iPadOS 15: tchau, tchau, tablets Android

iPadOS 15: tchau, tchau, tablets Android

A Apple anunciou o iPadOS 15 na WWDC 2021, dando ao seu sistema operacional para tablets uma grande atualização. Com esta nova versão, a Apple continua quebrando os limites entre o computador e o tablet.

Foi apenas há alguns dias que falamos sobre o novo iPad Pro e o fato de que o tablet poderia funcionar como um computador perfeito — mas não por causa de seu sistema operacional. Com o iPadOS 15, a Apple continua reduzindo a distância entre o tablet e o computador.

Não, o iPad não se tornará um computador como o conhecemos e o usamos hoje. Mas especialmente para as pessoas que trabalham muito com a Apple Pencil, um iPad com iPadOS 15 pode ser a melhor escolha no futuro.

Widgets interativos: uma tela personalizada para cada situação

Os usuários de iPhone (e Android) já estão familiarizados com esta função. Uma ou mais telas iniciais podem ser preenchidas com widgets em três tamanhos diferentes. Como você tem mais espaço no iPad, claro, há um quarto tamanho de widget, ainda maior, no iPadOS 15.

Biblioteca de aplicativos se torna o Launchpad no iPad

Este é outro recurso que vimos no iOS até agora também está vindo para o iPad com a nova atualização. Mas ao contrário do iPhone, a "Biblioteca de Apps" pode ser aberta a qualquer momento e a partir de todas as telas iniciais. A ferramenta serve para banir completamente os aplicativos que você não usa regularmente ou muito raramente de suas telas iniciais, mas sem apagá-los do tablet.

Screenshot 2021 06 07 at 19.40.57
Parece com o iPhone, mas pode ser aberto de qualquer lugar: a nova biblioteca de apps no iPadOS 15 / © Apple

Quem têm um Mac provavelmente já conhece o "Launchpad". Ele é o recurso que lista todos os aplicativos Mac como um índice, para que você possa abrí-los a partir dele. Entretanto, a Apple está usando o design do iPhone e agrupando os aplicativos em pastas baseadas no contexto.

Isto permite abri apps adicionais a qualquer momento, que podem então ser colocados em cima da janela atual, ou dispostos um ao lado do outro em tela dividida.

Multitarefa no iPad: um pequeno e primeiro passo em direção ao computador

Fiquei realmente empolgado quando Craig Federighi também anunciou a multitarefa para o iPad na keynote da WWDC21. Algo que os donos do tablet esperam ansiosamente a cada evento, mas...

Não que eu tenha ficado decepcionado. A nova multitarefa serve o seu propósito e também é bem resolvida. Mas provavelmente eu esperava um pequeno passo a mais.

Com a multitarefa, você pode alternar para Split View ou Slider Over através de um novo controle na parte superior da tela. Isto dá acesso muito mais rápido à tela inicial. Você também pode então mostrar várias janelas ou visualizá-las no Mail. Isto é muito legal, mas parece mais um tablet do que um computador.

Naturalmente, isto também é um pouco intencional — e certamente também vai no sentido de muitos usuários que apreciam a ausência de distrações ao usar um tablet.

Novos atalhos de teclado para o iPad

Esta nova característica vale um subtítulo próprio, embora não tenhamos sido informados durante a apresentação exatamente quais atalhos estavam chegando — sou um grande fã de atalhos de teclado, e no iPad não é diferente.

Quando uso o iPad com um teclado, tento evitar ao máximo digitar na tela ou usar o mouse. Ter mais atalhos (provavelmente) tornará muito mais fácil o trabalho multitarefa.

Foco: escolha no que você quer se concentrar

Este recurso foi anunciado para o iOS 15, mas é claro que ele também está vindo para o iPad. Como anteriormente especulado, a Apple anunciou um recurso que leva o nome "Foco", com isso, a empresa está expandindo o recurso "Não Perturbe". Se você a ativou, as chamadas e mensagens não serão notificadas.

Desta forma, você pode se concentrar melhor no que você realmente quer — ou deveria — fazer.

Screenshot 2021 06 07 at 19.49.09
As novidades mais importantes do iPadOS 15 em uma imagem / © Apple; Captura de tela: NextPit

O Foco aprende quais contatos ou aplicações você usa em certas situações do dia-a-dia e então sugere quem ou o que pode enviar mensagens em certos momentos. Se você estiver no trabalho, receberá mensagens prioritárias que combinem, e vice-versa quando estiver em casa.

Uma vez que o status é ativado em um dos dispositivos Apple, ele se aplica a todos os outros também. Se um contato que não se encaixa no contexto da minha vida quiser me contactar, ele ou ela receberá uma mensagem dizendo que eu não quero ser incomodado naquele momento.

Um novo painel de Mensagens oferece uma coleção organizada de mensagens que podem ser entregues a você em um horário escolhido, como de manhã ou à noite.

Um novo aplicativo de Notas para anotações rápidas e organizar com tags

O aplicativo Notas no iPad não é, francamente, um dos meus favoritos quando se trata de fazer anotações. Só não há opções suficientes para formatar a nota e estruturar rapidamente as ideias, mas eu o uso com bastante freqüência porque é uma maneira relativamente rápida e fácil de compartilhar o que você escreveu com outras pessoas.

Além disso, basta um simples toque com o Apple Pencil no iPad bloqueado - e você pode criar uma nova nota.

No futuro, a Apple está facilitando ainda mais o uso do aplicativo Notes no iPad — e tenho certeza de que estarei usando o aplicativo muito mais como resultado. Com o iPadOS 15, você pode abrir um pequeno bloco de notas de praticamente qualquer aplicativo e rapidamente rabiscar algo para baixo.

Se você estiver trabalhando em uma nota com outra pessoa, você pode mencionar algo a ela, e tags podem ser usadas para adicionar mais contexto para que você possa encontrar as anotações rapidamente mais tarde.

Screenshot 2021 06 07 at 19.45.29
O bloco de notas pode ser aberto a partir de qualquer aplicação / © Apple; Screenshot: NextPit

Live text - não parece muito. Mas pode se tornar realmente importante

Deixe-me destacar mais uma novidade que tem o potencial de se tornar algo indispensável:

Há sempre recursos que você usa em um aparelho, mas sente muita falta quando muda para outro dispositivo. Para mim, no meu Mac, por exemplo, é a capacidade de adicionar rapidamente as informações nas assinaturas de e-mails em contatos na agenda. Ou melhor, ser capaz de abrir mapas com um clique em um endereço.

Com o iOS 15 e o iPadOS 15 vem o Live text — e ele pode se tornar um recurso desse tipo. A Apple aparentemente construiu um scanner OCR (Optical Character Recognition - Reconhecimento Óptico de Caracteres) bem funcional nos sistemas operacionais que podem reconhecer texto em uma foto.

Isto possibilita o controle interativo de números de telefone em uma foto, ou tirar uma foto do código Wi-Fi em uma cafeteria e inserir a senha diretamente.

Opinião do autor

Não foi bem a grande atualização que eu imaginei anteriormente. Mas o iPadOS 15 tornará o melhor tablet da atualidade — o iPad — ainda melhor. Não consigo pensar em outro tablet com outro sistema operacional que ofereça tanto e possa fazer tanto quanto um iPad.

A batalha certamente será decidida no preço. O iPad custa quase o preço de um notebook tradicional, e certamente não será capaz de cobrir todas as suas funcionalidades. Mas para aqueles que gostam de trabalho criativo ou focado, aqueles que muitas vezes ficam aborrecidos por terem muitas janelas abertas no final enquanto sabem que não precisam de todas elas — o iPadOS 15 será um grande próximo passo.

Outros recursos do anúncio oficial

Por favor, me perdoe por copiar a lista de outras novidades aqui, mas provavelmente são de interesse para alguns. Infelizmente, não há tempo e espaço suficientes para todos os detalhes.

  • Com o Controle Universal, os usuários podem trabalhar com apenas um mouse e teclado, alternando suavemente entre o iPad e Mac sem a necessidade de configurar este recurso. Os usuários podem até mesmo arrastar e soltar conteúdo entre dispositivos. Isso é útil se você estiver usando o Apple Pencil para fazer um desenho no iPad e depois quiser adicioná-lo ao Keynote no Mac.
  • Compartilhado com você procura por artigos, músicas, programas de TV, fotos e mais compartilhados em conversas de mensagens e as exibe em aplicativos como Fotos, Safari, Apple News, Música, Podcasts e o aplicativo Apple TV. Isto facilita o acesso rápido a informações contextuais.
  • O app Fotos vêm com a maior atualização já feita para o recurso de memórias, com um novo visual, uma interface interativa e integração com a Apple Music que usa a inteligência no dispositivo para personalizar as sugestões de músicas que evocam memórias.
  • O app Mapas traz novas maneiras de navegar e descobrir o mundo, com detalhes aprimorados em bairros, distritos comerciais, elevações, edifícios, cores e rótulos revisados das ruas, pontos de referência personalizados (por enquanto apenas nos EUA) e um novo modo noturno com luz da lua.
  • A privacidade é levada a um novo nível com novas proteções, características de transparência e controles. A privacidade dos e-mails ajuda a evitar que os rastreadores abusem de e-mails, e o Relatório de Privacidade do aplicativo mostra como os aplicativos compartilham informações com outras empresas.
  • Siri foi projetada para proteger ainda mais a privacidade. Com o reconhecimento da fala no dispositivo, os pedidos de áudio da Siri são totalmente processados no iPad por padrão e melhoram notavelmente o desempenho. Siri traz notificações para a AirPods, para que os usuários possam facilmente compartilhar seu conteúdo de tela com a Siri e muito mais.
  • O iCloud+ reúne tudo o que os usuários adoram no iCloud com novos recursos exclusivos como endereço de e-mail oculto, suporte expandido ao HomeKit Secure Video e um novo serviço inovador de privacidade na Internet, o iCloud Private Relay - tudo isso sem custo adicional. Os assinantes existentes do iCloud irão atualizar automaticamente para o iCloud+ neste outono. Todos os planos iCloud+ podem ser compartilhados com membros de um mesmo grupo familiar. Desta forma, todos podem desfrutar das novas características, opções de armazenamento e de uma experiência melhorada deste serviço.
  • Novos recursos de acessibilidade foram projetados para melhor suportar a forma como os usuários trabalham. A leitura da tela VoiceOver agora usa a inteligência no dispositivo para descobrir objetos dentro das imagens, para que os usuários possam agora aprender ainda mais detalhes sobre pessoas, textos, dados de tabelas e outros objetos em imagens. O suporte a dispositivos de rastreamento ocular de terceiros permite aos usuários controlar o iPad apenas com os olhos. O ruído de fundo é reproduzido continuamente e se mistura com outros sons de áudio e de sistema para mascarar ruídos externos ou ambientais indesejados e ajudar os usuários a se concentrar e permanecer calmos. As ações sonoras permitem personalizar comandos com sons da boca. Os usuários podem personalizar o display e o tamanho do texto para cada aplicativo.

Disponibilidade do iPadOS 15

O beta do iPadOS 15 para desenvolvedores está disponível hoje para os membros do Programa Apple Developer Program em developer.apple.com, e um beta público estará disponível no próximo mês para os usuários do iPadOS em beta.apple.com.

O iPadOS 15 tem lançamento anunciado para esta primavera (outono no hemisfério norte), compatível com os modelos iPad mini 4, iPad Air 2, iPad 5 e iPad Pro e seus sucessores.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.