NextPit

Entramos na era da fragmentação dos serviços de streaming?

Best apps for movie streaming 7
© NextPit

O streaming tem se tornado um serviço bastante popular, seja no campo das músicas ou dos vídeos. É claro que algumas empresas se destacam mais, como o Spotify e o Netflix, por exemplo, que são referências nesse segmento. O Netflix é o mais conhecido, e também o que está prestes a levar um golpe pesado, que é a saída da Disney do seu portfólio.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Eu sempre fui fã de streaming, pela praticidade oferecida e pelo fato de poder encontrar músicas, vídeos e jogos no mesmo padrão de qualidade. Existem, contudo, usuários que ainda resistem a essa modalidade não apenas pelo fato de precisar pagar por algo, mas também por precisar fazer várias assinaturas de serviços diferentes e que entregam conteúdos similares.

Se eu gosto de séries da HBO, por exemplo, preciso assinar o HBO GO, que exige um pacote de TV a cabo contratado, ou então o HBO Now, que é quase o valor dos canais HBO à la carte. Acontece que muita gente passa o mês procurando por coisas novas, logo, o Netflix pode ser a melhor opção para encontrar séries originais ou filmes mais antigos. É aí que entra a segunda assinatura, com possibilidade de surgir uma terceira, caso eu queira assistir ao conteúdo exclusivo do Amazon Prime.

O Netflix é sempre a aposta principal de muita gente, embora o serviço não esteja em seu melhor momento. A empresa começou a investir pesado em conteúdo original, como séries, talk shows, musicais e até filmes, em busca de criar uma receita mais sólida do que aquela gerada através do licenciamento do conteúdo com produtoras de filmes. Aliás, esse é o maior problema do serviço, visto que o catálogo sofre mudanças mensais e que não agradam seus usuários.

Best apps for movie streaming 7
Disney vai sair do Netflix / © NextPit

O licenciamento que a Netflix faz é baseado em fatores como popularidade, custo, sazonalidade ou disponibilidade local. As produtoras disponibilizam os títulos desejados e podem retirá-los do catálogo caso não sejam renovados pela Netflix. Como vocês já sabem, inúmeros filmes entram e saem do serviço exatamente pela questão da renovação. Produtoras que não renegociam com a Netflix já contam com serviços concorrentes para fechar outras parcerias, ou então, criam seu próprio serviço de streaming, como é o caso da Disney.

A Disney deve se tornar em breve um serviço semelhante ao oferecido pela HBO, fazendo com que o Netflix invista ainda mais em conteúdo original para depender menos desses licenciamentos. Em janeiro deste ano, por exemplo, 145 produções deixaram o Netflix e não retornaram ao acervo até o momento. A saída da Disney já foi confirmada pelos executivos da companhia, que são donos também da Marvel Studios, da Lucasfilm e da Pixar. Estima-se que mais de dois mil filmes, séries e desenhos podem sair do Netflix junto com a Disney até 2019.

De um lado o usuário ganha mais poder escolha, enquanto que em outro cenário temos uma polarização que não agrada quem não quer investir em múltiplas assinaturas de serviços semelhantes. O serviço da Disney se juntará ao Amazon Prime, ao Netflix, ao HBO Now, ao Crackle e ao NetMovies, além de muitos outras que existem por aí. Sem contar aqueles que devem seguir o mesmo caminho da Disney e criar um negócio próprio.

Você acha que os serviços de streaming de vídeos deveriam ser segmentados? Assina algum desses?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Jairo rios 09/08/2017

    Vai ser a mesma desgraça da TV a cabo , fazendo uma a analogia , teremos que adquirir um monte de combos (serviços de streaming) para ter acesso a algo que interesse para assistir

  • Leandro Tavares 09/08/2017

    Eu acho que se o streaming se fragmentar demais a pirataria vai ficar mais forte ainda.

  • Lucas Aureliano 09/08/2017

    Nessa guerra, quem sai perdendo é o usuário.
    Até porque o valor da assinatura só faz aumentar.
    Imagina pagar Netflix, HBO GO, Disney, etc, etc, etc?
    Mas entendo que as companhias querem lucro.

  • Luciano Diniz 09/08/2017

    Se só fragmentar ainda está bom, problema é fragmentar a ponto de tudo ser a mesma coisa...vai ficar igual TV aberta, muitos canais, mas com programações similares... Pode até fragmentar, mas manter as exclusividades e diferenciais de cada um. Negocio é arrumar uma plataforma de pagamento única, tipo um site pra isso, ainda dando desconto pra quem assina vários serviços juntos, tipo Netflix, Telecine, HBO e etc.

  • Phelipe B. 10/08/2017

    Netflix no Brasil é a prova de que um serviço bom por um preço justo convence o usuário a não buscar formas alternativas, leia pirataria, de consumir entretenimento

91 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Henrique Veresconde 14/08/2017 Link para o comentário

    Kodi e ss iptv no meu celular e no meu TV box ,show de bola.


  • Flavio Rampazzo 11/08/2017 Link para o comentário

    A fragmentação entre vários serviços é inevitável, mas para isso gostaria de dar um pé na TV a cabo que me empurra o canal da pesca e do boi e pagar para assistir apenas o que me interessa....


  • Chris 11/08/2017 Link para o comentário

    Complicado. O momento não é favorável para gastos desnecessários, não pretendo assinar mil serviços de streaming pra ver séries e filmes. A tendência é que mais gente opte pela pirataria - e as produtoras de conteúdo são as grandes responsáveis por isso.


  • Daniel 10/08/2017 Link para o comentário

    Antes: finalmente me livrei da TV a cabo, só preciso da Netflix!
    Agora: finalmente me livrei da TV a cabo, só preciso da Netflix, Disney, HBO GO, Fox Premium... 😴


  •   42
    Conta desativada 10/08/2017 Link para o comentário

    Só espero que não aconteça com streaming de música....


  • Neto Castro 10/08/2017 Link para o comentário

    Na boa pago Netflix e não arrependo. Está lançando filmes e séries próprias que sinceramente são muito bons. Mas também existem as séries de terceiros que são ótimas e até agora na maioria a Netflix não tem deixado faltar. Só que se muitas empresas partirem pro seu próprio serviço de streaming na boa mesmo, nenhuma vai faturar. Eu vejo muitas decepções se começarem a partir pra esse pensamento. Acho que ninguém aqui é tonto de assinar 3 ou mais serviços de streaming de vídeo. Vão ficar mendigando assinantes. Isso pra nós consumidores é ótimo afinal quanto mais serviços oferecidos, menor o preço cobrado. E sobre o Vizer ja vi séries e filmes la que são pagas e eles oferecem gratuitamente. Estão pedindo um processo penal. Pra mim é indiferente eu uso Vizer também, mas, logo eu vejo um processo penal.


    • Ronaldo 10/08/2017 Link para o comentário

      Usei dois meses e não gostei. Os lançamentos demoram muito, a maioria legendado. Além do mais, a mensalidade não para de subir. Cancelei!


      • Neto Castro 11/08/2017 Link para o comentário

        Está falando de qual serviço? Netflix?


      • Ronaldo 11/08/2017 Link para o comentário

        Sim, Netflix.


      • Neto Castro 11/08/2017 Link para o comentário

        É que Netflix só coloca algo na lista se tiver tudo ok. E tipo não é que demora, é que o serviço só coloca temporadas completas na lista e sinto dizer que deve ter se confundido ou não ativado o idioma português, porque todo filme que vai pra lista só não tem dublado em português ou outro idioma se o filme em questão não for disponibilizado fazer a dublagem pra qualquer outro idioma. Só o nativo. Ja vi isso, porem tem muito pouco filmes assim. E na boa 2 meses você mal teve tempo de olhar 3% da Netflix assistindo 3 horas por dia. Tem muito, mas muito conteúdo. A não ser que você assinou quando o Netflix começou aqui no Brasil. Aí tinha pouca novidade mesmo.

        Conta desativada


  • Jefferson Frazao 10/08/2017 Link para o comentário

    Eu tenho uma resposta simples, boa é grátis para esse problema: Vizer! Só acessar vizer.tv; lá vc consegue achar várias séries e filmes do Netflix, algumas séries até com mais episódios que o Netflix e tudo com ótima qualidade! Depois que descobri esse site instalei o aplicativo no celular e cancelei minha Netflix na hora! Agora tenho uma Netflix de graça! 😀


    • Marcelo Rosario 10/08/2017 Link para o comentário

      Tb tenho e curto, o problema é que por não ser oficial e autorizado pelas produtoras, o serviço pode ser caçado a qualquer momento pelo controle anti-pirataria e deixar a gente na mão como já aconteceu anteriormente com o megafilmes HD, napster, popcorn time e outros. Não acho seguro cancelar Netflix em troca desse por esse motivo


    • Igor 10/08/2017 Link para o comentário

      Comentário simples. Pirataria é crime.


  • Danilo Buitoni 10/08/2017 Link para o comentário

    Simples, vou voltar a baixar os filmes que queria assistir.

    Conta desativada


  •   99
    Conta desativada 10/08/2017 Link para o comentário

    Tenho Netflix.


  • Nivaldo Cavalcante 10/08/2017 Link para o comentário

    A HBO dá acesso livre ao HBO GO para assinantes da TV paga, o mesmo acontece com o Telecine e seu Telecine Play, se a Disney fizer o mesmo será muito bom!

    Conta desativada


  • Joseilton Malafaia 10/08/2017 Link para o comentário

    Viva o torrent!


  •   93
    Conta desativada 10/08/2017 Link para o comentário

    Como a Netflix opera e faz acordos por regiões, o Brasil não perderá as produções da Disney.

    Fonte: Tecmundo.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.