Como instalar aplicativos AAB em um celular Android

Como instalar aplicativos AAB em um celular Android

Se você é fã de tecnologia, provavelmente já sabe o que é um arquivo APK. Por mais de uma década, os APKs têm sido sinônimo de aplicativos Android. A partir de agosto de 2021, porém, o Google mudou a forma como os apps são distribuídos na Google Play Store — graças à chegada do novo formato AAB. Neste artigo, nós exploramos as maneiras pelas quais você pode instalar um arquivo AAB em seu celular Android.

Pegue um atalho:

Be-a-bá do AAB: o que você precisa saber

Mesmo com o artigo existente sobre os arquivos AAB, senti que era necessário abordar alguns de seus aspectos também neste artigo, só para não deixar dúvidas no ar. Para quem só está interessado em instalar os arquivos AAB, clique aqui para ir à seção onde tratamos disso.

A primeira coisa que você precisa entender sobre os arquivos AAB é que eles não são uma versão "atualizada" do padrão APK. Ou seja, um arquivo AAB não é um novo formato de arquivo que os celulares Android podem 'descompactar' para instalar um app. Em vez disso, o AAB — abreviação de Android App Bundle — muda a forma como os smartphones acessam os arquivos de instalação de aplicativos na Google Play Store.

Outro ponto que vale destacar é o fato de que a chegada dos arquivos AAB não altera o processo real de instalação de apps na Google Play Store. Além disso, a partir de agora, o novo formato AAB é aplicável apenas para novos aplicativos que são publicados na Play Store.

Entretanto, boa parte dos aplicativos mais populares para Android já mudaram para o novo formato AAB e, com o passar do tempo, é provável que este isso aconteça com todos os aplicativos Android.

AndroidPIT install google play store 01
Os arquivos AAB não mudam a forma como você baixa apps na loja do Android / © NextPit

Para entender porque o Google está forçando os desenvolvedores a mudarem para arquivos AAB, você precisa saber como o processo de instalação de um aplicativo em seu celular funciona com o formato APK. Para um leigo, um arquivo APK pode ser considerado equivalente a um arquivo ZIP que contém os códigos que constituem um aplicativo.

Um arquivo APK típico também inclui elementos (chamados de "recursos") como imagens e arquivos de áudio. Entretanto, como os aparelhos Android vêm em uma grande variedade de hardware, os desenvolvedores não têm outra opção senão empacotar APKs com múltiplas imagens (para adaptar-se a diferentes tamanhos de tela/resoluções) — e o arquivo APK que você baixa inclui coisas que você não precisa no seu celular ou tablet.

Uma solução para este problema foi ter múltiplos APKs do mesmo aplicativo — com pequenas mudanças nestes atributos e o Google cuidando de entregar o APK ideal para o dispositivo. No entanto, isto representava trabalho extra para o desenvolvedor otimizando esses APKs e enviando-os individualmente. Não é uma solução ideal.

É aqui que entra o novo formato AAB.

Para tornar os aplicativos compatíveis com o novo formato AAB, os desenvolvedores são obrigados a dividir seus APKs em múltiplos segmentos. O primeiro segmento hospeda algo conhecido como "APK base", que será baixado em todos os aparelhos e contém os recursos principais do app. Os outros segmentos são projetados levando em conta os atributos variáveis. Todos estes segmentos são empacotados em um AAB e hospedados na nuvem (Google Play Store).

Agora, quando você visita a Google Play Store e baixa um aplicativo no formato AAB, em vez de baixar um APK inteiro, o Google verifica as especificações de seu dispositivo e libera o APK básico e apenas as partes relevantes do APK dividido que são necessárias para seu dispositivo. O resultado prático disso é uma economia de dados transferidos e tempo de download, com uma instalação do aplicativo mais curta.

É por isso que a maioria dos usuários Android não notará nenhuma mudança em seu processo normal de download/instalação de aplicativos com a chegada do AAB. Mas isso torna as coisas um pouco complicadas para os entusiastas que muitas vezes instalam apps sem passar pela Play Store.

Como fazer o sideload de arquivos AAB no Android?

Já que os novos pacotes de aplicativos Android são o futuro do sistema, os desenvolvedores já estão trabalhando na criação de pacotes de instalação que podem ajudar a fazer o sideload de arquivos AAB e pacotes de aplicativos em dispositivos Android. Na verdade, alguns destes aplicativos já estão disponíveis para download na própria Google Play Store. Vamos dar uma olhada em alguns deles.

Usando o Split APKs Installer (SAI)

Split APKs Installer (SAI) é um instalador de aplicativos de código aberto que não só permite instalar arquivos APK padrão — como também os novos arquivos APK divididos que estão incluídos nos AABs. Note que o Split APKs Installer pode não funcionar em celulares rodando a MIUI (que infelizmente é o meu caso). Para ter o SAI em seu celular, tudo o que você precisa fazer é baixar o app na Google Play Store.

Uma vez que você tenha baixado um pacote de aplicativos Android em seu aparelho, você pode abrir o SAI e usá-lo para escolher o pacote usando o gerenciador de arquivos do seu dispositivo.

Split APK Installer
O instalador Split APK é muito fácil de usar / © NextPit

Uma das vantagens do SAI é o fato de que ele escolhe automaticamente os APKs divididos que são mais adequados para seu dispositivo.

Uma vez selecionado o APK, toque em Instalar (Install) e o AAB deve ser instalado normalmente.

Usando o App Bundle Installer

Outro aplicativo que você pode usar para instalar um arquivo AAB é o App Bundle Installer, que, mais uma vez, está disponível para download na Google Play Store. O aplicativo é gratuito com suporte a anúncios, mas que ainda está em desenvolvimento. Portanto, é provável que você se depare com vários bugs. No entanto, este é um bom app caso você precise instalar um aplicativo no formato AAB.

App Bundle Installer
Você pode usar o App Bundle Installer para instalar arquivos AAB / © NextPit

Uma vez instalado o aplicativo, o processo de seleção de um arquivo AAB é tão fácil quanto selecionar um documento qualquer no gerenciador de arquivos.

Uma vez selecionado o arquivo AAB, toque no botão Instalar arquivo (Install File) e siga as instruções na tela.

Usando o instalador do APKMirror

APKMirror é um popular site de aplicativos que hospeda milhares de arquivos APK confiáveis. Atualmente, o APKMirror permite instalar pacotes de aplicativos usando seu próprio instalador, o APKMirror installer. Você pode baixá-lo diretamente do site oficial clicando aqui ou na Google Play Store.

APKMirror
O APKMirror Installer ainda não pode instalar arquivos AAB e usa sua própria extensão para instalar pacotes de aplicativos / © NextPit

Note que o APKMirror atualmente só permite o download de pacotes de aplicativos em seu próprio formato APKM. Portanto, para ver o instalador do APKMirror em ação, você precisará baixar um pacote de aplicativos no formato suportado.

Agora que já tratamos de alguns dos métodos disponíveis para instalar um pacote de aplicativos Android em seu celular, vale ter em mente que o novo formato não possui a mesma simplicidade de instalação dos APKs tradicionais. Como ainda estamos no meio da transição para os arquivos AAB e os pacotes de aplicativos, é possível que surjam métodos mais fáceis de instalar arquivos AAB nos próximos meses ou anos.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 1 mês Link para o comentário

    Muito bom artigo, gostei


  • Penskemen há 1 mês Link para o comentário

    Coitada da "Big G" procurando uma forma de impedir ou dificultar a instalação de aplicativos por fora da sua "lojinha de conveniências" Em informática quando uma empresa cria barreiras, é justamente ali que os desenvolvedores vão trabalhar para "quebrar as travas" Vamos se atentar para um fato inquestionável, o sistema Android da "Big G se baseia no LINUX que é um software livre e gratuito.