplicativos conforme você muda de Wallpaper.

Contudo, esta nova configuração está disponível apenas para aparelhos rodando com o Android 12 beta. Porém, se você possui um modelo Pixel, rodando com Android 11, por exemplo, já pode notar algumas otimizações visuais que vão de encontro com a nova linguagem visual da próxima versão do sistema operacional do Google. Um exemplo disso são os cantos arredondados das imagens em cada categoria e a barra superior escurecida.

Agora, no entanto, os smartphones da Samsung e Motorola já mostram estes detalhes do Material You na versão beta do Gboard no Android 11.

Android 12 gboard samsung motorola
Gboard no Android 12 (esquerda); Gboard no Android 11 Motorola (centro); Gboard no Android 11 Samsung (direita) / © NextPit

O informante do Android Police notou a mudança em um Galaxy S21 Ultra, rodando com Android 11 e a versão 10.9.04.387080390 beta do Gboard. Após atualizar o aplicativo no Z Flip 3 e no Motorola Edge 20, dois smartphones que estou testando essa semana, notei que as mudanças visuais do aplicativo vistas no Android 12 já se aplicam também para versões mais antigas, como o Android 11.

Vale lembrar que nem a Motorola e nem a Samsung participam do programa de testes beta do Android 12. Se você faz parte do programa beta do Gboard para Android, atualize o aplicativo e veja as novidades direto no seu celular.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.