Este é o Moto Z Play rodando com Android Nougat

Este é o Moto Z Play rodando com Android Nougat

O Moto Z Play nacional começou a receber o Android Nougat na última semana, começando pelas variantes vendidas no varejo. Por se tratar de um software quase puro, poucas novidades chegam com a nova versão ao modelo, além, é claro, dos novos recursos da sétima versão do SO. Confira a seguir minhas primeiras impressões sobre o Moto Z Play rodando com Nougat.

Visão geral do Moto Z Play com Android Nougat

Como mencionado acima, o Android Nougat chega praticamente puro ao Moto Z Play, logo, são poucas as novidades implementadas pela Motorola. Temos o novo sistema e notificações agrupadas, os atalhos rápidos na barra superior e a possibilidade de responder mensagens e e-mails diretamente da barra de notificações. O Pixel Launcher não chega com essa versão, mas eu baixei e instalei o mesmo manualmente. O tutorial para isso você confere no artigo abaixo:

moto z play android nougat tips
Visual do Moto Z Play com Nougat / © NextPit

Se você quiser ficar por dentro de todos os detalhes e recursos do Android Nougat, recomendo que você acesse nosso artigo com o review de todas as funções dessa versão do sistema:

Abaixo, separei os recursos que a Motorola tem divulgado e dado mais destaque com a chegada do update.

Moto Tela em modo paisagem

O firmware de algumas Moto Snaps foi alterado, logo, algumas capinhas estão ganhando novos recursos quando conectadas ao Moto Z Play com Android Nougat. Quem usa a Moto Tela notará algo diferente quando estiver usando uma Moto Snap, visto que a mesma poderá ser exibida em modo paisagem quando conectada ao acessório. 

A Moto Tela está acessível a partir do aplicativo Moto na opção "Tela". Você não conseguirá usá-la em modo paisagem sem estar com o Moto Z Play conectado em alguma Moto Snap.

Sensor biométrico para bloquear o aparelho

A funcionalidade de um sensor biométrico é inquestionável, e a única diferença que temos no Moto Z Play com Android Nougat é que o mesmo pode ser utilizado para bloquear a tela do aparelho. Não é preciso configurar o dispositivo para isso, basta cadastrar a biometria e manter o dedo em cima do sensor por alguns segundos para bloquear a tela.

moto z play sensor biometrico
Sensor biométrico do Moto Z Play agora bloqueia o aparelho / © NextPit

Deslize para reduzir a tela

A série Moto G4 ganhou esse recurso com o Nougat, embora ele tivesse presente em alguns modelos que rodavam com o Marshmallow. É preciso ir até o aplicativo Moto e selecionar a opção "Ações" para configurá-lo. Selecione "Deslize para reduzir a tela" e deslize com o dedo na tela inicial de baixo para cima para testar a nova função.

moto z play tela reduzida
Função de tela reduzida do Moto Z Play / © NextPit

Modo multi-janela

O multi-janela é bastante esperado pelos usuários da Motorola que, diferente de outras interfaces, ainda não havia disponibilizado essa possibilidade em seus aparelhos. O modo multi-janela pode ser acessado no multitarefa do sistema, basta clicar e arrastar um app para o topo, onde é exibido uma faixa cinza transparente.

Lembre-se que nem todos os apps são compatíveis com esse modo, portanto, esteja atento a etiqueta que aparecerá por cima dos apps não compatíveis.

moto z play mult window
Modo de multi-janela do Moto Z Play / © NextPit

Filtragem de chamada

A Motorola incluiu no log desse update um destaque específico para o sistema de filtragem e bloqueio de chamadas. Esse recurso é nativo no Android há algum tempo, mas, segundo a empresa, foi otimizado com o Android Nougat em seus aparelhos. Basicamente, o usuário poderá ir até o discador telefônico, clicar nos três pontos no canto superior direito do app e selecionar "Configurações".

Dentro desse menu, selecione "Bloqueio de chamadas" e adicione números que você não deseja receber mais ligações, sendo estes contatos da agenda ou números desconhecidos. 

moto z play numeros bloqueados
Sistema de filtragem de chamadas  / © NextPit

Definir papel de parede para as telas de início e bloqueio

O usuario poderá escolher um papel diferente para cada tela do sistema, de início ou de bloqueio. O contrário também pode ser feito, ou seja, é possível escolher a mesma imagem para ambas as telas. Segundo a Motorola, essa opção aparecerá em aplicativos de terceiros também, ajudando o usuário a customizar melhor o dispositivo.

moto z play papel de parede
Papéis de parede / © NextPit

Hands-on de outros aparelhos rodando com Android Nougat:

Existem outros artigos que preparamos com modelos nacionais que receberam de forma oficial o Android Nougat. Escolha o aparelho do seu interesse abaixo:

Seu aparelho já está rodando com o Nougat? 

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

Os comentários favoritos dos leitores

94 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.