Como aumentar a velocidade do Wi-Fi no celular

Atualizado: Novas dicas!
Como aumentar a velocidade do Wi-Fi no celular

Se você notar que seu Wi-Fi está consumindo muito mais bateria do que normalmente, ou você parece estar sempre conectado, mas a Internet não é exatamente rápida como o esperado, você pode estar sofrendo de uma conexão Wi-Fi ruim. Aqui está nosso guia de como melhorar o sinal Wi-Fi e acelerar a velocidade da internet no seu celular Android ou iPhone.

Pegue um atalho

Verifique a que distância você está do roteador ou modem

Antes mesmo de sair instalando apps, é sempre uma boa ideia verificar o quão perto (ou longe) você está do roteador, ou do modem da operadora de internet. Caso os problemas de velocidade ocorram apenas quando você estiver a alguma distância do roteador, é sempre uma boa ideia sentar-se um pouco mais perto.

Se isso não for possível, você pode ser obrigado a mover fisicamente o roteador para um local melhor. Além disso, lembre-se de que paredes podem causar interferência e reduzir a velocidade da conexão entre o modem e o celular ou tablet.

Se os problemas permanecerem mesmo depois que você estiver relativamente perto do roteador, é sempre aconselhável reiniciá-lo de tempos em tempos.

Saiba qual a melhor rede Wi-Fi

Além de desligar e ligar novamente o roteador — que deve ser sempre a primeira opção ao notar uma conexão Wi-Fi ruim — outra maneira é usar o app Wi-Fi Analyzer. Em primeiro lugar, ele indica o melhor canal a ser usado para sua rede particular. Sem entrar em detalhes, ele permite otimizar a rede e significa que você não precisa ser um técnico para fazer isso. O canal pode então ser definido nas configurações do modem ou roteador de acesso à internet.

Em segundo lugar, ele avalia qual rede no local tem a conexão mais estável, que muitas vezes não é aquela à qual seu telefone se conecta por padrão. Finalmente, oferece fácil acesso às informações da rede, como seu endereço IP, gateway de rede, DNS, etc. Elas não são essenciais, mas podem úteis para diagnósticos avançados mais tarde.

WiFi Analyzer
O aplicativo Wi-Fi Analyzer parece intimidador, mas é útil quando você se acostuma a ele / © NextPit

Se você tem um iPhone, um aplicativo semelhante é o Network Analyzer:

Verifique se a capinha do celular está bloqueando o sinal

Usando uma capa no smartphone? Se sim, pode ser uma boa verificar se uma das causas para a má conexão Wi-Fi (e de dados da operadora) está ligada ao acessório. Muitas capinhas realmente pioram seu sinal Wi-Fi, especialmente se eles usam metal na fabricação.

Para ver se a capa está afetando seu sinal de internet, faça um teste de velocidade sem o acessório, depois, no mesmo local, coloque a capinha de volta e faça o teste novamente.

Se você notar uma diferença com e sem capa, talvez seja hora de considerar outra capinha. Você também pode fazer o mesmo teste usando o app oficial do Speed Test. No entanto, o aplicativo pede um número grande de permissões, por isso recomendamos que você o desinstale assim que tiver concluído seu teste.

wifi speedtest ookla
Se você notar uma diminuição na velocidade Wi-Fi sem usar capa (esquerda) e depois com (direita), então pode ser hora de trocar de capinha / © NextPit/Ookla

Garanta que o roteador está na melhor posição

Outro truque que pode melhorar muito a conexão Wi-Fi em casa é melhorar a localização do roteador. Muitas vezes, ele é instalado bem ao lado do telefone ou da saída de TV a cabo, mas esta raramente é o melhor posição para o aparelho.

Há vários apps que ajudam a otimizar a posição de seu roteador ou ponto de acesso para puxar mais internet do Wi-Fi. Entretanto, a maioria das instruções é muito técnica para ser executada por um leigo.

O melhor recurso, portanto, é entrar em contato com seu provedor, que tem as ferramentas necessárias para posicionar seu roteador no melhor local possível dentro de sua casa. O ideal é que isto seja feito pelo técnico no dia da instalação.

Caso você tenha uma grande casa, com vários cômodos ou andares, também é recomendável o uso de repetidores ou roteadores Wi-Fi Mesh.

Use a conexão Wi-Fi de 5 GHz quando possível

A maioria dos celulares Android e iOS (e roteadores) atuais suportam a banda de frequência de 5 GHz. Ao configurar seu roteador, o mais provável é que o técnico da operadora tenha criado duas redes Wi-Fi separadas para escolher. A maioria dos roteadores nomeia as redes de 5 GHz com o complemento "5G" no final do SSID.

Se você acha que está em uma rede lenta de 2,4Ghz, é sempre uma boa ideia mudar para a opção de 5 GHz na qual é possível alcançar velocidades maiores. Há 23 canais de 20 MHz cada na frequência de 5 GHz, que é muito mais do que os 14 canais oferecidos na faixa de 2,4 GHz. Como os canais não se sobrepõem, é provável que você obtenha um sinal melhor em seu Wi-Fi quando conectado a uma rede de 5 Ghz.

É importante dizer que uma rede de 5 Ghz tem um alcance muito menor em comparação com 2,4 Ghz. Na prática, ao se afastar do roteador, a velocidade de conexão à internet cai muito mais rápido na frequência de 5 GHz do que no padrão antigo. Se for o caso, é melhor voltar para a rede Wi-Fi de 2,4 GHz, que apesar de mais lenta, tem um alcance maior.

Atualize seu rádio ou firmware

Se o celular ainda estiver recebendo atualizações da fabricante, então isto provavelmente não se aplica a você, mas se você estiver usando custom ROMs personalizadas, você pode precisar ocasionalmente atualizar manualmente o rádio em seu Android.

Como exemplo, aqui está como atualizar o bootloader e o rádio no Nexus 5. Também é bom confirmar se o celular está na última versão do Android para garantir o melhor desempenho. Para verificar isso, vá para Configurações > Sobre > Atualizações de software.

Fastboot ADB Tools Files
Atualização dos drivers do aparelho é recomendado apenas para usuários avançados com ROMs personalizadas / © NextPit

Configure o celular para evitar conexões lentas (Android 6.0 Marshmallow ou anterior)

Nota: esta etapa não está disponível em versões recentes do sistema Android

No menu Configurações do celular, há uma pequena opção que diz ao seu smartphone para evitar conexões Wi-Fi ruins, o que significa que enquanto ele estiver procurando por redes disponíveis, ele realmente evitará tentar se conectar àqueles com sinal fraco e velocidade baixa.

Isto economiza um bom tempo de frustração e testes de velocidade. Basta ir para Configurações > Wi-Fi e selecionar o botão do menu "⋮", e depois Avançado. Aqui você verá a caixa de seleção para evitar conexões ruins.

AndroidPIT WiFi Avoid Poor Connections
Evitar conexões Wi-Fi ruins é uma ótima ideia! Mas esta opção só está disponível para celulares Android mais antigos / © NextPit

Esquecemos de algum truque? O que você faz para aumentar seu sinal Wi-Fi?


Artigo atualizado em junho de 2021, comentários anteriores podem fazer referências a apps e dicas descontinuadas.

ÚLTIMOS ARTIGOS

177 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Artigo atualizado com novas dicas (e remoção dos passos que não funcionam mais).


  • Contratei um pacote de velocidade de 120 megas. No celular só consigo 60 megas, no máximo. Já no notebook, consigo os 120, usando o wi-fi. Como resolver isso?


    • Reclame com o seu fabricante se trata de uma limitacao de software no seu dispositivo onde a rede esta travada em 20mhz para 2.4ghz ja em 5ghz nao vi nenhum android ficar travado em 20mhz


  • Ótimo! Faz 1 ano que esta matéria foi publicada e vim ter acesso somente hoje! Fiz o procedimento, canal indicado foi o 13, incrível como melhorou! Eu estava usando o DNS Changer para aumentar a velocida mas por vezes travava e alguns App e com ele ativado não consigo fazer downloads. Enfim, foi ótimo , funcionando muito bem! Valeu!


  • O servidor do sysctl.conf está fora do ar.
    Reupe em outro lugar por favor.
    :'(


  • Ué...só fazer uma análise com o speedy teste.
    Comigo melhorou consideravelmente a estabilidade e velocidade. Usei o método manual colando o arquivo na pasta system e alterando as permissões.


  • Entedi o post, gostaria de um artigo que aumente a banda de download e upload do meu Android, tem um limite, blu studio 5.0 CE tem um limite só pesquisar sobre o dispositivo.


  • Post inútil.


  • Gambiarras -_- kkkk


  • E da-lhe gambiarra! ^^


  •   73
    Conta desativada 04/06/2017 Link para o comentário

    Algo muito simples de fazer e que os técnicos usam com frequência, é através do WiFi Analyser você ver quais canais estão mais congestionados e modificar o canal do seu roteador. Por exemplo, se tiver muita gente usando o canal 9, você coloca, através das configurações do roteador, no canal 5, e assim por diante. Isso faz uma diferença muito grande. Outra coisa, o roteador não pode estar com suas antenas muito próximas da parede, principalmente se atrás tiver uma viga ou coluna com ferros no interior. Também não pode ter muitas plantas verdes no local porque a frequência da cor verde é muito próxima da frequência do WiFi e há interferência, assim como fontes de água, aquário e etc que atrapalham muito o sinal. E, por último, o sinal de WiFi sempre vai para baixo, como se fosse pesado, sendo assim, a melhor posição para o roteador é o mais alto possível.


  • Na parte do 3G/4G a galera aqui nos comentários está confundindo velocidade de conexão com plano de dados, primeiro que o post é sobre melhoria de conexão e estabilidade, segundo, você não chega pra sua operadora e pede pra aumentar a "velocidade" como muitos aqui estão dizendo: "Quer aumentar a velocidade, contrata mais", até onde eu sei, os planos das operadoras móveis se baseiam em dados, e não em velocidade, pois a sua velocidade de conexão móvel vai depender de outros fatores além do preço do pacote, como sua distância da torre, sua região, quantas pessoas estão penduradas na torre e etc, é por isso que as operadoras móveis focam em dados e não em velocidade, pois se elas estabelecessem velocidade fixa nos contratos, elas nunca iam entregar. O que está no contrato é só uma mera estimativa.


  • Melhorar o WIFI? Simples: altere seu plano de internet para maior velocidade, e compre um roteador wifi dual band (2,4 e 5 Ghz), com boa potência de saída (tipo wifi "quebra-parede"), limite a banda de download / upload dos outros usuários e vai ter uma internet satisfatória.


  • Depois que me tornei Beta LAb a quase 2 anos nunca mais usei Wifi sem falar que apps de melhoria para wifi nenhum presta, pode parecer chato para alguns quando a gente que é Lab fica postando...mas pagar 50 reais ter 20GB mais 2000 minutos por mês é muita coisa, pode-se dizer que para quem tem planos desse porte o Wifi é uma tecnologia morta para uso pessoal, quando o 5G chegar é só pisar na cabeça e enterrá-lo.


    • WiFi tecnologia morta?! hahaha, e quando chegar o 5G vai enterrar de vez?! hahaha.
      Com popularização dos streaming como Spotify, Netflix, YouTube e vídeos em altas resoluções como o 4K, o WiFi não vai morrer, vc achar que esse Beta Lab de 20GB vai aquentar assistir filmes em 4K sem latência e com ping baixo? e transmissão de vídeo chamadas como Skype, jogos online sem acabar com a franquia?
      Não dá pra comparar WiFi com uma rede móvel como o 5G.
      E desde quando uma tecnologia nova chegar a antiga vai morrer? Quando chegaram os Notebooks falaram que os computadores de mesa iria morrer​, não aconteceu.
      Depois com os Smartphones foi a mesma história, quando o próprio Wi-Fi chegou foi a mesma história falaram que o Cabo estava com os dias contados, e não aconteceu!
      Uma pode ser unir a outra mas substituí(enterrá como vc diz) jamais.


      • Leia o título novamente: COMO ACELERAR A CONEXÃO WI-FI DO SEU ANDROID...Estamos falando de Smartphones com sistema Android concorda que no caso é um aparelho de uso pessoal correto? ou quer que eu desenhe?...Não confunda alhos com bugalhos, não misture outras plataformas onde a demanda, inexistência, serviços e uso específico da mesma é completamente diferente uma da outra, a rede 4G onde já esta estruturada atinge banda entre 10 e 20 Mb suficiente para todo tipo de serviço ao qual você fez referência inclusive o 4K pois eu utilizo com frequência, mas se você quer jogar com sua ultra top mega placa de vídeo no seu PC ou quer assistir tudo em 8K não culpe o 4G por isso, você esta em grupo seleto onde a demanda e tecnologia para tal custa muito caro e nem mesmo a internet fixa garante essa demanda no Brasil nem por contratos, como mencionei: PARA USO PESSOAL onde a internet fixa e roteadores que devido ao alto custo e ser propriamente fixa não vem trazendo mais vantagem alguma esta caindo drasticamente, entenda que quando o 5G se estruturar e se propagar para este tipo de demanda e usuário o Wifi como é hoje vai morrer e não o contrário como você pensou mas sim melhorado, pois empresas e governos dependem disso, outra questão é que nenhum roteador Wifi ou Acess Point hoje em dia de qualquer marca entrega mais que 50% de banda, isso é verídico inclusive esta nos manuais de alguns fabricantes, diga-se também que nenhum app para tal melhoria é funcional isso é balela, pois isso depende unicamente da Infraestutura e qualidade do sinal da operadora e demanda local no momento, uma das coisas mais desagradáveis hoje em dia é alguém chegar na sua casa e com 10 minutos já dizer a famosa frase: Posso usar a sua Internet qual a senha? eu particularmente não uso Internet de ninguém a 2 anos, não tenho Internet fixa em casa telefone fixo e TV a cabo pois no meu caso eu não preciso, meu Smart substitui tudo isso por 50 reais por mês, o que eu gastaria em manter tudo isso no mês me deu a opção de comer melhor, passear e viajar, mas cada caso é um caso.


      • Em 1° lugar não misturei outras plataformas todos esses streamings que eu citei funciona no celular.
        2° E uma inverdade fala que o WiFi não entregar 50% dá banda, vc deve ter usado um Roteador vagabundo de parâmetro, tipo aqueles dá Intelbras de 60 reais kkk, porque tenho um TP link Archer e pode ter certeza ele entrega uns 90% dá banda so fica atrás do Cabo.
        3° Vc é um grande mentiroso em fala que roda vídeos em 4K no seu 4G, para ver um filme em 4K vc precisa no MÍNIMO 25 Mbps ( megabits por segundo) estável, essa velocidade que vc pois entre "10 e 20 Mb" não daria conta, e também vc fala que assistir com frequência outra mentira, um hora de 4K são 7GB sua franquia Beta Lab de 20GB acabaria em 3 horas!
        4° O 5G nem existe para o consumidor comum, até aqui tudo são rumor e teste de laboratório, então não me venha já enterrando o WiFi pra os dispositivos móveis.
        Na próxima venha com argumentos mais sólidos para rebater minha opinião, OK?

        Conta desativada


      • Não a mais motivos para argumentar com você


      • Com certeza, vc é bem fraquinho nos argumentos tá mais pra um leigo, ignorar a importância de um app como o Wifi Analyzer já mostra que vc não sabe o que diz, é só olhar a resposta que vc deu ali abaixo para o Túlio "o que consome bateria não são dados e nem wifi são aplicativos", o cara ignorar o tanto de bateria a rede móveis gastar!
        Eu proponho um desafio, feche todos os aplicativos é só deixe a rede móveis ligada, vc vai ver o tanto de bateria ela consome.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.