Celular não reconhece o Chip: Saiba como resolver.

Celular não reconhece o Chip: Saiba como resolver.

Com Wifi disponível em quase todos os lugares, dentro de cada, shopping, escolha, empresa, praças, metrô e tantos outros lugares, só nos damos conta do sinal do celular em emergências ou na hora que precisamos muito do 4G funcionando.

O chip de celular, conhecido também como SIM (subscriber identity module - módulo de identificação do assinante, em tradução livre), é responsável pela identificação da rede móvel em questão. É necessário para efetuar e receber ligações, enviar e receber SMSs, conectar dados móveis, e muitas vezes, para configurações simples como atualização de data e hora, que muitos aparelhos celulares puxam esta informação do próprio chip.

Se o seu celular/smartphone não está com o sinal bom, você deve verificar a qualidade do sinal (que pude alterar dependendo da operadora de telefonia e também da região em que você se encontra), muitas vezes o sinal é tão baixo, que o chip fica disponível apenas para chamada de emergência.

Mas e se o seu celular não reconhece o chip de jeito nenhum? Vamos à dicas:

1. Reinicie o sistema

Se você acabou de configurar o seu celular, formatou no modo fábrica, ou então se ele desligou sozinho por conta da bateria ou superaquecimento. Pode ser que ele demore pra reconhecer o chip. Desligue e depois ligue novamente.

Além de reiniciar, você pode desligar, remover a bateria, remover o chip, despois inserir novamente e ligar o aparelho.

Neste processo de remoção do chip, verifique como está sua integridade. Se está limpo, se não tem nenhuma parte lascada ou arranhada. Se você tiver cortado o seu chip para transformar em micro sim, é importante saber se foi cortado corretamente.

Outra maneira de reiniciar a leitura do chip, é ativando e desativando o modo avião do celular, pois quando o modo avião está ativo, as transmissões e recepção do chip são interrompidas.

NÃO DEIXE DE LER | 6 motivos que podem estar fazendo seu celular carregar devagar

2. Faça testes

Se possível, coloque o seu SIM em um aparelho celular diferente para testar o reconhecimento. Se o seu celular for daqueles modelos que com mais de uma entrada de SIM, também deve ajudar a testar.

3. Configure a sua Rede

É possível configurar manualmente. Acesse o menu de configurações de seu celular, acesse Redes Móveis > Operadoras de Rede e Pesquisar Redes. Basta selecionar a operadora do chip que você está utilizando.

É possível selecionar também, no mesmo processo e configuração, a opção de escolher automaticamente. 

4. Corrija o sistema 

Outra alternativa, é utilizar um APK (Android Package) para restaurar as configurações de leitura de SIM do seu aparelho.

Não deve ser algo de dar muita dor de cabeça.

Se ainda assim, seu celular não reconhecer o chip, procure uma assistência técnica.

LEIA TAMBÉM | Como calibrar a bateria de qualquer celular Android

O que achou deste artigo? Deixe sua opinião em nosso site!

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.