Qualcomm aptX Lossless promete qualidade de CD em fones Bluetooth

Qualcomm aptX Lossless promete qualidade de CD em fones Bluetooth

A Qualcomm revelou o aptX Lossless Audio, um novo formato de transmissão de áudio via Bluetooth que promete nível sonoro de CD sem perdas de qualidade para fones de ouvido, tudo dentro do leque de tecnologias de som Snapdragon.


  • Qualcomm anunciou o padrão aptX Lossless Audio;
  • Codec suporta qualidade de CD sem perdas (16-bit a uma taxa de amostragem de 44,1 kHz) via Bluetooth;
  • Disponível a partir do final de 2021.

O áudio sem perdas (ou lossless) é tendência em serviços de streaming de música. Tanto a Amazon Music Unlimited como a Apple Music agora oferecem a seus clientes som com maior fidelidade de áudio sem nenhum custo extra, e o Spotify quer seguir o exemplo.

O problema é que, como descobrimos durante o animado debate sobre o Apple AirPods Max: Nem sempre nos beneficiamos desta qualidade usando fones de ouvido sem fio. É exatamente aí que a Qualcomm entra com o aptX Lossless Audio.

Qualidade de CD sem perdas via Bluetooth

Há alguns meses, a Qualcomm introduziu sua tecnologia de som Snapdragon, que agora foi expandida para incluir o codec de áudio aptX Lossless, que é um codec de áudio sem perdas que oferece qualidade de CD via Bluetooth.

De acordo com a Qualcomm, o formato oferece 16-bit de resolução a uma taxa de amostragem de 44,1 kHz, o que corresponde à qualidade de CD. Dependendo da conexão Bluetooth ou das configurações dos dispositivos, a qualidade é escalonada. O codec oferece uma definição de áudio de até 24-bit a 96 kHz.

Se a qualidade da conexão for ruim, a taxa de transmissão é reduzida para 140 kbit/s, mas em condições ideais, é possível chegar a uma largura de banda de quase 1 Mbit/s. A velocidade de transmissão também se adapta por detecção automática, que verifica se uma fonte fornece um sinal de áudio sem perdas.

O codec deve ativar automaticamente o áudio sem perdas assim que um título no formato lossless for reproduzido. A Qualcomm lista as seguintes características e especificações para o aptX Lossless em seu material de divulgação:

  • Suporta 44,1kHz, 16-bit sem perdas de qualidade de áudio;
  • Escala para a qualidade de áudio sem perdas do CD com base na qualidade da conexão Bluetooth;
  • O usuário pode escolher entre áudio de CD sem perdas (44,1 kHz) e áudio com perdas de 24 bits (96 kHz);
  • Detecção automática para ativar áudio de CD sem perdas quando a fonte oferece áudio lossless;
  • Precisão bit a bit;
  • Taxa de bits de até 1 Mbps.

Disponibilidade a partir do final de 2021

Apesar dos números positivos, não nos beneficiaremos deste novo codec até que tenhamos o novo hardware apropriado. Ainda assim, não deve demorar muito, como explica James Chapman (vice-presidente e gerente geral da Qualcomm Technologies International, Ltd):

Com muitos dos principais serviços de streaming de música agora oferecendo extensas bibliotecas de música  lossless e a crescente demanda do consumidor por áudio sem perdas, temos o prazer de anunciar este novo suporte para streaming de áudio sem perda de CD para fones de ouvido e headsets Bluetooth que planejamos disponibilizar aos clientes posteriormente neste ano.

Será que os primeiros produtos também serão lançados este ano? Acho que não. Mas é possível que já no início de 2022 encontraremos os primeiros produtos nas prateleiras. Mas se isso for muito tempo para você e já estiver procurando urgentemente por novos fones de ouvido Bluetooth intra-auriculares.

Via Caschys Blog Fonte: Qualcomm

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Penskemen há 2 semanas Link para o comentário

    Quer dizer que teremos um "novo sistema" bluetooth somente no ano que vem ❓
    Daí faço a seguinte analogia; quem for um audiófilo e realmente fizer questão de desfrutar de uma qualidade de áudio no sistema wireless (bluetooth) no padrão 24 bits a 96 khz, terão que jogar fora todos seus equipamentos atuais e comprar os novos que sejam compatíveis com esse novo sistema, para poder receber esse "pseudo" áudio com mais qualidade ❓
    Isso é uma coisa ultrajante, afinal quantos aqui possuem smartphones, caixas de som, fones de ouvido bluetooth com padrão mais antigo; e agora como fica ❓
    Isso para mim representa mais uma maracutaia por parte da indústria, com o argumento de induzir as pessoas a comprarem novos equipamentos com o novo padrão Bluetooth. Essas empresas sempre tem um coelho escondido na cartola, afinal é a forma deles ganharem dinheiro as nossas custas. Para finalizar eu digo com propriedade, um som de qualidade é aquele que utiliza conexão com fio, pois todos sistemas wireless (de qualquer tipo) apresenta perdas, por melhor que seja o codec de áudio utilizado.


  • Jairo rios há 2 semanas Link para o comentário

    Humm, vamos aguardar reviews , pessoalmente não creio que conseguirá esta proeza.