Galaxy S5: problemas e soluções

AndroidPIT Samsung Galaxy S5 android recovery screen
© nextpit

A Samsung surpreendeu a todos ao liberar de forma bastante rápida o update dos carros-chefe das suas principais linhas. O Galaxy S5 já está rodando com Android 5.0 Lollipop desde o final do ano passado e trouxe um grande número de mudanças relacionadas ao design da UI e recursos. Porém, com eles também foram entregues algumas mudanças indesejadas: os famosos bugs do Lollipop! Abaixo, você encontra a explicação para alguns destes problemas e a solução provisória dos mesmos.

AndroidPIT Samsung Galaxy S5 android recovery screen
O Galaxy S5 recebeu o update para o Android 5.0 Lollipop, mas não ficou livre dos bugs do sistema. / © ANDROIDPIT

Vale lembrar que para alguns usuários do Galaxy S5, o Lollipop está funcionando muito bem. Contudo, assim como aconteceu com os proprietários do Nexus 5 ou do Moto G, por exemplo, alguns dispositivos estão apresentando erros com o wifi, o Bluetooth e performance. Assim que o update OTA bateu na barra de notificações dos usuários brasileiros do Galaxy S5 no início desta semana, muitos erros começaram a ser reportados no nosso fórum. Abaixo você encontra uma lista com os problemas já conhecidos do Galaxy S5 rodando com Android Lollipop e a solução mais eficaz para o erro.

Como solucionar o problema com a bateria no Galaxy S5

O problema

Nesta semana, publicamos o teste de bateria do Galaxy S5 realizado pelo GSM Arena, onde o dispositivo demonstra a melhor autonomia de bateria entre os aparelhos que já receberam o Android 5.0 Lollipop. Entretanto, a bateria também passou a ser uma das maiores dores de cabeça para determinados usuários do GS5 depois do update do SO.   

A solução

Apesar de não haver uma solução definitiva para este problema (a não ser uma atualização corretiva), existem algumas ações que você pode tomar para manter a bateria do aparelho por mais tempo. De acordo com os desenvolvedores, aplicativos de terceiros são a maior causa dos problemas de autonomia da bateria em aparelhos recém-atualizados. Assim, a primeira sugestão é fazer uma varredura no seu Galaxy S5 para ver qual aplicativo pode estar drenando a energia do dispositivo.

Para tanto, recomendo a inicialização do aparelho em Modo de Segurança, isso fará com que os aplicativos de terceiros sejam desativados e você possa identificar qual app está sugando a energia do seu Galaxy S5. Claro que será necessário desinstalar algum aplicativo, por isso, você terá que colocar na balança, mais tempo de uso do celular ou a funcionalidade de determinados softwares.

Para inicializar o Galaxy S5 em modo de segurança você precisa desligar o aparelho, depois pressione e segure os botões de energia e volume para baixo ao mesmo tempo. Solte o botão de energia e mantenha o de volume para baixo pressionado enquanto o aparelho inicializa. Para se certificar de que você está em Modo de Segurança, uma mensagem será mostrada na parte inferior da tela indicando que o Galaxy S5 está em Modo de Segurança.

Como solucionar problemas com wi-fi no Galaxy S5

Problema 

Usuários estão reclamando de problemas com a conexão wifi apresentando lentidão e instabilidade, o que causa a interrupção da conexão o tempo todo.

wifi galaxy s5 problemas solucoes

Galaxy S5 rodando com Lollipop: Como solucionar o com wi-fi. / © ANDROIDPIT

Solução

Reinicie o dispositivo e o roteador local ou o modem, caso isso não funcione, será necessário então acessar as configurações de rede no Galaxy S5. O primeiro passo é forçar o celular a esquecer a rede Wi-Fi a qual estava conectado. Para tanto acesse Configurações > Conexões de Rede > WiFi > clique sobre a rede e, em seguida "esquecer". Depois, basta inserir a senha novamente e  reconectar-se à rede disponível.

Como solucionar o problema com o Bluetooth no Galaxy S5

Problema 

O Lollipop trouxe alguns problemas de uso do Bluetooth no Galaxy S5. Ao que tudo indica, apesar de conseguir conectar aparelhos usando o recurso, o dispositivo não consegue manter a conexão Bluetooth entre os mesmos.

bluetooth galaxy s5 problemas solucoes

Galaxy S5 rodando com Lollipop: Como solucionar o problema com o Bluetooth. / © ANDROIDPIT

Solução

Caso o seu aparelho esteja apresentando tal bug, a primeira coisa a fazer é ligar e desligar a função nas configurações do dispositivo, ou mesmo na barra de atalhos rápidos. Tente fazer isso e manter um intervalo de cinco minutos entre ativar e desativar o Bluetooth. Caso isso não tenha resolvido o problema, acesse as configurações de Bluetooth e esqueça o dispositivo conectado em "desparear".

Aqui você também poderá usar o recurso do Modo de Segurança para desativar aplicativos de terceiros e ver se algum deles está causando o problema com o Bluetooth.

Como solucionar o problema de superaquecimento no Galaxy S5

Problema 

Desde o lançamento do Galaxy S5, o superaquecimento do aparelho já era um problema. Porém, de acordo com alguns usuários do aparelho, ele passou a esquentar de forma anômala após o update para a versão 5.0.

Solução

Se o seu GS5 está com aquecimento excessivo, especialmente próximo ao local onde a bateria está localizada, uma sugestão simples é diminuir o brilho da tela a partir das configurações do celular, uma vez que é o hardware que mais consome bateria. Outro conselho que você deve levar em consideração é reduzir o modo de repouso da tela para 15 segundos.

Se depois disso você ainda continuar com o problema de superaquecimento, então comece a considerar um problema físico com a própria bateria. Verifique se existe algum inchaço ou vazamento na parte traseira do seu Galaxy S5, se você notar algo fora do normal, leve seu celular para uma assistência técnica.

Como solucionar os problemas de performance no Galaxy S5

Problema 

Comumente, um dos primeiros problemas que ocorrem após a atualização do sistema operacional de um smartphone ou tablet é o desempenho lento. No caso do Galaxy S5, muitos aparelhos passaram a apresentar má performance.

apps galaxy s5 problemas solucoes

Galaxy S5 rodando com Lollipop: Como solucionar os problemas de performance. / © ANDROIDPIT

Solução

Para corrigir isso, você pode começar por remover dados de aplicativos e limpar a partição de cache. A partição de cache é onde o SO armazena dados temporários do sistema, como downloads, e isso pode afetar diretamente a performance do Galaxy S5 caso o sistema não entenda o que está acontecendo.

Primeiro vamos cuidar dos dados dos aplicativos. Vá até Configurações > Aplicativos e escolha o aplicativo cujos dados você deseja limpar. Toque em "Limpar dados" e, em seguida, "Limpar Cache". Repita o processo com outros aplicativos que você suspeita estarem monopolizando o espaço de armazenamento do seu smartphone.

Uma vez que você tiver feito isso, desligue o telefone e, em seguida, pressione e segure os botões de energia e volume para baixo. Aguarde até que o telefone vibre e o logotipo da Samsung apareça na tela. Depois use o botão de volume para baixo para navegar até "Wipe Cache Partition". Selecione o recurso e vá fazer um café, pois o processo pode ser demorado. Reinicie o seu telefone quando estiver terminado.

Se o problema parecer afetar apenas aplicativos específicos, aconselho desinstalar os mesmos, reiniciar o Galaxy S5 e reinstalar os aplicativos novamente.

Agora, se você tentar todas as dicas acima e o seu Galaxy S5 ainda estiver apresentando problemas, a única solução será voltar para a versão anterior do Android, o KitKat. Antes de fazer o downgrade do sistema operacional do Galaxy S5, entretanto, certifique-se de fazer um backup dos seus dados.

E aí, o seu Galaxy S5 apresentou algum dos bugs relatados acima após a atualização do SO para Android 5.0 Lollipop? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Ir para o comentário (184)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

10 anos de experiência testando smartphones e outros gadgets. Mesmo tendo mergulhado de cabeça no ecossistema da Apple recentemente, o Android ainda é uma das minhas paixões. Já fui editora-chefe do AndroidPIT e Canaltech no Brasil, hoje escrevo para o mercado dos EUA. Me chama no Twitter (@apequenarinaldi)!

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
184 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • EuAilson Cordeiro 1
    EuAilson Cordeiro 13/01/2018 Link para o comentário

    Galaxy S5 rodando com Lollipop: Como solucionar o com wi-fi.
    Meu amigo, essa ajuda apresenta?!! Tenha paciência né! Tem algo melhor não?


  • 1
    Jonatas Araujo 14/03/2017 Link para o comentário

    o meu s5 nao reconhece os chips, ja comprei outros, e continua do msm jeito, o pior pessoal, q esse é o terceiro q acontece isso!


  • Chapa Gsi 1
    Chapa Gsi 06/12/2016 Link para o comentário

    tenho um s5 mini e quando conecto o carregador ele mostra que esta carregando mas a bateria vai ao 0! comprei outra bateria e esta a mesma coisa! formatei o celular fiz uma dezena de procedimentos, mas tudo funciona corretamente ate depuraçao usb. inventei um carregador que carrega a bateria fora do celular e assim esta sendo, enquanto uso uma deixo carregando a outra infelizmente. gostaria que voltasse ao normal. Fiz algumas pesquisas e acabei chegando a uma conclusao que o proprio fabricante " queima o circuito" atravez de atualizaçoes, facilitando assim a compra de novos aparelhos. Fiquem em cautela amigos...


  • Luan Santana 1
    Luan Santana 22/09/2016 Link para o comentário

    Pessoal preciso de ajuda !! Meu S5 so ta carregando no (modo aviao) ! Pois se por o carregador sem esta no modo aviao ele trava ! Ajudem por favor ! OBG


  • Alex Tenório 1
    Alex Tenório 05/08/2016 Link para o comentário

    olá eu tenho um aparelho Galaxy s5 G900M e a camera principal apresenta um tipo de embaçamento ou desfoque em qualquer situação seja foto ou video, já comprei um câmera nova original e o problema perciste, gosto muito do meu aparelho mas não sei o que fazer pra solucionar esse problema, será que alguém pode me dar um luz quanto a isso?
    agradeço desde já!!


  • 1
    Daniela Profeta 11/12/2015 Link para o comentário

    Sempre que entro em Galeria (fotos) aparece uma mensagem dizendo: Samsung Link Plataform parou.
    Daí em diante ele fecha minha galeria e não consigo visualizar e muito menos editar minhas fotos.
    Já excluí mais que 700 fotos e mais de 200 vídeos porque achei que poderia estar com a memória cheia, mas mesmo assim o problema continuou e isto e isto ocorre com frequência.
    Alguém sabe me dizer o que devo fazer para parar de aparecer esta mensagem e poder voltar à editar minhas fotos?
    Obrigada pessoal!!


    • 1
      Daniela Profeta 11/12/2015 Link para o comentário

      Ahhh esqueci de dizer....o meu aparelho é o Galaxy S5 Mini


      • Rafael Alexandrino 3
        Rafael Alexandrino 14/02/2016 Link para o comentário

        Tenta fazer uma restauração de fábrica pq na maioria dos casos funciona! Ps.: não esqueça de salvar todos os conteúdos da memória interna para um pen drive, pc ou armazenamento em nuvem!


    • Liége Btlz 1
      Liége Btlz 06/04/2016 Link para o comentário

      Putz estou com mesmo problema tbm s5 mini... ate agora nao consegui resolver. Sp trava e,aparece essa mag galeria quase restaurando de fabrica.
      Se alguém souber algo pls me mande email liege.face@gmail.com


      • Liége Btlz 1
        Liége Btlz 06/04/2016 Link para o comentário

        ..


  • 2
    Angelo Americano 07/11/2015 Link para o comentário

    Tenho um Galaxy S5 e por algum motivo o Facebook parou de carregar, já desentalei e reinstalei diversas vezes e o problema persiste. Qual a solução? Obrigado.


  • 1
    Ricardo Rabelo 10/10/2015 Link para o comentário

    Pessoal, o meu gakaxy S5 está sem acesso de escrita ao sdcard, apenas para leitura... reinício o celular e ele permite durante um tempo depois bloqueia. Alguém sabe como resolver isso? Obrigado


  • 2
    Georgia Annes 18/09/2015 Link para o comentário

    Comprei um s5 , faz seis meses hoje, agora ap noite, utilizando whats app, o teclado ficou duplicando na tela , na parte superior atrapalhando a digitalização e a leitura das mensagens. Como resolver isso? Alguém pode ajudar?

    alahdjinRicardo Rabelo


    • 2
      Pedro Rodrigues 08/12/2015 Link para o comentário

      Eu também fico assim.



      Mas você conseguiu resolver o seu problema como?

      alahdjin


    • 1
      Wellington Oliveira 12/02/2016 Link para o comentário

      Oi como você conseguiu resolver este problema, o meu esta assim e eu não sei o que fazer...


    • alahdjin 1
      alahdjin 23/02/2016 Link para o comentário

      Exatamente o que acontece com o meu. Não sei como resolver. Se alguém souber, por favor...


    • Guilherme Pucciarelli 1
      Guilherme Pucciarelli 16/08/2016 Link para o comentário

      Olá, o que você fez para consertar este defeito do seu S5? O meu a parte de baixo da tela aparece em cima e fica impossível de usar qualquer coisa no aparelho


    • Camilla 1
      Camilla 17/09/2016 Link para o comentário

      Georgia, vc chegou a enviar para assistencia tecnica? O meu tb está assim, mas ja saiu da garantia. A regiao da placa superaquece, ele duplica as imagens ou distorce, e trava se insistir. Quando trava a tela fica como se fosse uma imagem de TV fora do ar... e nao volta mais. Algumas vezes ele até reiniciou sozinho, mas na maioria das vezes, tenho que retirar a bateria e aguardar um tempo. Ja desinstalei Apps, já resetei... nada adiantou.


  • Lucas nunes 1
    Lucas nunes 15/09/2015 Link para o comentário

    Olá estou com um galaxy s5 com um problema de som ele fica direto com o ícone de fone de ouvidos ligado sem estar com o fone e não dá para fazer nem atender ligações e nem da para ouvir qualquer tipo de mídia pesso a ajuda de vcs para que eu possa solucionar este problema desde já obrigado


    • Rafael Alexandrino 3
      Rafael Alexandrino 14/02/2016 Link para o comentário

      O meu S5 também ficou assim uma vez e o que fiz pra resolver foi soprar a entrada p2 do fone de ouvido, pois eu havia colocado ele na água e provavelmente ficou alguma partícula de água dentro!

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.