Enquete da semana: qual a importância dos megapixels para você?

Atualizado: resultados analisados
Enquete da semana: qual a importância dos megapixels para você?

"Qual a importância dos megapixels para você ao comprar um celular?" foi a pergunta que fiz à comunidade NextPit na semana passada. Agora vamos ver como os leitores na Alemanha, França, Brasil, Índia e EUA responderam. As respostas são surpreendentemente diversas!

Como nos anos 2000 com as câmeras digitais, há atualmente uma corrida de megapixels nos celulares. Em minha análise do Oppo A54 5G, fiquei decepcionado ao descobrir que a fabricante expande artificialmente as fotos do smartphone para 108 megapixels. Para o público, isto significa imagens significativamente maiores e nenhuma vantagem real de qualidade.

Esta descoberta foi a inspiração para a enquete da semana passada. Eu queria saber se vocês se importam com o número de megapixels ao comprar um celular e se acham que isso dá uma vantagem real de qualidade nas fotos. Como de costume, perguntei aos leitores dos quatro domínios NextPit.

Pergunta 1: qual a importância dos megapixels na compra de um celular?

Minha primeira pergunta foi "Quão importante são os megapixels para você ao comprar um celular?" e pedi uma escala de opinião com cinco variáveis. A escala variava de "não importante" a "neutro" a "muito importante".

Quao importante sao os megapixels para voce ao comprar um celular
Poucas tendências claras podem ser detectadas nas respostas para a primeira pergunta / © NextPit

Os leitores brasileiros atribuíram uma maior importância aos megapixels em comparação com os outros leitores. Embora a resposta "muito importante" não tenha recebido votos, muitas pessoas responderam que os megapixels são um pouco importantes. Na Alemanha, as respostas tendem para "Neutro", "Menos importante" e "Sem importância".

Os leitores franceses estão bastante divididos entre si quando se trata de megapixels. Entre eles, as respostas ficaram mais destacadas para as opiniões intermediárias "um pouco importante" e "quase nada importante". No entanto, alguns leitores claramente prestam atenção aos megapixels ao comprar um celular.

Pergunta 2: você acha que mais megapixels resultam em imagens melhores?

Com base nestas impressões, as respostas à segunda pergunta são particularmente interessantes. Como uma pergunta clássica "sim, não", eu queria saber se você acha que os megapixels têm uma influência significativa sobre a qualidade das fotos.

Nesta pergunta, os leitores do NextPit estavam um pouco mais unidos na comparação entre os países. Somente nos EUA e na Índia a maioria votou pela opção de que os megapixels têm uma influência significativa na qualidade das imagens. Isto é particularmente interessante no que diz respeito ao Brasil.

Voce acha que mais megapixels resultam em imagens melhores
No Brasil e na Alemanha há uma posição clara contra a influência dos megapixels / © NextPit

Embora os brasileiros deem mais atenção aos megapixels ao comprar uma câmera, a maioria deles não atribui muita importância a esta característica na qualidade de imagem. Na França, os leitores estavam bastante inseguros, com as respostas quase igualmente divididas.

Então surge a pergunta: Como exatamente os megapixels influenciam a qualidade das imagens e em que casos este parâmetro é realmente importante? Escrevi um breve comentário sobre este assunto!

Minha avaliação: quando os megapixels importam!

A boa e velha corrida dos megapixels! Como o leitor do NextPit "Jack Black" destacou nos comentários da enquete alemã, esta não é exatamente uma novidade. No início dos anos 2000, os fabricantes de câmeras digitais lutaram para ver quem podia destacar o maior número de pixels na embalagem.

Naquela época, muitos fotógrafos e membros dos fóruns de fotografia concordaram com a afirmação de que "seis megapixels são [eram] suficientes". Porque com esta resolução de sensor, as câmeras compactas com sensores bastante pequenos ofereciam um bom equilíbrio entre a resolução e o tamanho de pixel. Esta regra parece ridícula em 2021, quando telefones celulares com sensores ainda menores oferecem até 108 megapixels.

image sensor sizes
Precisamos de sensores maiores, e não mais mexapixels, nos smartphones! / © NextPit

E as fotos de celulares já são realmente impressionantes! Isto se deve em parte à forma como os smartphones processam a resolução do sensor e como os megapixels são captados em primeiro lugar. Celulares com 108 megapixels usam a combinação de pixels para reunir nove pixels do sensor em um pixel na imagem final, o que supostamente torna as imagens mais nítidas e, ao mesmo tempo, reduz o ruído de imagem.

Além disso, os sensores modernos funcionam um pouco diferente, pois agrupam valores de cor diferentes dos sensores de câmera "clássicos".

Na verdade, a maioria das pessoas só precisa de imagens com um máximo de 8,3 megapixels de qualquer forma. Porque se você usar um monitor de resolução 4K ou um celular com resolução QHD, você não enxergará mais de 8,3 milhões de pixels sem fazer zoom no final das contas. No entanto, os pixels que vemos na tela não são com os quais os algoritmos do celular funcionam.

O tamanho do sensor é especialmente crucial quando precisamos de mais megapixels para mais informações para alimentar os algoritmos. Felizmente, esta é uma tendência que as fabricantes de celulares também estão adotando  atualmente para se destacar das rivais. Portanto, se você gosta de fotografia com smartphone, ainda há muito espaço para melhorias!

E por isso não me resta mais nada a fazer a não ser agradecer por sua participação! Vejo você na próxima sexta-feira para a próxima enquete no NextPit!


Artigo original

Em uma nova série de pesquisas, queremos perguntar sobre seu interesse em vários recursos de telefonia móvel. Vamos começar com os megapixels das câmeras dos celular, que não param de bater novos recordes. Qual a importância dos megapixels nas câmeras para você e o quanto eles determinam a qualidade das imagens?

Alguns dias antes desta pesquisa, publicamos o review do Oppo A54 5G. O celular tem uma câmera principal com 48 megapixels, que — como muitas outras câmeras atualmente — combina quatro pixels para produzir imagens com uma resolução de 12 MP. O chamado "pixel binning" não é ruim em si, mas a Oppo apelou para o tapetão com o A54 5G.

Indo contra a corrente, o Oppo A54 5G extrapola os dados do sensor para 108 megapixels. Cada um dos arquivos (com 25 megabytes) só serve para ocupar o armazenamento do aparelho, que é de apenas 64 gigabytes, sem que nenhuma vantagem de qualidade possa ser percebida. Este exemplo mostra a tendência que as câmeras "reais" já mostraram há alguns anos.

Megapixels - critério importante ou apenas um argumento de marketing?

A suspeita é de que a Oppo queira "alcançar" a Xiaomi com este modo de 108 megapixels. A fabricante queridinha lançou o intermediário Redmi Note 10 Pro há alguns meses com um sensor com 108 megapixels. Colocar o máximo de pixels possíveis nas especificações parece atraente para as fabricantes de celulares no momento. Mas será que o público realmente quer isso? Vamos perguntar!

Quão importante são os megapixels para você ao comprar um celular?

Embora eu queira manter esta nova série de pesquisas — nas quais escolho e analiso um recurso específico de telefone celular de cada vez — o mais simples possível, estou interessado em outro tópico. Você acha que o número de megapixels em uma câmera tem um impacto significativo sobre a qualidade das fotos?

Você acha que mais megapixels resultam em imagens melhores?

E com estas duas perguntas simples, gostaria de terminar a pesquisa desta semana. Você gostaria de aprender um pouco mais sobre fotografia e especialmente sobre fotografia com celulares? Confira um dos artigos sobre o tópico no NextPit:

Tenha um ótimo fim de semana e obrigado por ter participado! Naturalmente, você também pode usar a seção de comentários esta semana para discussões e perguntas sobre fotografia com celular!

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

3 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Felipe de Carvalho há 1 mês Link para o comentário

    Pessoalmente, utilizo bastante o smartphone no trabalho, para fotografar documentos que vou analisar posteriormente.

    Como exemplo, as vezes estou com um cliente no telefone e vou fazendo diversas anotações durante a conversa no meu caderno, muitas rasuras, indicações, destaques, informações sobrepostas e etc., e depois eu fotografo essa página e anexo aos demais arquivos em sistema. Ou então, as vezes recebo contratos ou extrato bancários, que vou precisar tão somente fazer uma análise rápida posteriormente.

    Em ambos os casos, prefiro fotografar os documentos para analisar depois, ao invés de utilizar uma máquina scanner/multifuncional. Pode não ser o modelo de trabalho mais organizado, mas é o mais prático e eficiente (para mim).

    Nesses casos, utilizo o modo de fotografia de 48 megapixels (máximo do meu aparelho), para conseguir o máximo de detalhes na imagem, essa quantidade é muito importante diante da minha usabilidade profissional.

    E dentro deste raciocínio, dessas necessidades, continuarei priorizando sempre smartphones com câmeras com cada vez megapixels.


  • Jairo rios há 1 mês Link para o comentário

    Conjunto megapixels ,sensor, lentes e o app são importantes


  • Pedro há 1 mês Link para o comentário

    Particularmente eu acho que megapixels podem sim ajudar a ter imagens melhores, dado que quantos mais megapixels o sensor tiver, maior será o tamanho do arquivo para armazenar os detalhes. Agora ter apenas megapixels é como ter um carro com o melhor motor, mas sem as rodas

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.