Entenda as diferenças entre 4G, 4G+ e 4.5G

Entenda as diferenças entre 4G, 4G+ e 4.5G

Com o 5G já dando as caras em todo mundo e com alguns aparelhos no nosso mercado já preparados para a tecnologia, muitas pessoas ainda não conhecem as diferenças entre as conexões 4G, por isso preparamos esse texto para te ajudar.

O que é o 4G?

4G é a sigla para a Quarta Geração da telefonia móvel. Com lançamento em 2010 já são 10 anos da tecnologia que revolucionou a forma como nos conectamos, com uma latência muito menor que a tecnologia GSM anterior e uma eficiência muito maior sem consumir o espectro de rede.

No Brasil a tecnologia tomou o espaço do sinal analógico da televisão, que vem sendo desligado do país pela Anatel como forma de aumentar a conectividade em todo o país com um custo muito menor.

androidpit connection lte 4g
Conexão 4G é a mais popular / © ANDROIDPIT

4G+ e 4.5G são a mesma coisa

Com a tecnologia da quarta geração já consolidada no mercado ela passou por algumas atualizações nesses 10 anos. Saindo do LTE tradicional para o LTE Advanced. No Brasil a tecnologia chegou com a Vivo no 4G+ e com a claro no 4.5G em uma versão ainda mais atualizada que é a LTE Advanced Pro.

Essas nomenclaturas são apenas jogadas de marketing para uma mesma solução. Uma conexão 4G mais estável que utiliza simultaneamente mais de uma frequência, aumentando também a velocidade. A LTE Advanced consegue também utilizar 4 antenas para aumentar a transmissão de dados entre o aparelho e a operadora.

O que tudo isso quer dizer?

A evolução do 4G nos permite transmitir e receber mais dados em menos tempo, pois o trafego de dados acontece por mais faixas. No Brasil as utilizadas são as faixas de 2.600 Mhz, 1.800 Mhz e 700 Mhz. Em 2020 começamos a nos adaptar para a popularização da conexão em 5G que vai permitir uma nova revolução na transmissão de dados.

Ficou com alguma dúvida entre as conexões da quarta geração? Fala pra gente nos comentários!

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.