Uber? Cabify? Prefeituras de SP e Rio lançam aplicativo de táxis próprio
Em meio a discussões do projeto de lei PLC 28/2017, que regulamenta os aplicativos de mobilidade urbana no Brasil, a prefeitura de São Paulo lançou seu próprio app para taxistas, em uma parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro. O app, batizado de SPTáxi, deve começar a operar em caráter experimental em 90 dias. No Rio de Janeiro, o Táxi.Rio funciona em fase piloto deste junho de 2017, com cerca de 10 mil taxistas em processo de inscrição.
Segundo a prefeitura, além de oferecer o serviço via aplicativo, a ideia é também analisar a massa de dados a ser gerada para compreender melhor o tráfego de táxis na cidade. Outro objetivo é fazer com que os taxistas cooperem na zeladoria da cidade, reportando problemas como buracos, lixo e árvores caídas, por meio do próprio aplicativo.
Assim como os demais aplicativos, o SPTáxi aceitará cartões de crédito e débito e oferece a possibilidade que motoristas concedam descontos aos passageiros, para aumentar a competitividade. O SPTáxi vai tentar disputar espaço em um mercado já tomado por aplicativos de grandes empresas brasileiras, como a 99táxis, e também com gigantes internacionais como Uber. Além disso, vale lembrar que além de Cabify e EasyTaxi, o programa da prefeitura paulista também vai concorrer com aplicativos apoiados pelos próprios taxistas da cidade, como o Kabx.
O Táxi SP será gerenciado pela Secretaria Municipal de Transportes e pela Prodam. Quando concluído, a SMT publicará as normas para o cadastro dos taxistas.
Entenda a PLC 28/2017
Está na pauta do Senado a PLC 28/2017, um projeto de lei que segundo as empresas Uber, Cabify e 99táxis, pode virar lei a qualquer momento e inviabilizar a atuação dos apps no País. De acordo com as empresas, em comunicado, o projeto de lei aumenta a burocracia da plataforma e diminui a chance de milhões de pessoas de gerarem renda, ao impor uma série de exigências que poderiam inviabilizar o modelo privado, como é o caso da obrigação de possuir placas vermelhas.
Dentro da campanha #JuntosPelaMobilidade, os aplicativos criaram um projeto de lei diferente, em que a tecnologia está inclusa. Segundo eles, o relatório sobre o PLC 28/2017 apresentado pelo trio "representa o real início de um amplo debate sobre a regulamentação do transporte individual privado por meio de tecnologia.
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O texto sugerido detalha com ênfase novos critérios de segurança, ouvindo as manifestações dos usuários - preocupação que também é dividida pelas empresas de mobilidade urbana. Assim, o relatório começa a desenhar e discutir uma regulação equilibrada, em vez de buscar uma proibição velada".
Na sua cidade a prefeitura também tem app próprio? Quais você usa e prefere?
Fonte: Reuters
Não trocaria o Uber pelo táxi, com ou sem esse aplicativo lançado pelos órgãos públicos, uber na minha cidade sai por preço de banana comparado aos preços praticados pelos taxistas, mais do que lançar aplicativos de suporte o consumidor deseja serviço de táxi de qualidade e baixo custo.
No Brasil e com todo o respeito por quem tenha opinião contrária prefiro tudo o que é privado ao público.
Emigrei há 5 anos atrás para Munique na Alemanha, gosto do público como o privado a diferença não existe quer na educação ,atendimento e eficiência para resolver os problemas que as pessoas se confrontam.
Taxis e plataformas móveis convivem tranquilamente. Ninguem tem medo da concorrência, é normal.
Passou da hora dessa máfia nojenta e escrota ser atingida pela tecnologia, não vão mais ficar sentados na praça olhando pra mulher alheia e falando só de futebol e da vida dos outros, também ficaram mais saudáveis ao pararem de comer torresmo ou coxinha e de beber pinga e cerveja o dia todo para serem trabalhadores de verdade, a tecnologia atingiu todas as profissões faltava essa corja nojenta feita de 90% de vagabundos que sempre foram apoiados pelas prefeituras com várias regalias, formando uim cartel de mafiosos inescrupulosos ao extremo, agora senta no quiabo neném, estão sentindo na pele o que é ser da geração digital onde profissional é aquele que trabalha estuda e se atualiza, as prefeituras sabem do quanto essa área é rentável em vários aspectos e quer tirar proveito como sempre fez já que esta vendo seu gado eleitoral e maiores militantes escapando de suas mãos, deveriam também era acabar coisa com a máfia dos ônibus e do metrô que ao meu ver deveriam ser de graça em todo país ja que pagamos impostos.
escreveu mto e falou nada...
Falei apenas o que essa máfia de vagabundos ordinários merece, se não gostou é problema teu e deles.
Duas coisas: A prefeitura não apoia, ele MANDA nos táxis e outra quem define o preço inicial é a prefeitura... Como disse o Rodrigo, gastou tempo escrevendo isso aí sem significado algum.
A prefeitura não manda em ninguém o que manda são as leis ao qual ela cumpre somente as que beneficiam a ela mesmo além de apoiar qualquer causa em beneficio político próprio sempre foi assim, quem sempre definiu os preços inventou a maldita bandeira 2 taxas extras entre municípios foi o sindicato deles, sem falar das regalias com isenções de impostos, IPI trafegar em vias de preferência etc...prefeituras apenas regulamentaram essa nojeira explícita, essa corja de vagabundos escrotos mesmo com tudo a favor deles a décadas rouba e explora de todas as forma o dinheiro do cidadão de bem, quem apoia esse infâmia tem a mesma virtude para outros setores, taxista JÁ ERAM ESTÃO MORTOS E ENTERRADOS...chora na cama que é quentinha ou xupa que é de uva...a saída é uma só...ou se atualiza e trabalha honestamente para o povo com tarifa fixa, sem aquela velha forma de desvio de rota pegar tráfego longo e engarrafado pro taximetro asqueroso girar aos montes, taxas entre municípios, bandeira dois etc..., tenho conhecidos que chegaram a pagar 500 mil reais em ponto de taxi para exploradores e vagabundos nojentos donos dos ditos pontos, para poderem ter o simples direito de trabalharem, ué mas onde esta a prefeitura que nunca proibiu isso????? a me esqueci eles apoiam...porque será? mas porque pagaram um preço tão alto, simples lucros brutos de 20 a 50 mil ao mês para entrarem nessa máfia da bandidagem roubando o cidadão, agora estão vendendo desesperados por menos de 70 mil e ninguém compra...como eu já disse quem conhece esse mundo dos táxis sabe o quanto ele é ordinário formado a décadas por bandidos, corruptos, vagabundos de carteirinha...comedores de torresmo e bebedores de pinga, mas a lei seca esta ai também pra tirar esses vermes da rua e que tem uma oraganização diga-se sindicato e uma prefeitura corrupta dando total apoio, o Uber e outros aplicativos do gênero mataram essa bandidagem nojenta e asquerosa para o bem do cidadão honesto e trabalhador.
é sério q ainda tem gente q não consegue entender que novas formas de mobilidade urbana (e os app's q são usados para isso) com o uso da plataforma Android???
Nunca usei Uber. Porém apenas uma vez usei táxi, pra nunca mais. É um absurdo o valor cobrado pelos taxistas. Vejo meus amigos contando a diferença entre Uber, e táxi, é inacreditável o abismo entre Uber e táxi. No dia que eu precisar, não penso duas vezes, Uber!
Com certeza, Uber é bem mais em conta. Já usei algumas vezes, e pela distância 53 Km, dos 64 Reais que paguei com 4 pessoas, num táxi eu nem consigo imaginar quanto pagaria, isso num domingo, que para táxi é mais caro ainda, senão me engano, bandeira 2.
Táxi no Brasil é inviável, custo benefício zero, pra isso temos Uber e cia.
Aqui no RJ só pra entrar em um táxi já se paga R$4,90!!! Acho que nem precisava de app, se botasse entre R$1,50 e R$2,50 já estava ótimo!!!
Aqui na minha cidade também
Uma vergonha. Um assalto.
Assalto e vergonha é o que não falta no Brasil!
Acredito que os taxistas vão ter que ver outros meios para poder continuar na profissão, é preciso preços mais acessíveis.
Somos assaltados de todas as formas nesse país de 3° mundo....
Aqui na minha cidade é preciso corajem pra pegar um taxi, preços absurdos!
Tem, mas uso muito pouco.
Ao lado de ADVOGADOS e FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS, TAXISTAS estão entre os profissionais que eu mais detesto. Os primeiros, espero que sejam reduzidos pelos serviços de atendimento jurídico gratuito. Os Correios, apesar de eu NÃO apoiar as privatizações, terão que ser privatizados. E os taxistas normais, espero que sejam todos substituídos por UBER ou outros serviços. Sempre representaram uma máfia... que agora chegou ao fim. A pergunta é: os preços irão cair?!? Se bem que, a essa altura, acho que os taxistas já dançaram. Demoraram demais pra reagir, apostando em uma máfia muito bem estabelecida que seguia a vida sem qualquer preocupação.
Isso sim eu apoio, estão criando o app deles para que úteis livre concorrência.
Agora sim poderemos escolher o Uber como melhor alternativa de forma mais justa kk
Isso é bom mesmo.
Moro em uma cidade com 7 mil habitantes então nada disso é valido pra mim, afinal nem táxi tem aqui!^^
Porém é uma boa noticia pra quem mora em cidades grandes!
Será que os fakes usam táxi?
Ou tem vida social? 🤔
Acho que os Fakes os pais levam pra todo lugar quando precisam!^^
na verdade não, pois eles ficam 25 horas por dia jogando lol no pc
Só 7 mil? Muitos poucos habitantes hein Deivis.
Que bom hein, pelo menos, acredito, deve ser um lugar mais tranquilo, onde todos se conhecem, e deve ter muito moto-táxi por aí, ou não? Geralmente é o que mais tem em cidades com poucos habitantes. Um dia quero ir também para uma cidade mais tranquila, já deixei meu estado (sampa) há mais de 20 anos, estou no DF (já não aguento mais) quero ir para uma cidade mais tranquila, se Deus quiser.
Sim uma cidade de 7 mil habitantes, bem tranquila, onde todos se conhecem. E nem moto táxi tem aqui!
Uma cidade que tem bastante matas, córregos, bem natureza mesmo!
o bom é que você não pega câncer de pulmão de tanta poluição
aqui passa carro toda hora, dá pra sentir o cheiro da fumaça
7 mil? interior do acre?
tem que modernizar pra competir...sempre bom uma boa concorrência
Todos saímos ganhando né brother Vran!
Com certeza brother Deivis
Verdade, os taxistas pararam no tempo.
Pelo menos os taxistas não poderam mais reclamar de concorrencia desleal, mais creio que o fator determinante ainda é o preço e não um aplicativo, vc poder parcelar no cartão uma corrida carissima não é custo benefício.
Já usei o Uber se fosse de táxi, poderia desistir, pois, o valor seria fora da realidade.
Concorrência no Brasil??? Tem algo errado aí. Vou até ler a matéria dnv pq meu olhos chegaram a lacrimejar.
Hahahahahahaaa
concorrência é bom para o mercado e o meu bolso, leis burocráticas só favorece o cartel, a principio se entendi bem, apoio a ideia desses prefeitos, veremos
Exato brother!
Total apoio, todos ganham.
É óbvio que as prefeituras iriam inventar algo pra ganhar a fatia delas sem gastar um centavo e nada de investimento...
lobby
Brasil né brother Lewis! Todos querem sair ganhando
Se já não bastasse matérias obrigatoriamente onde tem de ser mencionado os produtos da Apple (SIM, ESTOU AQUI PARA SABER E FALAR DE ANDROID), informações erradas em muitas matérias, e os tais fakes (que tiram o foco das matérias), agora lançam matérias bairristas (Por exemplo: Em Belo Horizonte, onde moro, existe o tal App a muito tempo, e acredito que haja em outras localidades). Para mim deu! Valeu moçada! Espero que um dia o AndroidPIT voltar a ser o site de Android que conheci!
Ow Diniz, entendo o que você quis dizer, mas acho que são matérias importantes, sim. Por enquanto é em SP e no RJ, mas é legal você ir se informando pra quando chegar na sua região. Quando chegar algo assim, você já vai ter argumento suficiente pra conversar com qualidade sobre esse assunto.
Ainda mais que são aplicativos que estarão disponíveis no Android, ou seja informação no site certo
Certíssimo. É bom saber disto, até para quem viajar pra São Paulo ou Rio, já fica sabendo da novidade.
Verdade.
Logo mais chega pro nosso querido Android tbm brother Diniz!
Senhores, o universo ANDROID não é como a crise na Síria e o Android Pit não é uma BBC Mundo. Não da pra escrever matérias fantásticas sobre um único assunto: o Android. E é preciso apresentar matérias requentadas porque a cada ano novos usuários (crianças que ganham seu primeiro celular, por exemplo) ingressam nesse mundo. Manter um site que trata de um único assunto é complicado. Não me importaria se surgissem matérias de TECNOLOGIA no geral, desde que predominasse o tema "android".
mas você não gostou dessa, Ricardo? No meu entendimento novos apps são notícia e projetos de lei que interferem na forma como usamos nossos apps também, não?
Diniz, bom saber que em em BH já existe um app, vou atualizar a matéria. Infelizmente, informações de outras cidades não são tão bem divulgada quanto do eixo Rio e SP e por isso nem ficamos sabendo. Uma pena que você ache que isso invalida essa notícia, eu discordo. Mas obrigada pela ajuda de qualquer forma, vou atrás do app.
Aqui, se não for uber e os tradicionais táxis, o que tem é o busão, e até o momento ainda não ocorreu a licitação para melhorar um serviço que é péssimo.
Mora no DF também?
Vcs são do DF brothers?