Telegram: como encontrar e entrar em grupos e canais?

Telegram: como encontrar e entrar em grupos e canais?

Neste guia, o NextPit explica como encontrar e entrar um grupo no aplicativo Telegram, seja privado ou público, com ou sem um link de convite "t.me".

Como quase todos os apps de mensagens, o Telegram permite criar e se juntar a grupos, tanto privados quanto públicos. Os grupos no Telegram podem ter até 200.000 membros e são poderosos instrumentos de comunicação, mas não devem ser confundidos com os canais.

Mas como você encontra um link de convite? O que são os Diretórios do Telegram? Explico tudo isso.

Pegue um atalho:

Grupo ou canal? O que são e qual a diferença no Telegram?

Bem, eu não vou insultar sua inteligência explicando o que é um bate-papo em grupo em um aplicativo de mensagens.

Basta observar que um grupo no Telegram pode ter até 200.000 pessoas e que é impossível criar um chat de grupo secreta. Por esse motivo, suas conversas em grupo não são criptografadas de ponta a ponta.

Entretanto, um grupo no Telegram é privado por padrão, o que significa que somente pessoas que são diretamente convidadas ou têm um link de convite "t.me" podem participar. É possível tornar um grupo público, isso faz com que ele apareça nas buscas de grupo/canal e poderá ser acompanhado por qualquer pessoa.

Acima de tudo, os grupos no Telegram não devem ser confundidos com os canais. Os grupos são projetados para discussões de vários participantes, o que significa que as trocas são recíprocas. Já os canais não são tão interativos. Um canal no Telegram é projetado para transmitir conteúdo para uma ampla audiência.

telegram how to find groups channels difference
À esquerda, o grupo NextPit França no Telegram para chat com a equipe (nesse caso eu e... eu), à direita, nosso canal de notícias / © NextPit

Você não se torna um "membro" de um canal, mas pode assiná-lo e os canais no Telegram podem ter um número ilimitado de assinantes. Quando você posta em um canal, a mensagem é assinada com o nome e a foto do canal, não a sua, e somente os administradores de um canal podem postar nele para começo de conversa.

Os canais também oferecem toda uma série de métricas de mídia e audiência, com análises e estatísticas de tráfego, engajamento, etc... Um canal no Telegram cumpre a mesma função que uma conta oficial no Twitter, Instagram ou Facebook de uma mídia, instituição, personalidade ou empresa.

O NextPit Brasil, por exemplo, tem um grupo no Telegram "NextPit BR Community" para que os leitores participantes possam conversar diretamente com os editores.

Por outro lado, também temos um canal "NextPit BR News", onde compartilhamos os artigos publicados no site e no qual os participantes só podem ler e compartilhar os posts. Eu inclui os links de convite "t.me" para ambos, mas você pode encontrá-los pela barra de busca no Telegram, pois são públicos.

Esta autopromoção sem vergonha, no entanto, me permite fazer a transição para a próxima seção deste guia: como encontrar e entrar em um grupo no Telegram?

Como encontrar e participar de um grupo no Telegram?

Como explicado acima, há uma diferença importante entre grupos privados e públicos, e esta distinção condiciona o acesso de novas pessoas. Para encontrar e se juntar a um grupo privado, você sempre precisará de um convite direto ou um link "t.me". Para um grupo público, há várias opções para encontrar grupos em torno dos seus interesses.

Como encontrar e entrar em um grupo no Telegram público/privado com um link de convite

Não é possível encontrar um grupo privado no Telegram pela função de busca integrada no app de mensagens. Você tem que ser convidado diretamente por um dos participantes ou receber um link de convite "t.me/ nome_do_grupo", caso do t.me/nextpit_br.

Para um grupo privado, somente administradores podem gerar e compartilhar um link de convite. Em um grupo público, qualquer membro pode acessar o link de compartilhamento e enviá-lo a alguém. Também é possível entrar em um grupo privado (ou público) usando um código QR.

Este sistema de convite também se aplica a grupos públicos, mas não é obrigatório. O link do convite pode ser acessado por todos, basta tocar no banner do grupo no topo e ele será exibido. Você não precisa da aprovação de um administrador para se juntar a um grupo público.

Nextpit BR Telegram
Mais uma oportunidade para participar da Comunidade NextPit no Telegram ;) / © NextPit

Como encontrar e participar de um grupo público no Telegram usando a barra de busca

Para encontrar e entrar em um grupo público, você não precisa de convite. O sistema de convites também funciona os grupos abertos, claro, mas não é essencial como nos grupos privados.

Para encontrar um grupo público, basta usar a função de busca do Telegram:

  1. Da tela inicial do app, toque no ícone da lupa na parte superior direita;
  2. Digite o nome da empresa, site, organização, personalidade, marca ou simplesmente um tópico de sua escolha;
  3. Os grupos públicos aparecem na categoria Busca Global;
  4. Selecione o grupo de sua escolha e toque nele;
  5. Uma vez no grupo, toque no botão Entrar, no rodapé da tela.
telegram how to find groups search bar
Entrar em um grupo ou canal no Telegram segue os mesmos passos / © NextPit

Os grupos públicos e os canais no Telegram são misturados nos resultados. Para distingui-los, lembre-se que um grupo público exibe um número de "membros" enquanto um canal exibe um número de "inscritos" sob seus respectivos nomes.

Como encontrar e entrar em um grupo público do Telegram usando agregadores on-line

A função de busca do Telegram pode se tornar limitada rapidamente. Você pode encontrar muitos sites que oferecem comparações e seleções dos melhores grupos do Telegram. O termo em inglês para isso é "diretório" (directory).

Pessoalmente, acho este tipo de sites bastante obscuro, o conteúdo quase nunca é trabalhado ou checado editorialmente, em suma, são minas de conteúdo como você pode encontrar em qualquer lugar sobre qualquer tema.

O Telegram tem uma página dedicada em seu site oficial que permite explorar grupos e canais de acordo com diversas categorias. Você também pode pesquisar por nome, descrição ou palavras-chave.

telegram how to find groups official website mobile
O diretório oficial do Telegram não lista todos os grupos e canais / © NextPit

Como explicado, existem muitas alternativas não oficiais, sendo uma das mais conhecidas o Tdirectory.me, mas tenha lembre-se que eles são agregadores. As seleções não são verificadas e você tanto pode encontrar o grupo perfeito, como também um celeiro de golpes online.

Além disso, como estamos na web e ela é feita por (e para) seres humanos, é provável que você se depare com muitos grupos e canais pornográficos. Encontrei um sub-reddit com um nome que soava muito oficial, mas foi EXCLUSIVAMENTE alimentado por mensagens de grupos no Telegram para fãs do Onlyfans etc... Não estou dizendo que seja ruim ou inútil, apenas que procurar um grupo ou canal do Telegram pode ser bastante aleatório.

Há também canais do Telegram que promovem outros grupos e canais. Mas quase todos eles cobram dos administradores, portanto não estou muito inclinado a dar visibilidade para eles aqui. Também me lembro de um bot @tchannelsbot que era super útil e agia como um diretório. Mas não está mais ativo desde 2017 e não encontrei uma boa alternativa.

O que você achou deste tutorial, útil? Você tem alguma outra dica para encontrar grupos ou canais do Telegram? Vamos discutir nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.