NextPit

Netflix bloqueia compartilhamento de conta: saiba como trocar a senha

english multiple device collage
© Netflix

Assinantes da Netflix relatam que o serviço de streaming começou a bloquear acessos com senha compartilhada. A restrição segue a política de uso do serviço, que permite que apenas pessoas da mesma casa dividam a conta. Saiba como verificar se alguém mais está usando o seu perfil e como alterar a senha de acesso.

  • Netflix está testando bloqueio de contas compartilhadas;
  • Sistema por enquanto funciona apenas em smart TVs;
  • Detecção de abusos em smartphones e tablets é mais difícil.
NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Um dos primeiros relatos foi feito pelo perfil Chante Most no Twitter, uma foto mostra uma tela da Netflix oferecendo um período de testes grátis, indicando que a empresa detectou um acesso indevido à conta:

Se você não vive com o dono desta conta, precisa de uma conta própria para continuar assistindo.

Por enquanto só em smart TVs

Ao que tudo indica, o sistema de detecção está funcionando em pequena escala, e apenas nos aplicativos para TVs. Afinal de contas, é mais fácil identificar acessos indevidos em aparelhos grandes como televisores — que costumam ficar instalados no mesmo local por longos períodos —, enquanto smartphones e tablets podem ser utilizados em diferentes locais, dificultando a verificação.

Netflix detects account sharing
Tela permite confirmar que o usuário é dono da conta / © DOP3Sweet/Twitter

Na imagem compartilhada no Twitter, só após o aviso do uso indevido, a Netflix oferece opções para confirmar a propriedade da conta. A ferramenta permite receber um código de verificação por e-mail ou SMS, além de uma opção para verificar mais tarde.

Em resposta ao site The Verge, um porta-voz da Netflix confirmou o sistema de detecção, indicando que se trata de um teste “projetado para garantir que a pessoa usando a conta da Netflix tem autorização para isso”. Segundo os termos de uso do serviço, apenas pessoas da mesma casa podem compartilhar uma conta:

4.2. O serviço Netflix e qualquer conteúdo visualizado por meio do serviço são para seu uso pessoal e não comercial e não podem ser compartilhados com pessoas fora de sua casa.

Como proteger sua conta da Netflix

A melhor maneira de impedir acessos indevidos à sua conta da Netflix — e evitar ser bloqueado caso o serviço expanda a detecção de contas compartilhadas — é utilizar uma senha mais segura, evitando combinações como “123456”, “senha”, “111111” e números fáceis de identificar. Para fazer isso, basta acessar o painel de configurações da conta:

  1. Abra o aplicativo e toque na imagem de perfil;
  2. Desça até o final da tela e toque em “Conta”;
  3. Na tela que abre no navegador, escolha a opção “Alterar senha”;
  4. Confirme a senha atual, digite duas vezes a nova senha e marque a opção “Exigir login com a senha nova em todos os aparelhos” e então pressione o botão “Salvar”.
2021 03 15 Netflix Senha PT
Alteração da senha dificulta o uso indevido da conta / © NextPit

A opção marcada na última tela obriga que todos os celulares, tablets, computadores e TVs com acesso à conta tenham que digitar a nova senha definida pelo dono da conta, impedindo o uso dos perfis por pessoas não autorizadas.

Como verificar acessos indevidos na conta da Netflix

Outra ferramenta para confirmar a segurança da senha na Netflix é a página que identifica acessos recentes à conta. A verificação pode ser consultada na própria tela de configuração da conta, e depois seguindo o caminho abaixo:

  1. Toque na opção “Atividade de transmissão recente nos aparelhos”;
  2. A tela que abre mostra quais aparelhos (celular, tablet, smart TV, computador) acessaram recentemente a conta, e em qual cidade eles estavam.
2021 03 15 Netflix verificar
Acessos à mesma conta em cidades diferentes pode levantar suspeitas / © NextPit

Caso algum dos acessos pareça indevido, a melhor medida é trocar a senha, seguindo os passos acima. Uma alternativa é usar a opção “Encerrar a sessão em todos os aparelhos” na tela de configurações, mas caso a senha não tenha sido alterada, qualquer pessoa que a conheça poderá cadastrar a conta novamente.

Por enquanto, o sistema de verificação da Netflix para identificar acessos indevidos ainda está em teste, sem previsão oficial para entrar em uso.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios 15/03/2021 Link para o comentário

    Demorou para isto ocorrer