NextPit

Brincadeira em que Microsoft enterrou iPhone para promover Windows Phone faz oito anos

AndroidPIT e reading 0916
© NextPit

É incrível como o tempo passa rápido. Parece que foi ontem quando funcionários da Microsoft fizeram uma brincadeira que chamou atenção de todo o mundo. Há exatamente oito anos, no dia 10 de setembro de 2010, funcionários da empresa de Bill Gates realizaram um funeral no iPhone e BlackBerry.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Para promover o lançamento do Windows Phone 7, os empregados da Microsoft organizaram literalmente um funeral, onde desfilaram pelas ruas com roupas a caráter de um enterro, juntamente com um carro que parecia um carro que transporta o caixão em um funeral. Na ocasião, a mensagem passada era que com o lançamento do Windows Phone 7, as pessoas poderiam desfazer do seu iPhone e do seu BlackBerry, pois o novo sistema da Microsoft veio para enterrar os smartphones citados.

Entretanto, não foi bem isso o que aconteceu. Estamos agora em 2018 e o iPhone continua firme e forte brigando pela liderança com a Samsung e Huawei. Enquanto isso o sistema operacional da Microsoft para smartphones está morto. Já o BlackBerry não passa por um bom momento, entretanto continua vivo. Vamos relembrar o que de fato aconteceu para esse declínio todo da Microsoft em relação ao sistema mobile.

4c8aa3f97f8b9a3a33340100 480 287
Enterro do iPhone / © businessinsider.com

O CEO da Microsoft Steve Ballmer apostou pesado no Windows Phone, tanto que foi ele que comprou a gigante Nokia. Entretanto, não demorou muito e Ballmer deixou o cargo, época essa que as vendas dos primeiros modelos Nokia com Windows Phone estavam bem. Com sua saída, quem assumiu o cargo foi Satya Nadella e foi aí que o problema veio.

4c8aa3f77f8b9a6227fe0300 480 287
O Ato chamou bastante atenção / © businessinsider.com

Satya Nadella se desfez totalmente da marca Nokia, e os smartphones que antes eram chamados de Nokia Lumia, passaram a se chamar apenas Lumia. Além disso, muitos outros problemas começaram a surgir, como por exemplo o fato de os desenvolvedores começarem a perder o interesse em lançar seus jogos e aplicativos para a plataforma. Com o isso o Windows Phone foi perdendo força e morreu, dando lugar ao Windows mobile que teve seu suporte encerrado no início desse ano.

Atualmente não temos mais a Microsoft no ramo de smartphones, entretanto, os rumores sobre o Project Andromeda, uma suposta mistura de PC com smartphone, continua a circular. Eu espero muito que a Microsoft venha com algo diferente para esquentar essa briga no mercado de smartphones.

E você, acredita que a Microsoft pode vir forte com o projeto Andromeda?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

19 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • job Marques 11/09/2018 Link para o comentário

    Tive TODOS os Lumias e TB os de outras empresas como BLU e HTC ,sempre gostei muito do sistema , me atendia bem sem problemas além me possibilitar dar uma banana ao duopólio IOS / Android .previsíveis e estagnados ,basta ver que vc muda de vários aparelhos ,como meu caso EA diferença e minima ou nula . Mas não como não tenho ações da Microsoft não tenho porque lamentar , foi uma decisão do novo CEO ,em ambientes corporativos não se chora decisões equivocadas ,corrigem na .foi o que aconteceu com o WP ,mas continuo acreditando na afirmação do indiano que assegurou que este estágio dos Smartphones está acabado . Quem sabe não será a Microsoft que vira com a evolução .....


  • Fernando 11/09/2018 Link para o comentário

    a MS fez muitas promessas e deixou muitos usuários que eram leais ao sistema(tão leais quanto a comunidade da Apple) com esperanças, ai, desistiram e abandonaram td. Uso muitos Lau chers do WP pra matar a saudade, mas não sei se voltaria pra um futuro sistema deles, como o mito Surface Phone (se um dia ele existir). Quem gostava mesmo, saiu do WP frustrado, e como eu, dificilmente volta. Um launcher como Squarehome2 ou wplauncher resolve hahaha.


  • Fernando 11/09/2018 Link para o comentário

    Tem uma ironia aqui, meus Lumias 830 e 640 xl receberam uma atualização cumulativa ainda mês passado, enquanto meu Galaxy A9 pro, não sai do Android 7.0 hahahhahahaa. Vai sair, mas vai demorar. pelo menos meu tablet ta com o 8.0.


  • José Luís Silva Martiniano 11/09/2018 Link para o comentário

    É complicado afirmar alguma coisa a respeito, visto que valores vultosos foram investidos e o retorno não veio como esperavam, pelo contrário, parece que " o tiro saiu pela culatra".


  • Thiago Lee 10/09/2018 Link para o comentário

    Microsoft não quis investir no próprio sistema, preferia lançar atualizações pontuais pro Android e pro IOS.
    Lembro de vários aplicativos proprietários da MS, que ela foi e lançou direto pra IOS e Android e disse que não tinha previsão para o próprio sistema... Vai entender onde estavam com a cabeça!


  • Bruno Louredo 10/09/2018 Link para o comentário

    kkkkk e quem morreu?


  • Magno Sousa 10/09/2018 Link para o comentário

    Foi um sistema bom,mas nao vingou,neh Microsoft!


  • Jonas Ferreira 10/09/2018 Link para o comentário

    Eu tive vários lumias! Achava rápido e prático! O sistema era fluido e o teclado era ótimo! Eu acho q o sistema não era forte na beleza. Em teoria a compra da Nokia era pra ter dado certo, já q o Windows não tem tantas camadas como o Android e a Microsoft dominaria tanto o hardware como o software e já tinha experiência com remuneração de desenvolvedores adquirida no Xbox


  •   41
    Conta desativada 10/09/2018 Link para o comentário

    Eu sempre achei que esse SO seria promissor... A experiência de uso completa de um computador na palma da mão...

    Mas, infelizmente, não vingou. Fazer o que...


    • Deivis Schuman 10/09/2018 Link para o comentário

      Acho que a grande culpada por não ter vingado foi as decisões erradas da MS


  • Hugo Morais 10/09/2018 Link para o comentário

    Eu gostava do sistema, tive 3 aparelhos ( Luma 710, 925 e 630), mas tive que sair não pelo sistema e sim pela falta de apps, e os que tinham estavam totalmente desatualizado em relação ao Android. Uma pena, M$ podia ter investido mais nos desenvolvedores.


  • Jaime Vieira Junior 10/09/2018 Link para o comentário

    Foi tarde, o maior lixo já lançado na história da tecnologia, só fanboys da Microsoft um dia acreditaram nessa porcaria de sistema.


  • Ivan Baptista 10/09/2018 Link para o comentário

    Usei por mais de um ano essa aberração de sistema. Teria sido melhor ter continuado com meu Xperia E1, de apenas 512MB de RAM. Seria mais lucrativo do que usar um aparelho mais parrudo, mas embarcado com Windows Phone.

    Para revender aquilo, deu um trabalhão. Adeus e até nunca mais, WP! 🤮


  • Phelipe B. 10/09/2018 Link para o comentário

    Sabe qual é o pior de tudo?
    O Windows Phone tinha tudo para se tornar um sistema a altura do Android e do iOS!


    • Deivis Schuman 10/09/2018 Link para o comentário

      Tinha potencial sim brother Breves


      • Phelipe B. 11/09/2018 Link para o comentário

        Era minha primeira alternativa caso um dia desistisse do Android. Hoje não posso nem sonhar em deixar a plataforma, não tem sistema a altura pra mim kk

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.