NextPit

Novo recurso de wallpaper está causando problemas no Android 12

Novo recurso de wallpaper está causando problemas no Android 12

O Android 12 foi liberado no mês passado e, embora muitas falhas tenham sido eliminadas durante a fase de testes beta, alguns erros pontuais começam a aparecer. Uma característica importante do Android 12, o ajuste automatizado dos papéis de parede estaria causando o fechamento forçado de jogos.


TL;DR

  • Um erro no recurso tema dinâmico do Android 12 está causando o fechamento forçado de jogos.
  • Os desenvolvedores de jogos ainda não conseguiram corrigir o problema.
  • A única solução é usar papeis de parede estáticos em vez de automatizados por enquanto.

Ser a primeira pessoa a aderir a um programa ou produto não é fácil. Novos lançamentos do sistema operacional podem causar um grande transtorno para quem quer experimentar uma nova tecnologia primeiro. Infelizmente, este estilo de vida é especialmente difícil para quem, assim como eu, adora jogos.

Caso você não conheça o universo gamer, saiba que jogadores hardcore se esforçam para obter o melhor desempenho em seus jogos. Um atraso de frações de segundo, uma queda de frame no momento errado ou um fechamento forçado podem arruinar os esforços de dias em jogos competitivos. Desta forma, muitos jogadores evitam mudar para novas plataformas, porque mesmo pequenas mudanças podem levar a dificuldades imprevisíveis.

Desta vez, o culpado parece ser o Google e o novíssimo Android 12. Uma das características populares do sistema operacional está supostamente causando o fechamento forçado dos jogos e, até o momento, parece não haver nenhuma solução a caminho.

NextPit Google Pixel 6 Pro display
Por mais bela que seja a IU do Pixel 6 Pro, ela está causando na vida dos jogadores / © NextPit

Antes de jogar seu Android no lixo, deixe-me explicar o que está rolando. A questão principal parece residir na integração do Material You e o tema dinâmico do Android 12, cujo codinome é "Monet". Essa ferramenta é responsável pela seleção das cores aplicadas à interface do sistema com base no wallpaper utilizado no celular. Uma das suas características é permitir que os usuários mudem as cores do sistema de forma automática conforme ocorra a mudança dos papéis de parede em segundo plano.

Logo, o problema acontece toda vez que o papel de parede de dispositivo muda em segundo plano e automaticamente modifica as cores do sistema. Quem testou isso foi a equipe do XDA Developers, que detectou o erro em games como Genshin Impact e Minecraft. Toda vez que o papel de parede mudava em segundo plano, ocorria o travamento de jogos.

Como o erro ainda não foi corrigido, a solução mais fácil seria desabilitar o recurso antes de abrir um jogo. Porém, isso não é possível uma vez que o Google proíbe os desenvolvedores de desativar o recurso que causa o problema subjacente. Logo, jogadores não podem usar papéis de parede que mudam de forma automática, apenas wallpapers estáticos. 

Até agora, não se sabe se este bug causa problemas em outras aplicações que também exigem desempenho do sistema. Vamos ficar de olho.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

6 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Kolja Buisson há 3 semanas Link para o comentário

    Perfeitamente


  • Penskemen há 3 semanas Link para o comentário

    Pois é... Todo usuário do Android está nas mãos do Google, e todos problemas que surgem vão desencadear falhas para todos aparelhos que utilizam essa versão. Daí eu friso novamente; enquanto não surgir uma empresa para desenvolver "comercialmente" outro sistema (do tipo Fire Os) isso continuará ocorrendo, pois a Google criou um monopólio com seu sistema Android.


    • Marcio S. há 3 semanas Link para o comentário

      Mas tem outras empresas com outros sistemas, temos uma chamada Apple, até bem conhecida, tem o iOS.... temos a Huawei, muito boa, com o Harmony OS... além disso temos vários (sim, vários) outros sistemas operacionais para smartphones. Mas a questão é: os usuários querem mudar? Pelo visto não né..... então fazer o que mais a não ser sentar e chorar?


      • Jairo rios há 3 semanas Link para o comentário

        O Harmony OS é uma fork do Android, uma custom ROM, e de opção viável de OS para a área mobile, somente temos o capenga do Sailfish , ou seja, não temos opções além do iOS.


      • Murilo Alves há 3 semanas Link para o comentário

        Existem controvérsias quanto a isso, a própria Huawei diz que o Harmony Os não tem nada a ver com o Android.


      • Paulo Ricardo há 3 semanas Link para o comentário

        Essa controvérsia é um truque da Huawei e coisa de YTuber que busca view.
        O nivel de compatibilidade com as coisas Android e por rodar apk Android nativamente já denuncia que é um fork.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.