Batalha dos browsers, quem leva a melhor: Opera, Brave ou Vivaldi?

Batalha dos browsers, quem leva a melhor: Opera, Brave ou Vivaldi?

Recentemente uma nova leva de navegadores apareceu no mercado. O Brave e o Vivaldi utilizam a plataforma da Google, o Chromium como motor base. E o Opera vem com novas atualizações interessantes para buscar o espaço perdido.

Vamos descobrir qual dos 3 leva a melhor? Ah, nós já fizemos uma lista comparando os 3 browsers mais populares, e você pode conferir aqui:

Segurança

Os 3 apresentaram um bom resultado na segurança. Todos contam com um bom foco na privacidade e bons recursos para bloquear scripts e cookies de terceiros. O destaque fica com o Brave que bloqueia anúncios sem a necessidade de nenhuma instalação a mais e utiliza apenas o protocolo https, aumentando ainda mais a segurança do usuário.

brave browser
Interface do Brave Mobile / © Play Store

Interface

Aqui algumas diferenças começam a aparecer entre os 3. O Brave tem uma interface mais básica, não sendo esse ponto que vai te atrair para dar um teste, mas não deixa desejar, sendo muito semelhante ao Chrome.

Já o Opera vem com uma versão mais direcionada para o público gamer,  o Opera GX vem com uma interface mais moderna e um controlador de memória RAM, tendo uma interface muito interessante e diferente.

O Vivaldi vem com alguns detalhes que fazem toda a diferença. Você consegue utilizar gestos com o mouse para realizar tarefas como fechar uma aba, criar uma nova abe e atualizar a página, aumentando o dinamismo ao navegar.

Aqui a escolha fica mais por conta do público alvo, sendo que o Opera é o que mais chama a atenção.

opera
Interface do Opera Mobile / © AndroidPIT (captura de tela)

Consumo de Hardware

Aqui vem a grande diferença dos 3 em comparação com os mais famosos. Todos consomem muito menos memória RAM e de processamento do que os outros. O Brave é muito leve, sendo uma otimização excelente do motor da Google.

O Opera GX já pode te ajudar caso você seja um gamer que precise manter uma aba aberta para consultar algum dado, já que você pode limitar a quantidade de RAM que o browser vai utilizar.

No caso do Vivaldi, ele não tem nenhum destaque em especial mas também tem uma performance excelente e é outra boa otimização do Chromium.

androidpit vivaldi browser
Interface do Vivaldi Mobile / © AndroidPIT

Estabilidade

Outro ponto excelente para os 3. Todos funcionaram muito bem e não apresentaram nenhum travamento. O Brave e o Vivaldi por terem um bloqueador de anúncios nativo facilita ainda mais no quesito, pois eliminam a necessidade de um adblock.

O veredito é...

Qualquer um dos 3 pode ser o melhor para você. Ambos tem diferenças bem significativas entre eles para te fazer escolher por uma razão mais pessoal do que a perfomance.

O Brave é o mais rápido e conta com recursos interessantes ao bloquear anúncios. O Opera GX pode ser o seu novo navegador favorito do alt+tab ao jogar. E o Vivaldi conta com recursos interessantes para alguém que esta navegando com um mouse sem fio distante do PC, por exemplo.

Vale a pena testar um navegador menos conhecido?

Aqui a resposta é... Sim! Principalmente caso o seu PC ou notebook seja mais antigo.

Todos contam com uma otimização muito melhor do que o Chrome, por exemplo. Assim, você pode ganhar um desempenho interessante sem perder quase nada, além de aproveitar recursos que não estão disponíveis nos mais populares do mercado.

E ai, você encontrou o seu novo browser favorito? Fala pra gente nos comentários!

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

3 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Uso o Opera faz uns 3 anos e não troco ele por outro nem a pau. Já no smartphone uso o navegador nativo do Redmi Note 5.


  • Sério que a pessoa escreve um artigo citando o Vivaldi sem usar o Vivaldi.
    Antes de mais nada a crítica vai para a incoerência de usar imagens dos navegadores móveis e no artigo tratar das versões de desktop.
    Vivaldi tem bloqueio de propagandas de forma nativa em 3 níveis configuráveis. Não necessita de aplicativos de terceiros ou extensões. Num parágrafo, mais ao fim, informam isso contrariando o início do artigo, mas depois voltar a dizer que o Brave se destaca por bloquear anúncios com recursos interessantes, ignorando que o Vivaldi também tem recursos para o bloqueio.
    Quem de fato usa o Vivaldi sabe da enorme vantagem e inúmeros recursos que ele possui, além de ter a certeza que os outros são infinitamente inferiores.
    O Vivaldi, ao contrário do que diz no fim da análise sobre consumo, é mais otimizado que o Brave e que o Opera. Consome menos memória que ambos.


  • Meu navegador favorito é o Brave. Estou usando ele há 4 dias e é o melhor para mim. Já que bloqueia anúncios, rastreadores, e scripts de sites, tornando a navegação bem fluida, e interface limpa também!

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.