Netflix bloqueia compartilhamento de conta: saiba como trocar a senha

Netflix bloqueia compartilhamento de conta: saiba como trocar a senha

Assinantes da Netflix relatam que o serviço de streaming começou a bloquear acessos com senha compartilhada. A restrição segue a política de uso do serviço, que permite que apenas pessoas da mesma casa dividam a conta. Saiba como verificar se alguém mais está usando o seu perfil e como alterar a senha de acesso.

  • Netflix está testando bloqueio de contas compartilhadas;
  • Sistema por enquanto funciona apenas em smart TVs;
  • Detecção de abusos em smartphones e tablets é mais difícil.

Um dos primeiros relatos foi feito pelo perfil Chante Most no Twitter, uma foto mostra uma tela da Netflix oferecendo um período de testes grátis, indicando que a empresa detectou um acesso indevido à conta:

Se você não vive com o dono desta conta, precisa de uma conta própria para continuar assistindo.

Por enquanto só em smart TVs

Ao que tudo indica, o sistema de detecção está funcionando em pequena escala, e apenas nos aplicativos para TVs. Afinal de contas, é mais fácil identificar acessos indevidos em aparelhos grandes como televisores — que costumam ficar instalados no mesmo local por longos períodos —, enquanto smartphones e tablets podem ser utilizados em diferentes locais, dificultando a verificação.

Netflix detects account sharing
Tela permite confirmar que o usuário é dono da conta / © DOP3Sweet/Twitter

Na imagem compartilhada no Twitter, só após o aviso do uso indevido, a Netflix oferece opções para confirmar a propriedade da conta. A ferramenta permite receber um código de verificação por e-mail ou SMS, além de uma opção para verificar mais tarde.

Em resposta ao site The Verge, um porta-voz da Netflix confirmou o sistema de detecção, indicando que se trata de um teste “projetado para garantir que a pessoa usando a conta da Netflix tem autorização para isso”. Segundo os termos de uso do serviço, apenas pessoas da mesma casa podem compartilhar uma conta:

4.2. O serviço Netflix e qualquer conteúdo visualizado por meio do serviço são para seu uso pessoal e não comercial e não podem ser compartilhados com pessoas fora de sua casa.

Como proteger sua conta da Netflix

A melhor maneira de impedir acessos indevidos à sua conta da Netflix — e evitar ser bloqueado caso o serviço expanda a detecção de contas compartilhadas — é utilizar uma senha mais segura, evitando combinações como “123456”, “senha”, “111111” e números fáceis de identificar. Para fazer isso, basta acessar o painel de configurações da conta:

  1. Abra o aplicativo e toque na imagem de perfil;
  2. Desça até o final da tela e toque em “Conta”;
  3. Na tela que abre no navegador, escolha a opção “Alterar senha”;
  4. Confirme a senha atual, digite duas vezes a nova senha e marque a opção “Exigir login com a senha nova em todos os aparelhos” e então pressione o botão “Salvar”.
2021 03 15 Netflix Senha PT
Alteração da senha dificulta o uso indevido da conta / © NextPit

A opção marcada na última tela obriga que todos os celulares, tablets, computadores e TVs com acesso à conta tenham que digitar a nova senha definida pelo dono da conta, impedindo o uso dos perfis por pessoas não autorizadas.

Como verificar acessos indevidos na conta da Netflix

Outra ferramenta para confirmar a segurança da senha na Netflix é a página que identifica acessos recentes à conta. A verificação pode ser consultada na própria tela de configuração da conta, e depois seguindo o caminho abaixo:

  1. Toque na opção “Atividade de transmissão recente nos aparelhos”;
  2. A tela que abre mostra quais aparelhos (celular, tablet, smart TV, computador) acessaram recentemente a conta, e em qual cidade eles estavam.
2021 03 15 Netflix verificar
Acessos à mesma conta em cidades diferentes pode levantar suspeitas / © NextPit

Caso algum dos acessos pareça indevido, a melhor medida é trocar a senha, seguindo os passos acima. Uma alternativa é usar a opção “Encerrar a sessão em todos os aparelhos” na tela de configurações, mas caso a senha não tenha sido alterada, qualquer pessoa que a conheça poderá cadastrar a conta novamente.

Por enquanto, o sistema de verificação da Netflix para identificar acessos indevidos ainda está em teste, sem previsão oficial para entrar em uso.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 6 meses Link para o comentário

    Demorou para isto ocorrer