NextPit

Sony Xperia Z5 vs. Motorola Moto Maxx: dois grandes dispositivos e um longo espaço de tempo

sony xperia z3 plus final test 6
© NextPit

O Sony Xperia Z5 é a versão otimizada do Xperia Z3 Plus, lançado pela Sony durante o primeiro semestre do ano. O dispositivo de quinta geração da série Xperia Z foi anunciado pela empresa dois dias antes da IFA 2015, que acontecerá em Berlim. O Moto Maxx, por sua vez, está no mercado há quase um ano oferecendo uma ótima relação custo/benefício para os usuários. Resolvemos comparar esses dois topos de linha lançados em tempos diferentes, mas que devem atender os usuários mais exigentes em 2015. Confira a seguir.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Sony Xperia Z5 vs. Motorola Moto Maxx: Design e acabamento

O Xperia Z5 segue à risca o visual de seu predecessor, exceto pela presença de um botão para impressão digital localizado junto ao tradicional botão de energia da Sony. A Sony está há quatro anos trabalhando com a linha de design chamada OmniBalance, que é muito premiada internacionalmente por sua precisão de engenharia e robustez. Dificilmente a companhia irá abandonar sua filosofia de design para adotar um conceito visual mais ousado. Portanto, o Xperia Z5 pode agradar os mesmo usuários que preferem o visual do Xperia Z2, Xperia Z3 e Z3+.

sony xperia z5 front display 2
Acabamento do Xperia Z5. / © ANDROIDPIT

O visual do Moto Maxx divide opiniões. O dispositivo possui o revestimento traseiro em Nylon, com boa aderência e aspecto robusto. A parte frontal é recoberta em vibro e com botões capacitivos retroiluminados em sua parte inferior. O dispositivo da Motorola, embora possua um visual diferenciado, não é um dos mais bonitos já desenvolvido pela empresa, visto que a linha Moto X possui um apelo visual mais atraente. 

batch motomaxxt
Visual e acabamento do Moto Maxx. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia Z5 vs. Motorola Moto Maxx: Tela

O Xperia Z5 possui a mesma tela de 5,2 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), presente na maioria dos modelos da série Xperia Z. A Sony utiliza um painel LCD com tecnologia IPS que reforça os ângulos de visão. Os painéis da Sony são sempre excelentes, com ótimo nível de contraste e brilho, além de cores vívidas e bem balanceadas. 

sony xperia z5 front camera
Tela com resolução Full HD presente no Xperia Z5. / © ANDROIDPIT

O Moto Maxx possui o mesmo tamanho do Xperia Z5, embora a resolução encontrada no dispositivo da Motorola seja duas vezes maior. São 1440 x 2560 pixels de resolução e 565 ppi, empregados na tecnologia de tela AMOLED. Essa tecnologia não segue o mesmo padrão utilizado pelo painel Super AMOLED da Samsung, portanto, as cores são mais saturadas e o nível de contraste é alto. 

ANDROIDPIT Motorola motomaxx front camera
Painel AMOLED do Moto Maxx. / © ANDROIDPIT

Mesmo com a resolução menor, os dispositivos da Sony conseguem entregar o mesmo padrão de experiência oferecido por um dispositivo com tela QHD. O próprio Xperia Z5, por exemplo, consegue superar a experiência visual proporcionada pelo Moto Maxx e sua tela AMOLED.

Sony Xperia Z5 vs. Motorola Moto Maxx: Software

O dispositivo da Sony sai de fábrica rodando com o Android Lollipop 5.1.1 e interface do usuário Xperia UI. A skin da Sony é a mesma versão encontrada no Xperia Z3 Plus, com mínimos refinamentos e poucos recursos extras. A experiência proporcionada pelo software da Sony é interessante, as animações entre os menus e contatos do sistema é fluida e sem engasgos.

xperiaz3plusinterface
A Xperia UI usa o melhor do stock Android, como o menu de configurações rápidas. / © ANDROIDPIT

Com o Moto Maxx, a Motorola oferece uma experiência com o software pouco customizado e, diga-se de passagem, muito próxima ao que encontramos em dispositivos da linha Nexus. Também vale dizer que a Motorola oferece os serviços já conhecidos no Moto G 2015 e no Moto X Play, como o Migração Motorola, que agora pode migrar os dados dos seus contatos de dispositivos Android e iOS; o Ajuda e o Connect. Atualmente, o dispositivo roda com Android Lollipop 5.0.2.

moto maxx capturas de tela lollipop 6
Interface do usuário pouco modificada pela Motorola. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia Z5 vs. Motorola Moto Maxx: Especificações técnicas

Sony Xperia Z5 vs. Motorola Moto Maxx – Especificações Técnicas

  Sony Xperia Z5 Motorola Moto Maxx

Sony Xperia Z5 vs. Motorola Moto Maxx: Desempenho

O Moto Maxx é embalado pelo processador Snapdragon 805, quad-core com 3 GB de memória RAM. A GPU do modelo é a Adreno 420, capaz de executar títulos mais recentes e outros mais tradicionais, como Need For Speed: Most Wanted ou Asphalt 8. A Motorola comercializa o Moto Maxx em uma única versão com 64 GB de armazenamento. A performance do dispositivo é excelente, livre de engasgos ou tratamentos entre as animações dos sistema e contextos.

O Xperia Z5 é embalado pelo processador Snapdragon 810 (64 bits), quad-core de 1,5 GHz + quad-core de 2 GHz. O processador é o mesmo que encontramos no modelo predecessor, o Xperia Z3 Plus. A memória RAM segue com os mesmos 3 GB, e o armazenamento interno é de 32 GB, seguindo o padrão dos atuais topos de linha. A performance obtida com o Xperia Z5 é excelente, visto que a interface proprietária da empresa está sendo otimizada a cada novo lançamento.

Sony Xperia Z5 vs. Motorola Moto Maxx: Bateria

Aqui temos um ponto forte entre ambos os fabricantes. O Moto Maxx é uma referência em capacidade de bateria entre os smartphones da atualidade. O dispositivo possui uma bateria de 3.900 mAh, maior que o tablet Nexus 7 lançado em 2013. O Moto Maxx consegue entregar uma autonomia de até 2 dias em uso moderado, além de alguns truques com o software para economia de energia.

O Xperia Z5 possui uma bateria com capacidade inferior ao do Moto Maxx, são 2.900 mAh. Com essa capacidade e uso do Modo Stamina, que economiza energia cortando alguns recursos do sistema, o dispositivo pode chegar até 2 dias de autonomia em uso moderado. No entanto, essa capacidade não pode ser atestada nesse primeiro momento.

Sony Xperia Z5 vs. Motorola Moto Maxx: Conclusão preliminar

Precisamos aguardar até o lançamento do Xperia Z5  no Brasil e, principalmente, por seu preço de comercialização no mercado nacional para tirarmos conclusões mais precisas. O que pode levar mais de três meses caso a empresa resolva disponibilizá-lo por aqui. No entanto, se olharmos apenas para a experiência de uso proporcionada por ambos os dispositivos e suas respectivas especificações técnicas, podemos concluir que o dispositivo da Motorola se mantém como uma boa escolha ainda em 2015. Se levarmos os preços que a Sony tem praticado atualmente em consideração, podemos esperar algo acima dos R$ 2.800, enquanto o Moto Maxx pode ser facilmente encontrado por R$ 2.000. 

Este artigo será atualizado com mais informações em breve.

E aí, qual dispositivo do nosso comparativo é o seu favorito? 

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Igor Henrique 31/08/2015

    Só de pensar que a Xperia UI vai ficar quase igual a do Android puro, dói o coração )=
    Acho horrível essa interface da Motorola.
    Na minha OPINIÃO a Sony é a unica das marcas de Android que consegue desenvolver APP´S e INTERFACE bonitas
    Os Apps da Sony são lindos
    O What´s New, quando pede atualização, e fica o simbolo com o fundo desfocado é lindo demaissssssssss

42 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • José Luís Silva Martiniano 18/08/2016 Link para o comentário

    O Moto Maxx é muito superior.


  • Fernando z1k4 01/09/2015 Link para o comentário

    Gosto do software quase puro da Motorola e acho o Moto Maxx um smart com verdadeiro designe de Top, processador ótimo e bateria ótima...Vou de Maxx


  • junior.pitaguari@gmail.com 01/09/2015 Link para o comentário

    Pera, deixa eu ver se entendi...

    Estão comparando um aparelho de 2014 que nem se quer atualizou pra ultima versão do android com um aparelho que nem lançou ainda e ninguém pode testa-lo ?

    Que diabos sentido faz isso?


  • Demer 01/09/2015 Link para o comentário

    Só de ler Snapdragon 810, já deu até um calafrio. Estava de olho no Z5 Compact, mas pelo visto já era.


  • Helder Coutinho 01/09/2015 Link para o comentário

    O Moto Maxx é embalado pelo processador Snapdragon 805, quad-core com 4 GB de memória RAM. A GPU do modelo deve ser a Adreno 420, capaz de executar títulos mais recentes e outros mais tradicionais, como Need For Speed: Most Wanted ou Asphalt 8. A Motorola comercializa o Moto Maxx em uma única versão com 64 GB de armazenamento. A performance do dispositivo é excelente, livre de engasgos ou tratamentos entre as animações dos sistema e contextos.

    Bruno, ficou meio confuso, mas acredito que tenha sido um breve lapso =D


  • Alysson 01/09/2015 Link para o comentário

    Sony Xperia Z5 vs. Motorola Moto Maxx: Desempenho
    O Moto Maxx é embalado pelo processador Snapdragon 805, quad-core com 4 GB de memória RAM??? São 3gb.. Eriel Bernardo os caras estão desaprendendo kkk


  • Eriel Bernardo 01/09/2015 Link para o comentário

    "O Moto Maxx é embalado pelo processador Snapdragon 805, quad-core com 4 GB de memória RAM. A GPU do modelo deve ser a Adreno 420,[...]", "deve ser"? "4 GB"? Esse já é conhecido, não da pra ficar dando essas bolas fora.


    • Alysson 01/09/2015 Link para o comentário

      Kkk com certeza Eriel


  • Leonardo André Graton 01/09/2015 Link para o comentário

    como o moto maxx vai ficar próximo dos 2000,00 se o moto x Style vai ter esse preço!?


    • Igor G. Park 01/09/2015 Link para o comentário

      O style deve vir a 1800 dilmetas.


    • Sérgio Henrique 01/09/2015 Link para o comentário

      O Maxx pode ser encontrado por menos de 1.700,00 fácil.
      O Style mais barato deve vir exatamente com esse preço.
      São 3 versões: 16/32/64 gigas e acho que vai variar entre 1.699,00 a 1.999,00.
      E da mesma forma que o X Play mais barato tá na mesma faixa do X 2014, o X Style mais barato pode vir no mesmo preço do Maxx atual.
      Se bem que as versões 2014 logo devem sair de linha assim como foi feito no ano passado.


  • walterCruz 01/09/2015 Link para o comentário

    Linha Z é show!! Mas aí compro o Z5 e irão achar q tenho um Z3+ ou Z3 msm e vice e versa....falta algo q o diferencie dos antecessores, não apenas detalhes mínimos e um bom aproveitamento de tela já seria um ótimo passo.


  • Felipe de Carvalho 01/09/2015 Link para o comentário

    Comparativo entre Z5 e Maxx.. mas pera.. já saiu o Z5 ou estamos falando de puras especulações?


    • Arnaldo Reis 01/09/2015 Link para o comentário

      Tb não acho legal esse tipo de comparativo. Um telefone nem lançado com outro já bem rodado.


  • Sérgio Henrique 01/09/2015 Link para o comentário

    Neste comparativo eu escolho o Maxx, mas pra comprar não escolheria nenhum dos dois.
    O meu próximo smart vai ser o X Style ou o Maxx 2.015 (se sair...rsss, por isso vou esperar até novembro/dezembro). =}


  •   15
    Conta desativada 01/09/2015 Link para o comentário

    Putz, se não fosse o Snapdragon 810, minha escolha com certeza seria o Xperia Z5.
    Mas, também não irei escolher o Moto Maxx.
    Enfim....¯\_(ツ)_/¯


  • Igor Henrique 31/08/2015 Link para o comentário

    Só de pensar que a Xperia UI vai ficar quase igual a do Android puro, dói o coração )=
    Acho horrível essa interface da Motorola.
    Na minha OPINIÃO a Sony é a unica das marcas de Android que consegue desenvolver APP´S e INTERFACE bonitas
    Os Apps da Sony são lindos
    O What´s New, quando pede atualização, e fica o simbolo com o fundo desfocado é lindo demaissssssssss


  • Igor Henrique 31/08/2015 Link para o comentário

    Sony RAINHA <3


  • Heitor Glauber 31/08/2015 Link para o comentário

    Z5 é foooooda

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.