WhatsApp: tudo sobre o mensageiro mais popular do mundo

WhatsApp: tudo sobre o mensageiro mais popular do mundo

O WhatsApp é o mensageiro mais popular do mundo e conecta mais de um bilhão de pessoas. Você mesmo já deve conhecer ou ter usado o aplicativo de mensagens se já teve um smartphone. Nesta central de informações, o NextPit reúne tudo o que você precisa saber sobre como baixar, recursos e controvérsias em torno do "Zap".

Dificilmente há um tópico que mexa mais com as pessoas na Internet quanto o mensageiro WhatsApp. Embora o serviço de chat comprado pelo Facebook seja freqüentemente criticado, ele foi o principal meio de comunicação para quase 1,5 bilhão de pessoas em 2018. O NextPit tem acompanhado o desenvolvimento do app desde seu lançamento em 2009 e, por isso, centenas de artigos foram publicados sobre o tema.

Nesta página, coletamos as informações mais importantes sobre o WhatsApp para você. Tutoriais, textos comparativos, dicas e truques e muitos outros artigos do NextPit sobre o mensageiro esperam por você abaixo. Você está procurando por um tema específico? Confira o noso índice a seguir

Pegue um atalho:

  1. Baixar, configurar, atualizar
  2. Cópias de segurança e como restaurá-las
  3. Dicas de uso para o WhatsApp
  4. Alternativas ao WhatsApp
  5. WhatsApp em 2021
  6. Ditos e figurinhas no WhatsApp
  7. Problemas no WhatsApp? O que fazer
  8. WhatsApp Business: o que é isso?

Esta página serve também como uma introdução ao WhatsApp. Portanto, se você não está familiarizado com o aplicativo de bate-papo, prepare uma xícara de chá e leia este artigo de cima para baixo, acompanhando nossas dicas com o aplicativo no celular iOS ou Android.

Baixe o WhatsApp, configure-o e o mantenha atualizado

Se você quiser entrar para o WhatsApp, primeiro você precisa do aplicativo, é claro. Quando foi lançado em 2009, o mensageiro foi considerado uma alternativa inovadora ao SMS em celulares rodando Android ou iOS. Hoje pode parecer normal mas na época, o envio gratuito de mensagens era um conceito inovador. E como você tem que digitar seu número de telefone ao configurá-lo, você pode encontrar quase todos os contatos em seu celular no WhatsApp.

Caso você ainda não tenha instalado o WhatsApp em seu celular, você pode fazê-lo através dos seguintes links para a Apple App Store e a Google Play Store:

Como alternativa ao iOS e Android, o WhatsApp também pode ser usado em telefones com o sistema operacional KaiOS. Há também versões web e aplicativos que você pode usar no Windows e MacOS, assim como em outros sistemas operacionais. Entretanto, as versões para PCs são mais como controles remotos do que apps independentes. É por isso que dedicamos um artigo separado ao tópico WhatsApp Web em nosso guia "Como usar o WhatsApp em múltiplos aparelhos".

Além do WhatsApp, você precisa de um celular ou número de telefone que possa receber SMS ou chamadas. Isto porque o WhatsApp é configurado usando um código que você tem que inserir quando abre o aplicativo pela primeira vez. Durante a configuração inicial, você também define um nome de usuário e seleciona uma imagem de perfil. Após liberar sua lista de contatos para o Zap, o aplicativo procurará automaticamente os contatos que também usam o app. Pronto para a primeira mensagem?

WhatsApp Update Android 01
Para verificar a versão instalada do WhatsApp siga este caminho: Configurações > Ajuda > Dados do aplicativo / © NextPit

O WhatsApp se tornou muito popular desde seu lançamento em 2009, especialmente por ser tão fácil de usar. Graças às atualizações automáticas, você não precisa se preocupar com novas versões e normalmente encontra automaticamente novos recursos em seu celular. Entretanto, há maneiras de obter novas versões do WhatsApp mais rapidamente se você estiver interessado. Para isso preparamos um artigo separado que ensina como atualizar o WhatsApp antes das outras pessoas.

Cópias de segurança: como fazer e restaurá-las no WhatsApp

Se você já instalou o WhatsApp em seu celular, talvez tenha sido consultado sobre restaurar um backup na etapa anterior. Como já mencionado, o perfil no serviço está vinculado ao seu número de telefone. E o Facebook, por sua vez, vincula isso à sua conta no Google ou na Apple, aproveitando assim um benefício legal de ambas as empresas: seus serviços na nuvem.

Se você não desativou os backups automáticos no WhatsApp, o aplicativo envia seus históricos de mídia e bate-papo para a nuvem todas as noites. Tudo isso funciona automaticamente e é prático se você quiser transferir seus dados do Zap para um novo celular. Se você tiver mais perguntas ou problemas com os backups do WhatsApp, há outro artigo especial no NextPit.

Estas instruções farão de você um profissional da WhatsApp

Com a instalação e configuração, você criou as condições certas para utilizar todos os recursos do WhatsApp. O primeiro passo para inúmeros tutoriais aqui no NextPit, onde explicamos passo a passo as opções menos conhecidas e recursos importantes. Basta ir até nosso artigo com as melhores dicas e truques para o WhatsApp! Como opção, você pode encontrar as instruções mais importantes abaixo:

As dicas mais importantes do NextPit para o WhatsApp

Dicas essenciais para o WhatsApp
Evite golpes no aplicativo
Responda mensagens sem aparecer online
Como apagar mensagens suas e de outros
Como enviar mensagens que se apagam automaticamente
Exportar históricos de conversa
Como recuperar mensagens apagadas
Como ocultar sua foto de perfil
Como usar duas contas do WhatsApp em um celular

Entretanto, o WhatsApp está longe de ser o mensageiro que oferece a seus usuários o máximo de recursos. Pelo contrário, há muitas razões para não usar o WhatsApp, especialmente quando se trata da variedade de funções que ele oferece. Se você procura um app de mensagens mais completo para o celular, vale a pena conferir as alternativas Telegram, Signal e outros.

Alternativas ao WhatsApp: Você deve saber sobre elas

O Zap é praticamente sinônimo de mensagens instantâneas, tanto que apps como Telegram e Signal são classificados basicamente como alternativas ao WhatsApp. Apesar disso, eles prometem uma comunicação ainda mais segura e fácil com amigos e parentes. Na verdade, o Telegram oferece até uma gama muito maior de funções e o Signal é mais seguro do que o WhatsApp.

Cansado do WhatsApp?

Mensageiro 1 Mensageiro 2 Versus Como trocar
WhatsApp Telegram WhatsApp ou Telegram: qual oferece os melhores recursos de personalização Transfira as conversas do WhatsApp para o Telegram
WhatsApp Signal em breve... Mude do WhatsApp para o Signal

Começando com o WhatsApp como o aplicativo de bate-papo mais popular, publicamos comparativos com outros mensageiros nas últimas semanas. Portanto, se você quiser saber como o aplicativo de mensagens do Facebook se compara ao Telegram e Signal, basta ir para um dos artigos acima.

A demanda por alternativas ao WhatsApp aumentou significativamente em 2021. A tentativa do Facebook de impor na marra novos termos e condições a bilhões de usuários causou um pequeno problema de relações públicas. Mas as notícias sobre o WhatsApp sempre envolveram polêmicas e escândalos.

WhatsApp em 2021: regras, polêmicas de proteção de dados e novos recursos

Em 2021, a saga do WhatsApp lembra a jornada de um verdadeiro herói. Desde o lançamento, a popularização e sua aquisição pelo Facebook, vimos contratempos e pontos altos pelos quais o Zap teve que passar. Se você chegou há pouco tempo no aplicativo, o NextPit elaborou uma pequena linha do tempo para você.

WhatsApp Marcos
Eventos importantes do WhatsApp ao longo dos anos / © NextPit

O evento mais importante em 2021 foi a tentativa do Facebook de implementar novos termos e condições de uso para o Zap. Como foi tornado público mesmo antes de entrar em vigor, os novos termos e condições facilitariam a troca de dados pessoais com outros serviços e empresas que fazem parte do grupo Facebook. O que se seguiu foi um protesto da imprensa, um início de boicote ao mensageiro por muitos usuários e um recuo por parte do Facebook.

O escândalo não deixou o WhatsApp ileso, como mostrou uma enquete na comunidade NextPit. A polêmica parece ter arranhado a popularidade do app para algumas pessoas. Para os usuários fiéis do WhatsApp, por outro lado, a história teve a vantagem de que o Facebook aparentemente está se esforçando mais para melhorar a imagem do aplicativo.

Ainda em 2021, o WhatsApp também ganhou mensagens que se apagam automaticamente e em agosto surgiram rumores sobre um aplicativo nativo para tablets. Se você quiser ficar informado sobre as últimas notícias do Zap no NextPit, marque nos favoritos nossa página dedicada a apps de mensagens.

WhatsApp: status, recados e adesivos

Vamos passar deste assunto bastante sério para algo mais agradável! Os muitos status e adesivos que circulam na rede sobre o WhatsApp. Se você usa o Zap com frequencia, cedo ou tarde você se deparará com alguns termos. Se você não souber o que fazer com eles, aqui vai uma breve explicação:

Recados, status e figurinhas - qual o significado de cada um?

Termo Explicação
Status O recurso estilo stories que você acessa deslizando a tela para a esquerda na lista de contatos
Recados Descrições curtas que são exibidas na página de perfil do WhatsApp
Figurinhas Imagens que podem ser instaladas por pacotes de stickers na AppStore e na Google Play Store. Podem ser encontrados e usados através da aba no menu emoji.
(também são conhecidos como adesivos)

Estes recursos dão asas à sua criatividade. Seja em datas comemorativas ou apenas como uma brincadeira entre amigos, as figurinhas são especialmente populares entre os brasileiros, por isso, separamos dois artigos especiais para você personalizar seus pacotinhos de figurinhas:

O que fazer se o mensageiro não funcionar?

Você chegou nesta página procurando soluções para problemas ao enviar ou receber mensagens no WhatsApp? Antes de mais nada, você deve primeiro verificar quais marcações são exibidas na parte inferior direita da mensagem. Entenda o que significam os símbolos de mensagens no Zap:

Explicado: o que significam os tiques no WhatsApp

Tiques Explicação
✓ (cinza) A mensagem não saiu do seu celular - verifique sua conexão de internet!
✓✓ (cinza) A mensagem já chegou no WhatsApp do seu contato, mas ainda não foi lida
✓✓ (azul) A mensagem chegou e foi lida - tenha um pouco de paciência
Caso especial: grupos Os tiques azuis só são exibidos quando todos os participantes viram a mensagem

Se o Zap mostra apenas um tique minutos após enviar a mensagem, verifique a conexão de internet de seu celular. Se tudo estiver bem, é melhor verificar com o serviço "Down Detector" se existe atualmente uma falha com os servidores do WhatsApp. Se suas suspeitas forem confirmadas, você terá que esperar um momento. Se o site der luz verde, é melhor ir ao nosso guia de soluções de problemas do WhatsApp.

WhatsApp Business: o que é e do que vive?

Se você já usa o WhatsApp a algum tempo, e para deixar este artigo mais complesto, precisamos mencionar brevemente o tópico "WhatsApp Business". Esta é uma versão alternativa do WhatsApp para que as empresas possam conversar de maneira simplificada com seus clientes. Se você não é dono de um negócio, não precisa necessariamente se preocupar com a versão comercial do WhatsApp.

No entanto, vale lembrar que existem estas contas comerciais no WhatsApp. Você pode entrar em contato com elas para fazer perguntas sobre produtos ou horários de funcionamento. No entanto, no futuro você terá que aceitar os novos termos e condições do WhatsApp citados acima para se comunicar com estas contas especiais, usar seus recursos de vendas, etc. Se você estiver preocupado com a proteção de dados, você terá que usar as outras opções de comunicação da empresa.

O aplicativo WhatsApp Business pode ser usado para uma gambiarra criativa, que é a de ter duas contas do Zap no mesmo celular, e é especialmente útil em aparelhos dual-chip, mas também funciona com números de linhas fixas.

Esta página é uma visão geral do WhatsApp. A equipe do NextPit irá mantê-la atualizada e publicar alterações importantes como novos artigos. Como consideramos importantes seus comentários sobre o mensageiro mais popular do Brasil, eles serão incluídos em cada atualização.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Lucas N. há 2 semanas Link para o comentário

    Estou abandonando o WhatsApp aos poucos. Tanto que já fazem 11 dias que não o abro. Estou preferindo muito o Telegram.