NextPit

IPVA 2021: Como consultar valor e calendário

IPVA 2021: Como consultar valor e calendário

Janeiro é período de repensar e organizar dívida, ficar de olho nas taxas, nos impostos e nas responsabilidades ficais a serem cumpridas e que estão tão envolvidas em nosso cotidiano. Uma das preocupações mais comuns e pertencentes à um grupo não tão seleto da sociedade, é o aumento e/ou pagamento do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA).

Este imposto é cobrado daqueles que possuem veículos em todo o Brasil, porém, é um imposto estadual ou seja, pode ter um valor, taxação e alteração diferente em cada uma das 27 unidades federativas do Brasil. Então para estar atento à atualização do imposto de veículo automotor do seu estado é muito simples.

Procure o portal de informação ou calendário de IPVA do seu estado na internet. É provável que seu estado tenha um endereço virtual (site) onde todas as informações são confiáveis. Esta é a fonte mais correta para você obter as suas informações.

Não apenas os valores podem mudar, mas também as condições de pagamento, como datas e, descontos, vencimentos, quantidade de parcelas disponíveis e etc.

Para te ajudar, você pode encontrar o calendário, clicando no nome do seu Estado na lista abaixo.

Unidades Federativas do Brasil

Acre (AC) Alagoas (AL)
Amapá (AP) Amazonas (AM)
Bahia (BA) Ceará (CE)
Distrito Federal (DF) Espírito Santo (ES)
Goiás (FO) Maranhão (MA)
Mato Grosso (MT) Mato Grosso do Sul (MS)
Mina Gerais (MG) Pará (PA)
Paraíba (PB) Paraná (PB)
Pernambuco (PE) Piauí (PI)
Rio de Janeiro (RJ) Rio Grande do Norte (RN)
Rio Grande do Sul (RS) Rondônia (RS)
Roraima (RR) Santa Catarina (SC)
São Paulo (SP) Sergipe (SE)
Tocantins (TO)  

ISENÇÃO

Há muitos que se perguntam também sobre a possibilidade de isenção de impostos também. Esta é outra regra quer pode variar um pouco para cada estado. 

Em 2021, a informação que temos sobre a isenção, é de que fica livre dos impostos veículos fabricados a no mínimo X anos. E cada estado vai definir quanto tempo é. Veja a lista:

10 anos: Roraima e Rio Grande do Norte

15 anos: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins

18 anos: Mato Grosso

20 anos: Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul

VALOR

A alíquota (percentual) cobrada, pode mudar para tipos de veículos também. Mas é importante saber que este imposto é sobre o valor venal do veículo.

O valor venal, é aquele que consta na tabela de preços médios para compra e venda de veículos no mercado. Por isso pode mudar de Estado para Estado. Costuma estar disponível na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Qualquer proprietários, comprador ou arrendatários de veículos pode consultar a tabela. Para isto, você deve pesquisar a tabela venal do seu estado para o IPVA de 2021. o departamento de trânsito local costuma deixar disponível, mas também o site do governo. Pesquise também pelas informações da secretaria da fazenda do Estado.

É importante fazer uma boa pesquisa e ver as informações nos sites oficiais. 

O que você achou deste artigo? Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!

Fonte: Nibank

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.