NextPit

Como gravar e compartilhar áudio no seu smartphone Pixel

Como gravar e compartilhar áudio no seu smartphone Pixel

Em 2019, o Google anunciou uma das ferramentas mais desejadas por jornalistas e pesquisadores. O aplicativo Recorder é um gravador capaz de transcrever um discurso em tempo real, permite a busca por palavras específicas no áudio e pode ser usado offline. Neste artigo, você confere como gravar e compartilhar áudio usando o seu smartphone Pixel.

O app Recorder é de uso exclusivo dos dispositivos Google Pixel. Neste momento, a ferramenta reconhece apenas discursos em inglês. O Recorder também pode ser utilizado em conjunto com o Google Assistente, com comandos de voz específicos para iniciar e parar uma gravação a partir dos modelos Pixel 4 ou superior. 

Para este tutorial, utilizei o gravador de áudio nos Pixel 3 e Pixel 5, bem como no serviço para web através do backup na nuvem. Se você utiliza o recurso de transcrição instantânea do Android, vai perceber que o processo de transcrição em tempo real da ferramenta de acessibilidade do Android é a base deste gravador de áudio do Google no Pixel.

Como gravar áudio no seu smartphone Pixel

Para criar ou excluir uma gravação de áudio no seu Pixel siga o tutorial abaixo:

  1. No smartphone, abra o app Recorder;
  2. Toque em Gravar (botão vermelho na base da tela);
  3. Durante a gravação, a mensagem "Gravação em andamento" será exibida nas notificações;
  4. Quando terminar, toque em Pausar (botão vermelho na base da tela);
  5. Toque em Salvar ou Excluir;
  6. Para nomear uma gravação, toque em Adicionar título. O sistema vai reconhecer e sugerir palavras-chave para o nome do arquivo. Você também pode adicionar a localização se desejar;
  7. Pronto, o áudio foi salvo no celular. Você também pode fazer um backup na nuvem adicionando uma conta do Google ao serviço. Isso permite fazer pesquisas por palavras direto no desktop.
Google recorder app test
A UI do Recorder é intuitiva e muito fácil de usar / © NextPit

Importante: a gravação continuará sendo feita, mesmo se a tela do smartphone entrar em modo de suspensão.

Como compartilhar arquivos de áudio do Recorder

Após gravar o áudio no Pixel, você pode fazer edições e até mesmo buscar passagens específicas através da pesquisa por palavras-chave. Também é possível editar ou até mesmo copiar parte do discurso para compartilhar nas suas redes sociais, por exemplo.

A ferramenta oferece três opções diferentes de compartilhamento: áudio, transcrição e vídeo clipe:

Google recorder app test sharing
O áudio compartilhado pode conter a transcrição ou apenas som / © NextPit

Assim como um documento do Google Drive, usando o recorder.google.com é possível compartilhar links para as gravações com qualquer pessoa que tenha a permissão de acesso ao arquivo de áudio.

É claro que ter a transcrição de áudio apenas em inglês limita o uso do serviço, porém, é uma questão de tempo para que o Recorder ofereça suporte para outros idiomas, assim como aconteceu com a ferramenta Transcrição Instantânea do Android (disponível a partir do menu "Acessibilidade").

Por fim, não sabemos quando e se a gravação de áudio dos Pixels será integrada ao sistema operacional do Google. Caso isso aconteça, será certamente uma ótima adição ao Android.

E aí, você já utiliza o Recorder no seu Google Pixel? O que acha do serviço?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.