WhatsApp ou Threema: quem vence o duelo de mensageiros?

WhatsApp ou Threema: quem vence o duelo de mensageiros?

O WhatsApp ainda é o mensageiro mais popular no mundo, enquanto o Threema, com seu foco na segurança, ainda procura o seu espaço. O NextPit coloca os dois serviços um contra o outro em uma comparação direta entre mensageiros.

Qual mensageiro é realmente o melhor do mundo? Você provavelmente terá respostas diferentes para esta pergunta - dependendo de quem você perguntar. Se perguntarmos qual é a mais popular, a resposta é sem dúvida o WhatsApp. Mais de dois bilhões de pessoas utilizam este serviço, que pertence ao Facebook.

Comparado a isto, o Threema, que atualmente tem apenas 10 milhões de usuários, parece sem esperanças. O segundo mensageiro em nossa comparação, entretanto, marca pontos com usuários que se preocupam principalmente com a proteção de dados e o anonimato. Esta é precisamente a área onde alguns estão com o pé atrás com o WhatsApp.

Portanto, comparamos estes dois oponentes e dizemos abaixo como o Threema e o WhatsApp se saem neste duelo.

Pegue um atalho:

Opções de design e personalização

Vamos começar com a primeira coisa que chama nossa atenção quando usamos os dois apps: o design! Ambos abriram no modo escuro - tanto o Threema como o WhatsApp podem ser usados no modo claro ou escuro. Também idêntico: ao abrir os apps, você é saudado por uma visão geral que lista suas conversas mais recentes com as mais recentes no topo.

Threema vs WhatsApp chat windows
A visão geral do chat é quase idêntica para ambos os mensageiros / © NextPit

Se você quiser personalizar os aplicativos, a melhor maneira é provavelmente através das imagens de fundo. O Threema é bastante espartano neste aspecto. Além de suas próprias fotos, você só pode escolher entre um papel de parede do Threema ou um fundo em branco.

WhatsApp vs Threema design options
Para ser honesto, as opções de personalização em ambos os aplicativos parecem bastante modestas / © NextPit

O WhatsApp tem mais a oferecer: Aqui, você pode escolher suas próprias fotos, fundos monocromáticos ou chamar as categorias "Claro" ou "Escuro". Nelas você encontrará papéis de parede muito bonitos que combinam com o tema que você definiu.

WhatsApp Wallpaper 2
A seleção de papeis de parede do WhatsApp é muito mais colorida e extensa / © NextPit

Emojis, adesivos e GIFs

Além do fato de que você pode selecionar três tamanhos de fonte e ter a escolha entre o próprio emojis do sistema e os emojis do Threema, o mensageiro suíço não oferece muitas outras opções de personalização.

O WhatsApp também dá a escolha entre três tamanhos de fonte, mas é claro que o Zap oferece muito mais personalizações para seu bate-papo. Você pode instalar inúmeros pacotes de figurinhas ou, com um pouco de conhecimento, até mesmo criar seus próprios stickers. Você também pode usar GIFs animados e dispará-los em seus bate-papos.

Se compararmos todos os mensageiros conhecidos uns com os outros, na minha opinião nem o WhatsApp nem o Threema se destacam em termos de personalização e design. No entanto, no duelo entre os dois, o WhatsApp oferece mais opções.

Suporte da plataforma

Tanto o WhatsApp quanto o Threema estão disponíveis para Android e iOS, o que não deve ser surpresa para ninguém.

Você também pode instalar o WhatsApp como um aplicativo desktop para Mac e Windows e usar o WhatsApp Web no navegador. Para clientes empresariais, há também o WhatsApp Business, que se concentra nas pequenas empresas. Para empresas maiores, a WhatsApp também fornece a API WhatsApp Business.

O Threema também pode ser usado como uma aplicação web, mas não há nenhum aplicativo para desktop. Em vez disso, o Threema está disponível em várias versões empresariais:

  • Threema Work para clientes comerciais
  • Threema Education para instituições educacionais
  • Threema OnPrem como uma versão auto-hospedada para empresas
threema blog notext server v3
As empresas podem até mesmo hospedar a Threema em seus próprios servidores se desejarem / © Threema

O WhatsApp costumava ser pago no início, embora fosse apenas uma quantia bastante simbólica. Desde então, ele pode ser usado gratuitamente e não exibe nem mesmo publicidade. Para o Threema, por outro lado, é cobrada uma taxa única de R$ 22 ou 23.

Atualmente, o suporte a vários dispositivos só está disponível com um truque no WhatsApp mas não no Threema. Entretanto, o suporte nativo para quatro dispositivos está a caminho do WhatsApp - e o Threema também pretende oferecer este recurso no futuro.

Em termos de suporte de plataforma, ambos os mensageiros estão bastante bem posicionados. No entanto, como o Threema não está disponível como um app desktop e o preço de R$ 23 provavelmente desestimula algumas pessoas, o pêndulo aponta em direção ao WhatsApp.

Funções

Em certo momento, o WhatsApp foi pioneiro em recursos de mensagens. Mas isso foi quando o serviço competia contra o SMS e roubou seu posto. Hoje, temos uma baciada de mensageiros como o Signal e o Telegram, que lançaram muitos recursos que o mensageiro veterano não têm.

Naturalmente, todas as funções básicas podem ser encontradas no WhatsApp, e recentemente o app ganhou muitas mudanças. Se olharmos para a janela de chat do WhatsApp e do Threema, não vemos muitas diferenças. Naturalmente, você pode enviar mensagens de texto e voz, iniciar chamadas de voz e videochamadas, compartilhar contatos e locais e enviar mídia ou outros arquivos com ambos.

Como mencionei acima, o Threema fica para trás no nível de personalização. Memes engraçados na forma de GIFs não estão disponíveis aqui por razões de proteção de dados, nem os adesivos.

Threema chat
Polegares para a função de curtidas no Threema / © NextPit

Mas o Threema tem alguns truques na manga que você não encontrará no WhatsApp: Você pode criar enquetes no bate-papo e reagir às mensagens individuais com "polegares para cima" ou "polegares para baixo". O WhatsApp não tem estas duas características, mas em breve apresentará as reações que você conhece do Facebook, por exemplo.

As mensagens temporárias já estão disponíveis no WhatsApp, mesmo que ainda não estejam muito bem implementadas. Você pode enviar a mídia para que ela só possa ser vista uma vez. Independentemente disso, você pode definir que mensagens sejam automaticamente apagadas após sete dias. Já o Threema não tem essa função de eliminação automática, mas é possível eliminar tudo que tenha mais de uma semana, um mês, etc. até dois anos nas configurações de armazenamento.

threema storage
Aqui você pode apagar tudo o que está no Threema que é mais antigo que três meses / © NextPit

Os arquivos enviados podem ter 100 MB de tamanho no WhatsApp, no Threema o limite é de 50 MB. Já que estamos falando de números: Ambas as plataformas permitem a criação de chats em grupo com até 256 pessoas.

Mensagens de voz e chamadas

Por falar em grupos: O WhatsApp também oferece a possibilidade de conversar com até oito pessoas em uma videochamada; infelizmente, o Threema ainda não oferece essas chamadas em grupo.

Além disso, agora você pode iniciar tanto chamadas quanto videochamadas nas conversas individuais. O WhatsApp oferece dois botões separados para isso, enquanto o Threema permite que você mude de uma chamada de voz para uma chamada de vídeo.

O destaque no meu mensageiro pessoal são as mensagens de voz que envio e recebo quase diariamente, e acho que o Threema resolve isso de forma mais inteligente do que o WhatsApp: enquanto você tem que manter apertado ou deslizar o botão de gravação primeiro, um simples toque do botão é suficiente com o Threema. O Threema também permite que você pause suas mensagens de voz enquanto grava. Aqui, o ponto realmente vai para o Threema, embora o WhatsApp também esteja supostamente trabalhando nesta função de pausa.

threema voicemessage
Faça uma pausa! / © NextPit

Quando se trata de reproduzir mensagens de voz, o Threema também está à frente por um nariz: com ambos você pode ouvir as mensagens de voz a 1,5 e 2 vezes a velocidade normal, com o Threema isto também funciona com metade da velocidade normal.

O Threema não tem um modo de stories, enquanto o WhatsApp tem sob o nome "WhatsApp Status". Você pode simplesmente passar para a direita na janela principal do bate-papo ou selecionar a guia correspondente na parte superior.

Em resumo, tenho que dizer que nem o WhatsApp nem o Threema estão na pole position dos mensageiros em termos de recursos, mas cada um tem uma gama suficientemente grande de funções. Atualmente, o WhatsApp (ainda) oferece um pouco mais de recursos do que seu rival suíço.

Criptografia e proteção de dados

Agora estamos chegando perto do fim! Agora é a hora do Davi Threema atacar. O Golias WhatsApp marca exatamente um ponto aqui: O bate-papo é criptografado de ponta a ponta. Isso é tudo o que o WhatsApp pode apresentar quando se trata de privacidade.

No resto, o Threema está bem à frente.

É claro que o Threema também é criptografado de ponta a ponta, e tudo o que você faz lá é, não importa se é um chat individual, um chat em grupo ou uma chamada de vídeo. Os servidores do Threema estão na Suíça, que também é o local de jurisdição, enquanto os do WhatsApp estão nos Estados Unidos. Enquanto os dados da WhatsApp são então armazenados em servidores Google ou Amazon, o Threema confia em seus próprios servidores.

O Threema tem código aberto compatível com DSGVO, o WhatsApp não. O mensageiro suíço depende de uma arquitetura descentralizada, não é necessário número de telefone ou endereço de e-mail e não é necessário acesso ao catálogo de endereços. A identidade dos contatos pode ser verificada "fora da banda" (por exemplo, escaneando um código QR) e o Threema não armazena históricos de mensagens no servidor.

Embora a subsidiária WhatsApp do Facebook esteja muito curiosa sobre seus dados de usuário e possa usá-los para fins publicitários, este não é o caso do Threema porque o mensageiro é financiado pelas vendas de aplicativos.

Em resumo, o Threema permite que você apareça anônimo, não utiliza nenhum dado pessoal e é projetado para gerar o mínimo de dados de usuário tecnicamente possível. Por outro lado, o WhatsApp é um fracasso completo neste quesito - ponto mais que merecido para o Threema!

Conclusão

Isto nos leva ao final e agora podemos chegar a uma conclusão para esta comparação de mensageiros. Como eu disse no início, é um duelo desigual. Portanto, cabe a você decidir qual mensageiro é mais adequado para você.

Você pensaria que o WhatsApp, como mensageiro para dois bilhões de pessoas, é o que há de mais moderno no ramo de mensagens em termos de design e recursos. Mas como você pode ler aqui e também ver em muitos de nossos artigos sobre o Zap, o WhatsApp muitas vezes até fica para trás.

Como o Threema ainda é um serviço de chat funcionalmente mais modesto, o WhatsApp fica à frente nos principais pontos. Você tem mais opções, tanto funcionalmente quanto em termos de personalização. Entretanto, a vantagem não é tão grande quanto se poderia pensar e, como mencionado, o Threema também tem alguns recursos exclusivos, caso das enquetes..

Honestamente, se você comparar o visual e recursos, há opções melhores que o WhatsApp nestes pontos. Portanto, se é assim que as coisas funcionam, largue o Zap, procure uma das alternativas ao WhatsApp e siga em frente, por exemplo, em direção ao Threema.

Mas a decisão a favor ou contra um mensageiro geralmente é muito mais complexa do que isso: onde estão meus contatos? De alguma forma, parece que quase todos já têm o WhatsApp, mas há muito menos contatos no Threema. Mas os poucos que estão lá estão por causa da segurança.

O WhatsApp não é exatamente um exemplo a ser seguido neste aspecto, exceto pela criptografia de ponta a ponta, já o Threema marca pontos em diversos aspectos de privacidade. Portanto, você tem uma escolha: continuar onde está "todo mundo" e seguir com o Zap, Ou mudar para o Threema e aceitar que você não terá os mesmos contatos no app - ou lutar dia após dia para que seus amigos e parentes também mudem. Funcionou com o Orkut e o MSN, mas será que o trovão cai duas três vezes no mesmo lugar?

 

O Threema tem alguma chance frente ao todo-poderoso WhatsApp?

 

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Marcio S. há 2 semanas Link para o comentário

    só de ouvir esse nome estranho chego a Threemer de preguiça de usar kkkkkkk hoje até sinto falta de conversar fiado pessoalmente, bons tempos kkkkkkk


  • Jairo rios há 2 semanas Link para o comentário

    Nunca havia nem escutado algo sobre o Threema ......mas parece ser mais uma.proposta interessante.