Apple e Huawei lideram ranking de usuários mais fiéis; Motorola tem a menor preferência

Apple e Huawei lideram ranking de usuários mais fiéis; Motorola tem a menor preferência

Lealdade à marca. Familiaridade do consumidor. Super fã, fan boy. Todos nós já ouvimos essas expressões e formamos nossas próprias opiniões do porque os usuários de smartphones compram o que eles compram. Agora, uma nova pesquisa revela a probabilidade dos proprietários de marcas mais famosas trocarem de fabricante.

A pesquisa foi conduzida por Marril Lynch, do instituto Global Reaserch, que constatou que cerca de 20% dos proprietários de um smartphone Android planejam mudar para Apple na próxima compra. Usuários da HTC foram os mais propensos a mudar para o iOS, com 25%. Você pode ver a lista completa a baixo (em inglês):

28014 42827 DpH g5qXoAEGAJ0 l
Ranking de fidelidade do usuário pelas marcas mais famosas  / © Apple Insider

De acordo com a pesquisa, os usuários da Huawei são os mais fiéis com 54% de fidelidade, indicando que irão continuar com a fabricante chinesa no próximo dispositivo. A Huawei também é, por sinal, o destino mais provável de usuários do iPhone que pensam em migrar para o Android, seguido pela Samsung. 

Usuários da Samsung, contudo, formam o segundo grupo dos mais fiéis, com 53% considerando permanecer na marca. A menor base de fãs fiéis foram os que usam Motorola, com apenas 11% dos entrevistados pensando em permanecer com uma aparelho Moto. Outras fabricantes famosas ficaram de fora, como OnePlus e Sony, por exemplo.

A pesquisa mostra, de modo geral, o movimento que as empresas estão fazendo com seus últimos lançamento, indo atrás de características implementada primeiramente pelas chinesas, como a Huawei. Apple é a mais fiel pela exclusividade do sistema (e ecossistema), mas também perde para chinesas. A Motorola faz sucesso em países emergentes, o que explica um pouco a falta de interesse dos entrevistados em continuar com produtos da marca.

Você concorda com a pesquisa?

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

50 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • A Emui da Huawei é muito boa, apesar de gostar de android puro. Já passei por samsung, lg, sony, motorola, mas to realmente propenso a permanecer na Huawei.


  • minha fidelidade por enquanto está sendo com a xiaomi, 4° celular seguido da marca rs, Redmi Note 3 pro, mia1, mi6 e agora to esperando chegar meu mi8 *-*


  • Vai muito do gosto da pessoa, eu mesmo não curto o iOS, acho muito "travado", uma vez que acostumei com o Android e as inúmeras possibilidades e alternativas que oferece, e também não estou disposto a dar tanto dinheiro em um celular. Agora estou com um Galaxy J4, dessa safra nova do segundo semestre, e não me incomoda em nada, apesar de não ser grande coisa, atende muito bem para o uso diário com folga. Usei por uns dias um Moto G5, nada a reclamar quanto a desempenho ou bateria, mas o sistema operacional e a tela são tristes, na minha opinião. Muita gente não gosta de Android puro também, não mais, uma vez que é um sistema seco, não vem nada, e consome quase o mesmo tanto de RAM que a interface modificada, que não é problema quando é bem executada. Eu adorava o Android puro porque a TouchWiz era muito cagada antigamente, mas agora essa nova interface da Samsung ficou muito bonita e fluida, oferece várias ferramentas, não vem cheia de bloatware como costumava ser. As telas IPS LCD da Motorola tem cores muito lavadas, contraste não é bom e fica difícil competir com o Super AMOLED, mesmo que as cores não sejam reais, é algo agradável de se ver. Da mesma forma que pra mim essa nova linhagem da Samsung se tornou muito interessante, acredito que pra uma infinidade de pessoas também será, já que não é tudo tão pesado e carregado visualmente como antigamente. E antigamente o apelo da Motorola com os Moto G era maravilhoso, era um aparelho fantástico, mas atualmente são erros após erros, não tem nem como defender.


  • Motorola decaiu demais desde que saiu das mãos da Google. A Lenovo deveria ter feito o mesmo que fez com a linha ThinkPad (não meter tanto o bedelho), que ainda continuam sendo ótimos concorrentes para os computadores da Dell. As specs deles são ótimas, só acho "peba" aquele acabamento em policarbonato, notebook premium tem que obrigatoriamente usar alumínio, na minha opinião.


  • Não me espanta a Motorola ter a menor preferência. A Lenovo tem feito um trabalho hercúleo para acabar com a marca.
    Dois aparelhos Moto G4Plus que tivemos em casa deram o mesmo problema. E sem surpresa alguma, vários colegas também relataram o mesmo.
    A bateria acaba quando o indicador ainda marca 80% de carga.
    E quando é reiniciado o aparelho volta com menos de 30%.

    Sem contar que, ao iniciar um vídeo, seja no youtube ou recebido pelo app de mensagem - o aparelho desliga e só volta a exibir o conteúdo se estiver conectado ao carregador.

    Minha filha pediu qualquer outra marca que não Motorola para o novo aparelho.
    Olhou vários modelos e optou por um Samsung.
    Tive resistência mas atendi ao pedido dela afinal quem usará o aparelho é ela...

    Motorola e Lenovo estão fora de cogitação.


  • Eu venho usando aparelhos da Motorola a muito tempo, e acho que quando se refere a intermediário, são os melhores. Por 2 vezes quando a situação financeira permitiu eu comprei o Galaxy S6, que também foram muito bom a experiencia.Quero um dia adquirir um da Huawei.


  • Motorola merece o posto em que se encontra. Após a compra da marca pela Lenovo, ela estragou muito a experiência do usuário.


  • Eu tenho usado Motorola por mais de 4 anos e ainda é minha marca de preferência, apesar dos altos e baixos eu não mudaria.


  • Essa questão de fidelidade a uma fabricante depende muito da sua experiência com o aparelho... Logo, se der defeito, dificilmente você vai querer outro da marca.


  • Não faz muito tempo, vi um artigo aqui sobre migração de usuários da Apple para o Android. Agora vejo


  • A Motorola mais uma vez vai ter que se reinventar, depois da mancada de atualizar apenas uma vez a linha G que era a sua grande campeã de vendas, o que ela iria esperar? Que esses consumidores esperassem a cada lançamento da linha G para migrar para uma nova versão do Android? Sem falar nas infinidades de problemas que teve a quarta geração da linha G. A Motorola mais vez precisará oferecer mais por menos, como foi no moto g1 e g2.


  • OHX - Oneplus / Huawei / Xiaomi
    Nada mais!!


  • Estamos numa época em que pesquisa dificilmente influência alguém....


  • Não faz muito tempo, vi um artigo aqui sobre migração de usuários da Apple para o Android. Agora vejo essa de mais fiéis ..
    Cara sempre achei o Android maneiro e tal, personalizável coisa e tal.. “ barato” faz o mesmo que o IPhone.. mas Hardware.
    Só que nos dias de hoje, o que vejo é iPhone 5s com IOS 12 e Motorola de 2016 já sofrendo por atualização .. não vou nem entrar no mérito de a própria Google não atualizar os Google pix mas de 3 vezes.
    Sabe o que eu acho de verdade após 2 anos com meu IPhone 6s.. e que ele ainda vai durar mas uns 3 anos no mínimo.
    Nem vou mencionar que o IOS 12 deixou o iPhone 5s da minha mulher mais rápido.
    Meus amigos, a Google tem muito trabalho a fazer ainda no Android.
    Quem tem 3k pra gastar num smartphone, não é jeito o iPhone e a melhor opção .
    Mas se você quer gastar no máximo 1,5k vai de Android mesmo.. mas sabendo que no máximo em 2 anos vai gastar esses 1,5 k em outro smart


  • Gostaria de ver uma pesquisa assim apenas informando sobre os usuários brasileiros....


  • Para mim, é Xiaomi e nada mais.
    Depois do Redmi 2 Pro que comprei em 2015, só tive aparelhos da Mi.
    5 no total, com um Moto G5 Plus entre eles de forma emergencial. Tive o modelo da Motorola por 3 semanas entre a morte do Redmi Note 3 Pro e o atual Redmi 4X.


  • Depois de muita pesquisa resolvi usar a xiaomi, estou usando o pocophone f1, tive uma grata surpresa, depois de anos usando Samsung e Apple. Posso dizer que nele tem o melhor dos dois mundos,fluidez da maçã com a usabilidade do Android, Android parecendo que com o Android puro, mas com mudanças relevantes. Gostei mais da customização da xiaomi quê o da Samsung.


  • Estou com o intermediário Motorola Z3 player e estou gostando muito desta marca, eu que estou abandonando a Samsung por conta da falta de atualização dos top de linha (meu celular era um Galaxy Note 5)


  • Atualmente estou satisfeito com o Galaxy S8... Bem... Nem tão satisfeito assim, a bateria deixa muito a desejar.
    Tenho vontade de usar Xiaomi outra vez, gostei muito da experiência com a MIUI mas ficaria na Samsung numa boa caso conseguisse um Galaxy Note 9 num preço justo, o que é bem impossível atualmente.
    Tenho bastante interesse na Huawei mas os preços não ajudam kkkkkkkkkkkkkkkkkk


  • Sem dúvida Huawei é a melhor.


  • Uso Motorola bom tempo, gostava do moto voice, moto tela. Só acho que deveria ser mais otimizado, fui esse ano para huawei mate 10 Pro. Sinto muita falta do moto tela. É bem prático quando se acostuma não deixa mais de usar. Huawei tenta copiar demais iPhone mas são bons aparelhos. Voltaria para Motorola se tivesse algo com mais ram, aliás tem z3 com 6 ram mas com processador capenga. Acredito que Motorola vai focar só nisso, intermediário.


  • Pesquisa feita em qual país?


    • Provavelmente foi feita no mercado americano e/ou asiático, os principais mercados mobile do mundo...


      • No mercado americano é pouco provável , pois a Huawei foi “banida” de lá , como a marca motorola somente possui uma real relevância no Brasil e Índia , talvez seja o mercado hindu , mas como está descrito no post fica difícil adivinhar , a linha editorial atual do blog decaiu muito, tem um post do Mac magazine que fala que um % considerável de atual usuários do iOS querem migrar para o Android , vai entender


  • No Brasil a Samsung é muito querida pois é líder de vendas, já a Lenovo, o índice de reclamações só aumenta devido a problemas de falta de qualidade. A Huawei que viria para o Brasil, até hoje nada, pelo jeito, foi apenas um devaneio, mas seus produtos são bons e de qualidade.

    A Apple como se sabe, é uma boa empresa mas nada de especial, como seus fãs propagam, na verdade ela faz mais sucesso por causa de suas atualizações, bem pontuais, sem deixar o usuário na mão.

    Como sempre comento, não existe a melhor empresa, mas sim aquela que atende as suas necessidades. O ser humano precisa ser mais equilibrado e entender isso.


  • Da apple gosto mt de Ipad, macs. Não consigo gostar do iphone. Da Huawei, detesto já tive um p10 plus, um smart mt fiável mas o seu software mete-me nojo.


  • O ser humano chegou ao cúmulo de defender esse ou aquele mesmo pagando um preço absurdo...
    Isso é patrocínio às avessas. Você paga pra você mesmo falar bem?
    Pra ficar defendendo esse ou aquele, a empresa teria que ME pagar ou ME ceder gratuitamente um aparelho... E olhe lá.


  • Mas nessa tabela tem tanto a Motorola quanto a Lenovo.
    E daí, faz como o calculo ? Soma as duas ?


  • Mesmo aqui no BR a Motorola está perdendo força com tantas mancadas! Não é só lá fora não!


  • Premonição!!!

    Disso eu já sabia há muito tempo, que a Motorola iria perder muitos clientes por causa da bosta que oferecem para os seus clientes trouxas. Onde já se viu? Oferecer telas LCD em um smartphone intermediário para os clientes? Além de mais com pouca memória RAM e memória interna, também memória expansíva. Nem falo das câmeras que é uma porcaria, fotos, auto retratos e gravação. Tudo isso por um preço não bacana.

    A fabricante Huawei mobile e a Xiaomi, são superiores a venda global. Celulares bem equipados por um preço acessível.

    Estou aprendendo a valorizar o meu dinheiro!


  • Odiava a Samsung, mas depois de passar a adotar a política de pegar um top do ano anterior, nem tão cedo saio dela, terá que me dar uma decepção muito grande para sair da marca, entrei com o S6, depois S7 e agora S8, ano que vem S9.


  • Vejo uns reclamando da Samsung aqui e alí, pra mim são as pessoas que compram um Gran Prime da vida e querem uma câmera extremamente boa, que rode os apps mais pesados, jogos etc, tipo, compram algo pro básico e querem que faça oque um da linha S é capaz de fazer, enfim, não estou puxando saco aqui, só acho que na maioria dos casos com qualquer marca a pessoa nem tem motivos pra mudar, é mas pelo fato de querer algo que o smartphone não faz ai joga a culpa na marca A ou B. Oque eu mais vejo são pessoas falando que Samsung trava, sinceramente já cansei de explicar que a coisa não é bem assim.


  • Apple já era esperado. Huawei idem, pelo ótimo trabalho que fez nos últimos anos. Só fiquei surpreso com a baixa fidelidade à Motorola, esperava um pouquinho mais.


    • Como alguém que estava na Motorola desde 2014, eu entendo bem essa rejeição. A marca simplesmente desrespeita seus usuários lançando vários dispositivos semelhantes e sem grandes novidades.
      Me mudei para a Samsung agora, que apesar de também ter uma variedade grande de dispositivos, consegue mante-los separados, alem de trazer boas telas, fluidez e funcionalidades uteis para seus smartphones.
      A Motorola simplesmente lança um aparelho novo, todo ano, e melhora somente o que ela precisa melhorar para nao chamarem de capado.
      O G4 foi a primeira grande evolução da linha G, que é a mais famosa dela, e desde então ela nao se preocupa nem mais em desenvolver um design único para o aparelho, reaproveitando o design feito para a linha Z.
      Meus gastos não farão falta para eles, mas se tivessem prestado mais atenção na "receita que deu certo" 5 anos atrás, talvez tivesse conseguido evitar essa rejeição em massa.


      • uma pena ver a Motorola nessa atual situação, era fã da marca na era Google.


      • A Lenovo cagou com a Motorola, lembro-me do Moto G1, para a época, era um smartphone barato, com boas especificações e que abriu as portas para muitas pessoas terem um bom smartphone, moto G2 a mesma coisa, mas atualmente, tá uma porcaria, não temos mais a grande qualidade Motorola da era Google.


    • Parece estranho mesmo, já que ela está lado a lado com a Samsung entre as fabricantes que mais vendem no Brasil.
      Talvez os últimos tropeços da marca tenha provocado uma queda da mesma.
      E a pesquisa parece ser de forma geral ... acredito que se o foco fosse o Brasil seria diferente.


  • Eu só digo uma coisa, não pretendo sair do Android nunca, pois além de me adaptar muito bem a este sistema, não gosto do marca da maçã mordida. Então, a única coisa que posso fazer é mudar de fabricante, já tive Samsung, que é uma boa marca, já tive Motorola e atualmente, estou na Asus. E só for mudar, irei para One Plus ou Huawei. Essa estória de querer mudar para o sistema iOS, é por que não tem dinheiro para bancar um smartphone da Apple e por isso estão no Android .


    • isso que vc disse sobre não ter um iPhone porque não tem grana pra comprar, a maioria que diz isso ( pelo menos os que eu vejo ), tipo, tira foto com um iPhone e a parede no fundo nem tá rebocada, ou pior, fica tirando fotos pra mostrar a maçã mas a geladeira tá lá vazia, é a famosa ostentação, parcela em 36 vezes pra elevar o ego com algo tão pequeno como um celular, seja qual marca for... Esse meu tipo de comentário é oque gera comentários desse tipo : Injeva porque vc é pobre e não tem condições. O dinheiro é da pessoa e ela faz oque quer com ele, mas querer tirar onda com oque não é já é o cúmulo da burrice de um ser humano. kkk


    • IPhone seria realmente necessário para pessoas que geram muito conteúdo para stories do Instagram, entra a questão do API, claro, desde que este conteúdo gere receitas, caso contrário, é besteira se endividar para ter algo caro, sendo que temos várias opções de bons smartphones Android com excelentes preços, eu já usei IOS, BlackBerry10, Symbian, Windows Mobile 10 e Android, a minha preferência é BlackBerry10 pela segurança, Android pela usabilidade e recursos.


  • Sai movimentos do mercado ,saudosismo não reflete em nada o que conta é a constante evolução da marca do encantamento do usuário. Se não é blábláblá sem fim.
    por isso que há este registro
    porque sempre há uma inquietação dos fabricantes


  • A Motorola, enquanto era do Google, fez celulares interessantes com inovações relevantes.
    Com a Lenovo, vive do que inventou no passado, sem nenhuma inovação, fazendo mais do mesmo em escala industrial. Colocar 2 ou mais câmeras em celular nunca foi inovação.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.