Os melhores aplicativos para músicos e compositores iniciantes

Os melhores aplicativos para músicos e compositores iniciantes

Hoje em dia, graças a uma infinidade de aplicativos e ferramentas online, você não precisa ser um músico treinado para conseguir uma grande progressão de acordes. Aqui estão os melhores aplicativos de acordes para Android, iOS, e iPad.

Os diferentes tipos de aplicações de acordes

O mercado está repleto de todos os tipos de aplicativos de acordes para celulares, mas há vários estilos que se tornaram populares e são os mais úteis para os músicos em início de carreira. Aplicativos que simplesmente dão a você tabelas básicas de acordes que podem ser úteis se você não souber nada sobre teoria musical e só quiser saber as dedilhações para acordes de guitarra na posição aberta, por exemplo.

Alguns aplicativos levam isso um passo adiante e têm uma biblioteca de inversão diferente que pode ser tocada em toda escala. Um acorde é essencialmente apenas três notas, por isso estas paradas não estão completas, mas algumas delas oferecem mais do que o suficiente para que você toque e escreva interessantes progressões de acordes.

Existem também aplicações de treino de acordes de guitarra que o podem ajudar a treinar para poder ouvir acordes diferentes, normalmente escolhendo a nota de raiz. Esta não é uma habilidade fácil de aprender e pode levar anos de prática para ser capaz de dominar. Ser capaz de identificar acordes pelo ouvido é uma habilidade extremamente benéfica para um músico, mas não é de forma alguma essencial. Muitas bandas e artistas famosos têm passado ao longo dos anos sem ser capazes de o fazer.

Nos últimos anos, os aplicativos de identificação de acordes têm surgido e frequentemente usam IA para identificar automaticamente os acordes e progressões de acordes de suas músicas favoritas. Isto é essencialmente obter um computador para fazer o trabalho duro para você, e é útil para faixas de nicho ou músicas que você não consegue encontrar os acordes, ou a guia de guitarra online.

Depois há as bibliotecas de músicas ou livros de abas. Estas são essencialmente plataformas onde os usuários podem trabalhar os acordes de uma música e transcrevê-los para compartilhar com a comunidade. Embora incrivelmente úteis e muitas vezes a maneira mais rápida de aprender uma nova música na guitarra, por exemplo, eles confiam na precisão e habilidade das pessoas que as usam.

Também não há uma verdadeira resposta ou solução para transcrever uma canção. Mesmo os artistas que escreveram a canção podem tocá-la em uma chave diferente ao vivo, ou misturar quais inversões dos acordes são tocadas ao longo do tempo. A melhor maneira de usar esses aplicativos de acordes e abas é experimentar alguns posts altamente avaliados.

Os melhores aplicativos de acordes para iPad e iOS

Acorde!

Meu aplicativo de acordes favorito para iPhone ou iPad é sem dúvida Chord !, de Thomas Grapperon. A única coisa sobre Chord! é que ele não depende de um banco de dados de gráficos. Você ainda pode procurar um acorde pelo nome, mas também pode usar o teclado inteligente para entrar no acorde selecionando o dedilhado preciso das notas em um violão. Afinal, a música não é uma ciência exata e os compositores mais criativos quebram as regras. Vá em frente!

Você também pode importar suas músicas existentes para o aplicativo para criar PDFs prontos para impressão para seus colegas de banda ou estudantes de guitarra. A interface do usuário é limpa e lisa, e o aplicativo é intuitivo de usar. O Chord! custa R$18,90 na Apple App Store.

Os melhores aplicativos de acordes para Android

Todos os Acordes de Violão

All Chords Guitar é um fantástico aplicativo gratuito que pode cobrir a maior parte das suas necessidades de acordes no Android. Embora não seja tão flexível como o Chords! no iOS e iPad, All Chords Guitar é uma forma rápida e fácil de procurar acordes a partir de uma biblioteca de 5.000 variantes. Você pode procurar acordes pelo nome da forma e acordes favoritos que deseja lembrar rapidamente de como tocá-los mais tarde.

all chords guitar screenshot
Encontrar variantes de acorde é fácil com o All Chords Guitar. / © NextPit

Eu uso o All Chords Guitar para encontrar variantes interessantes de acordes em diferentes locais do braço da guitarra. Muitas vezes me encontro em uma situação como essa: sei que quero um acorde C maior, por exemplo, mas a posição aberta parece muito pesada e gorda, por isso vou abrir o aplicativo e encontrar um C maior em algum lugar mais alto do braço da guitarra . Ao tocar um acorde de barra de forma E maior no 8º traste, eu tenho uma boa versão melhor do meu C maior.

Chordify: Guitarra, Ukulele e Acordes de Piano

Um dos aplicativos inovadores de acordes dos últimos anos é o Chordify . O aplicativo é ótimo para tocadores acústicos e músicos que querem cobrir músicas famosas. O aplicativo usa AI para identificar os acordes e a progressão dos acordes de qualquer música. Basta digitar a música ou o artista que você deseja tocar ou tocar junto e o aplicativo com a transcrição dos acordes e demonstra as alterações dos acordes em tempo real enquanto você toca.

Ele usa o YouTube como fonte, portanto, qualquer música publicada na plataforma de vídeo do Google está disponível para ser 'Chordified'. As músicas que já foram processadas por outros usuários estão disponíveis imediatamente, mas se você for o primeiro a transcrever uma música, haverá uma breve pausa, para que o aplicativo faça sua mágica. O desenvolvedor diz que agora tem mais de 16.000.000 de músicas em seu catálogo.

Também é uma ótima ferramenta para trabalhar os acordes de uma versão ao vivo de uma faixa, que pode ser diferente da maneira como foi gravada para o single ou álbum. Simples Chordify a versão ao vivo do YouTube e pronto!

O Chordify é gratuito, mas também existe um nível premium que permite transpor os acordes, se você quiser tocar em uma tecla diferente, mudar a maneira como toca uma música, repetir partes difíceis para uma melhor prática e baixar acordes como um arquivo MIDI para edição de áudio.

Como usar o Chordify de graça

A versão base do Chordify é de uso gratuito, mas você precisará se inscrever em uma conta para usá-la. Felizmente, as visualizações animadas para guitarra, piano e ukulele estão incluídas no nível gratuito, e ainda não encontrei muita necessidade de atualizar para o premium. 

Você também obtém a integração da biblioteca de plataforma cruzada no nível gratuito do Chordify, o que significa que você pode entrar no computador ou no celular e ter acesso à sua biblioteca em qualquer lugar. Prefiro usar o Choridy no meu tablet ou laptop, pois acho que a tela maior facilita o acompanhamento da progressão dos acordes junto com a faixa.

Melhores alternativas Chordify

Ultimate Guitar: Acordes e abas

Ultimate Guitar é provavelmente o maior arquivo de guias de guitarra online. Ele começou como um site e comunidade online para as pessoas enviarem e compartilharem suas próprias guias de violão - uma forma simplificada de transcrever músicas para violão - para canções famosas.

Para qualquer guitarrista que está começando, a melhor maneira de descobrir seu som, estilo de tocar e melhorar sua habilidade no instrumento é aprender uma grande variedade de músicas de todos os estilos diferentes para expandir seu conhecimento e memória. Ultimate Guitar: Chords & Tabs é a maneira mais fácil e rápida de encontrar tabulações para as faixas de guitarra mais populares e conhecidas de todos os tempos.

No entanto, há algumas ressalvas que preciso acrescentar. Em primeiro lugar, você precisará aprender a ler a guia de guitarra para poder usar o aplicativo. Em segundo lugar, as guias são enviadas pelos usuários, portanto, podem variar amplamente em termos de precisão e qualidade.

São 20 versões de uma música pode ser intimidador para um iniciante que só quer saber como tocar uma música. Uma vez que você avance na sua execução, poderá aproveitar os melhores bits de várias guias para criar sua própria maneira de tocar uma música e o Ultimate Guitar é uma ótima ferramenta para isso. Por fim, existe uma versão premium do aplicativo, e o impulso de marketing para fazer a atualização geralmente pode ser um pouco exagerado.

Yamaha Chord Tracker

Uma boa alternativa ao Chordify para iPhone, iPad e iPod Touch (também está disponível no Android) pe o Yamaha Chord Tracker. Com um nome tão grande de instrumentos musicais por trás disso, você pode confiar que os japoneses conseguiram fazer um bom trabalho aqui.

Huawei Mate40: será o primeiro com câmera sob a tela?

O Yamaha Chord Tracker funciona da mesma maneira que o Chordify, mas em vez de usar o YouTube como fonte, ele pode extrair a sequência de acordes de uma faixa de áudio armazenada no seu dispositivo. Para aqueles de nós que ainda têm coleções antigas do iTunes e arquivos MP3, este aplicativo é uma ótima maneira de decodificar a música na sua biblioteca de músicas e começar a pagá-las no violão, piano ou ukelele.

Que aplicativo de acordes, ou ferramentas você usa para tocar, ou escrever música? Compartilhe suas recomendações nos comentários.

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.