Após mudança no iOS, Google quer melhorar a privacidade do Android

Após mudança no iOS, Google quer melhorar a privacidade do Android

Que o Google vem melhorando a privacidade de seus usuários nas últimas atualizações, isso é fato. No entanto, parece que a empresa está decidida a seguir o exemplo da Apple e limitar o rastreamento no Android.

Embora menos restritiva que as novas configurações da Apple, as próximas versões do Android poderão ter uma configuração específica - que deve determinar se e quais aplicativos poderão coletar informações do usuário enquanto ele usa seu smartphone. 

Apple e suas inovações em prol da privacidade

A Apple, com certeza, foi responsável por dar o "pontapé inicial" quando o quesito é privacidade na coleta de dados. Ainda no mês passado, a empresa lançou uma cartilha cuja finalidade era orientar os usuários sobre como seus dados são compartilhados entre empresas - muitas vezes, sem o seu consentimento. 

Além disso, a fabricante fez questão de mostrar quais aplicativos são capazes de acessar as informações dos usuários - e como eles podem impedir a coleta de dados para se protegerem. A aposta pode ter impulsionado outras fabricantes a fazerem o mesmo - afinal, nenhuma delas quer perder suas vendas para a Apple. 

Alternativa do Android deve ser mais "branda"

Embora inspirado pela Apple, o Google não quer usar as mesmas configurações da rival para limitar o acesso de empresas aos dados de usuários. Segundo uma nota enviada ao site Bloomberg, a empresa afirmou estar buscando um "ecossistema saudável" para os aplicativos.

"Estamos procurando por maneiras de trabalhar com desenvolvedores para elevar o nível de privacidade e, ao mesmo tempo, possibilitar um ecossistema de aplicativos saudável e com suporte de anúncios."

Ainda não existem maiores detalhes, mas espera-se que as novidades possam ser vistas até o ano que vem. 

Fonte: Bloomberg

ÚLTIMOS ARTIGOS

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.