Versões antigas do Android serão bloqueadas em setembro; saiba quais

Versões antigas do Android serão bloqueadas em setembro; saiba quais

Setembro não tem Big Brother, mas vai rolar eliminação! O Google bloqueará no próximo mês versões antigas do sistema operacional Android. Você não poderá mais se logar em dispositivos que rodam a versão 2.3.7 (ou anteriores) a partir do dia 27 de setembro. Além disso, a empresa irá bloquear outros recursos.

  • Google impedirá logins em versões antigas do Android a partir de 27 de setembro;
  • As mudanças afetam versões anteriores à 2.3.7;
  • Além do login, você não poderá mais reiniciar os dispositivos com uma redefinição de fábrica.

Você ainda está usando um celular antigo como câmera no carro ou de segurança? Então vale a pena entrar nas configurações do Android e verificar o número de versão do sistema operacional. Como informa o site Bleepingcomputer, o Google bloqueará as antigas versões do Android a partir de 27 de setembro. A decisão terá impactos em outras partes dos sistemas antigos.

Recursos desativados em versões antigas do Android:

  • Não será possível fazer login em sua conta Google;
  • Apps como Gmail, YouTube, Mapas e outros poderão apresentar erros de perfil;
  • Ao redefinir o aparelho às configurações de fábrica, não será possível entrar na conta do Google;
  • Não será possível alterar a senha a partir do dispositivo antigo; além disso, trocas de senha em outros aparelhos desconectarão as versões antigas;
  • Remover a conta do Google e tentar acessá-la novamente;
  • Criar uma nova conta no aparelho antigo. 

Não será mais possível acessar os serviços do Google em celulares e tablets rodando uma versão do Android mais antiga do que a 2.3.7. Além disso, você não poderá criar novas contas no Google, alterar senhas no Google ou fazer um reset de fábrica. Portanto, os sistemas operacionais afetados ficarão praticamente inutilizáveis.

gingerbread UI
Adeus, Gingerbread! Foi bom conhecer você! / © NextPit

Como salvar seus dispositivos antigos

De acordo com o Google, o desligamento tem como objetivo melhorar a segurança do ecossistema Android. Este é um passo compreensível, já que não há muitos aparelhos rodando as versões afetadas. De acordo com uma análise do Statista, em abril apenas 0,04% dos usuários do Android em todo o mundo ainda usavam uma versão mais antiga do que a 4.0.3.

Se você ainda estiver usando versões como Gingerbread, o Google aconselha que você atualize o aparelho. Se as atualizações não forem mais possíveis, deverá ser possível acessar sua conta Google no futuro apenas pelo navegador, com recursos limitados.

 

Se você quiser salvar seu antigo dispositivo, a alternativa é fazer o root no aparelho. Depois disso, você pode instalar uma ROM personalizada no celular mesmo que a fabricante não forneça um Android mais atualizado. Entretanto, a instalação exige alguns passos cuidados e todos os arquivos do celular são apagados durante a instalação.

O que você achou das mudanças para Androids velhos? É um mal necessário ou você tem dispositivos que não poderá mais usar?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

5 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Leonardo M. Tavares há 1 mês Link para o comentário

    Sou um critico dos produtos da Apple, mas essa política de segurança deve ser reconhecida como eficaz e não acredito que engessar o sistema como foi feito, mas retirar as versões mais vulneráveis de tempos em tempos.


  • Alexandre há 1 mês Link para o comentário

    Já deveria ter sido encerrado a muito mais tempo!


  • Jairo rios há 1 mês Link para o comentário

    Considero mal necessario


  • Penskemen há 1 mês Link para o comentário

    O login dos antigos sistemas Android continuam sendo desligados dos servidores do Google. Não creio que até a presente data ainda existam aparelhos funcionais e ativos com a versão 2.3.7. Mas quando chegar a vez da versão 4.4.4 kit-kat haverá barulho na rede, pois esse sistema ainda é considerado estável e bem fluido (apesar de limitado em recursos). Mas as novas plataformas do Big G agora visam o lucro pela incorporação de uma dezena de aplicativos dela. Android... Quem te viu quem te vê 🤔


    • Rubens Eishima
      • Equipe
      há 1 mês Link para o comentário

      Realmente... Alguns tablets e até TV Box ainda são vendidos com kitkat até hoje...

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.