NextPit

Você sente falta da opção de reiniciar o telefone no seu Android? A Sony está sentindo!

androidpit sony xperia Z3 11
© NextPit

Quem tem um dispositivo Nexus ou qualquer outro que ofereça uma experiência com o software mais próxima do puro, sabe que a opção de reiniciar o dispositivo pelo botão de energia não existe. De fato, esse recurso é muito útil e pode ser utilizado para diversas situações como, por exemplo, reiniciar rapidamente o dispositivo em caso de problemas no sistema. A Sony, por sua vez, resolveu abraçar essa causa e sugerir ao Google uma alternativa para os usuários do Android. Confira abaixo a sugestão da Sony e a resposta dada pelo Google.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

O Google se recusa a adicionar uma opção de reinicialização no menu de energia do Android stock. Assim, quando pressionamos o botão de energia do Quantum GO ou de qualquer dispositivo da linha Moto, por exemplo, visualizamos apenas a opção de desligar o dispositivo. A Sony já oferece a opção de reinício em todos os aparelhos Xperia, entretanto, a empresa japonesa desenvolveu um patch para levar essa função ao AOSP, através de um relatório enviado ao Big G.

A Sony está sugerindo que a opção para reiniciar o dispositivo seja colocada como um ajuste entre as configurações do desenvolvedor. Assim, o usuário precisará ativar essa opção no sistema para que posteriormente o reinício do telefone apareça listado no menu de energia do dispositivo.

A Sony está sugerindo que a opção para reiniciar o dispositivo seja colocada como um ajuste entre as configurações do desenvolvedor
powerbuttonxperiaaosp
Abaixo as opções de energia da Sony e acima as do Android puro. / © ANDROIDPIT

Aparentemente, os desenvolvedores do Android não deram a mínima para a sugestão da Sony, principalmente pelo posicionamento do Google em relação a essa funcionalidade. Segundo o Big G, os patches encaminhados ao AOSP ainda não foram aceitos nem rejeitados, no entanto, a empresa acredita que uma opção nativa de reinício do telefone para resolver problemas de sistema não seja necessária.

Bem, parece que existe uma contradição nesse pensamento do Google, visto que os próprios aplicativos da empresa, como o App do Google, solicitam o reinício do dispositivo em caso de problemas. Não somente os apps, mas diversos tutoriais do fórum do Google sugerem essa alternativa como solução de problemas com o sistema.

Seu Android tem a opção de reiniciar o aparelho pelo botão de energia? Você acredita que essa função nativa fará alguma diferença?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Thiago F. 03/12/2015

    Todos os meus Samsung's, Galaxy S2, S4 e o Note 4 tem a opção de reiniciar, q pra mim, é bastante útil! A Sammy coloca ainda o acesso ao modo offline e Modo de emergência. Antigamente tinha a opção de ativar/desativar a rede móvel, q não tem mais!
    Acho válido a solicitação da Sony para adicionar a opção pra quem usa o Android puro!
    👍

  • Fellipe Paz 03/12/2015

    Sério a google as vezes tem umas frescuras e um hábito de só querer botar coisa da cabeça outro exemplo foi as milhares de vezes que a Samsung falou pra Google dá suporte nativo a cartão, LG pediu pra dá suporte a dual chip, a Sony pediu melhores API para câmeras a Google infrescou denovo depois vocês ainda acham ruim as empresas ficarem modificando todo o Android e não usar o puro

106 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Guilherme Oliveira 09/12/2015 Link para o comentário

    a opção de reiniciar nem é mt relevante. o q é interessante q tinha até o android kit kat era as opções de "modo avião, silencioso ou com som". na ultima versão do android, fazer isso pelos botões de volume leva mais tempo


  • Anderson 07/12/2015 Link para o comentário

    Rapaz, sabe que eu nunca reparei se no meu tem opção reiniciar? XD


  • Luiz Henrique 07/12/2015 Link para o comentário

    Na Cyanogen além de eu ter a opção de reinicialização ainda tenho a de reiniciar em Recovery ou em Bootloader o que é muito útil quando se está flasheando uma Rom.


  • Ana Maria Fonseca 04/12/2015 Link para o comentário

    Eu tenho. E espero continuar assim por muito e bom tempo!


  • Paulo Franco 04/12/2015 Link para o comentário

    Vejo gente comentando que é inútil, sim e inútil para vcs que usa Android puro, que não tem nada, Sony mando um abraço com opção de reiniciar e gravar a tela, Android puro não pode nem formata o celular sem apagar a memória interna kkkkkk


  • Felipe Campos 04/12/2015 Link para o comentário

    Meu J5 tem essa função!


  • Leonardo Alves 04/12/2015 Link para o comentário

    O que há de errado em ter um botão para reinicialização?


  • João Paulo 04/12/2015 Link para o comentário

    Faz tanta falta, mas tanta falta, que se não tivesse esse artigo aqui não ia lembrar dessa função nunca.


  • Andrey Gomes 04/12/2015 Link para o comentário

    Sim, faz muita falta, e seria incrível se tivesse essa opção de gravar a tela também...


    • Gabriel Rezende 04/12/2015 Link para o comentário

      Já existe a muito temp Mas não é tofos da Sony só nos top de linha z3 tem


      • Leonardo Alves 04/12/2015 Link para o comentário

        Não. Não é uma função exclusiva do Z3.
        Todos os Xperias rodando Lollipop possuem essa funcionalidade nativa.


  • Making a Wish! 04/12/2015 Link para o comentário

    Tem horas que o Google é chato pra caraio.


    • Anderson 07/12/2015 Link para o comentário

      Já é faz muito tempo, a diferença é que antes eles ainda tentavam mascarar essa imagem, hoje não tão mais nem aí. HUE.


  • Alessandro Moraes dos Santos 04/12/2015 Link para o comentário

    Reiniciar, os DESENVOLVEDORES Google, precisam é habilitar a função remover aplicativos em 2° plano limitando-os (Aquela esquisitice modo desenvolvedor não vale), para quem usa memória de 1GB, se torna uma dor de cabeça insuportável.

    A diferença é gritante entre Windows Phone e Android, no melhor gerencionamento de Inicializar o SO e limitar os aplicativos em 02° Plano.

    Android é um lixo um comilão de memória, eu tenho um Nexus 7 2012, só passo raiva, isso instalado o Cyanogen 12.1

    O google teima em não adotar medidas de melhorias extremas na Memória RAM.

    Reparem na Inicialização do Windows Phone com 512 de Ram e Reparem no Android, o android sendo uma espécie de "Linux" era para ser rápido, mas não é!

    Você precisa de um Celular com no minímo 4GB de RAM para rodar mais ou menos, isso mesmo.
    o Google está inflando seu sistema com babaquices desnecessárias, linhas de comandos, o motivo é saber e ganhar mais com publicidade.

    O Sistema Operacional que mais Trava, tem erros absurdos com a Sincronização, ele começa a drenar a o sinal, atualizando todos os aplicativos de uma só vez, fazendo que o sistema congele e bloqueie.

    Reinicialização pode ser útil, mas o que precisa ser feito é aqueles xaropes do Google, olhar principalmente no Gerenciamento de 2° Plano e Memória Ram.

    Aliás a maioria dos aplicativos do Android consomem muita memória e tem acesso a MILHARES de APIs desnecessários.

    Definitivamente o Android está um LIXO, vai na contramão celulares básicos estão se tornando insuportáveis de serem utilizados.

    Mesmo o Windows Phone não sendo uma maravilha, convenhamos Inicializar o Sistema é ultra rápido, e o gerenciamento de 2 Plano bate o Android.

    Desenvolvedores do Google, só xarope de chatice.


    • Luiz Carlos Magno Coelho 04/12/2015 Link para o comentário

      "precisa de 4gb pra rodar", em qual planeta você mora? O Android roda tranquilo em aparelhos com 1gb e roda muito macio em 2gb ou mais! Esse seu Papinho de fã de WP chega a ser ridículo!


    • Felipe B. 06/12/2015 Link para o comentário

      Meu Z3 também riu comigo. abç wp

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.