Samsung indica que Galaxy Note não terá atualização em 2021: fim da linha?

Samsung indica que Galaxy Note não terá atualização em 2021: fim da linha?

Em um encontro de acionistas em Seul, DJ Koh, CEO da Samsung, afirmou que a empresa estuda não lançar em 2021 a atualização anual da linha Galaxy Note. O motivo seria a dificuldade em lançar dois aparelhos topo de linha no segundo semestre do ano, o que não foi um desafio para a empresa nos últimos dois anos.

  • Samsung avalia não lançar um novo Galaxy Note em 2021;
  • Linha Galaxy Z é apontada como motivo;
  • CEO não descartou a volta do smartphone em 2022.

A afirmação não chega a surpreender, já que a Samsung já tinha dado alguns sinais de que poderia até mesmo cancelar a linha de “phablets” Galaxy Note. No começo deste ano, a empresa tirou um dos poucos recursos exclusivos da linha — a compatibilidade com o acessório S-Pen —, adicionando o suporte à caneta no flagship Galaxy S21 Ultra.

Outro modelo cotado para ser compatível com a S-Pen é a nova versão do smartphone com tela dobrável Galaxy Z Fold, esperada justamente para o segundo semestre. Boatos indicam que o modelo pode assumir a função de celular para produtividade dentro da gama de produtos da fabricante sul-coreana, posto ocupado atualmente pela linha Galaxy Note.

NextPit Samsung Galaxy Note 20 Ultra note
Galaxy Note 20 Ultra, o último dos moicanos? / © NextPit

RIP: Galaxy Note 21?

“A linha Note posiciona-se como um modelo topo de linha em nosso portfólio de negócios, e pode ser um desafio lançar dois modelos flagship no segundo semestre. O timing de lançamento do modelo Note pode ser alterado, mas procuramos lançar um novo modelo Note no próximo ano”, disse Koh durante o evento.

O “desafio de lançar dois flagships” não impediu a Samsung de fazer exatamente isso em 2019 e 2020, anos em que lançou a atualização anual da linha Note com um pequeno (ou nenhum) intervalo de tempo em relação aos modelos Galaxy Fold e Galaxy Z Fold 2, respectivamente.

No mesmo evento com acionistas, Koh tratou também da atual escassez de processadores — que tem afetado não apenas as fabricantes de smartphones, como também CPUs, placas de vídeo, videogames e até automóveis —, o que poderia ser usado como argumento para priorizar o esperado Galaxy Z Fold 3.

samsung galaxy s21 ultra spen cover insert c5tl
Fãs do acessório S-Pen podem usar a caneta com o Galaxy S21 Ultra / © Samsung

Fim anunciado

Apesar disso, o destaque cada vez maior à linha Fold, e algumas decisões tomadas para o modelo Note 20 — caso da construção de plástico, tela com atualização de 60 hz, já abordados pelo meu colega Antoine em sua avaliação — não oferecem um cenário otimista para a linha de phablets.

Em sua retrospectiva de 2020, o presidente da divisão de Mobile Communications da Samsung Electronics, TM Roh, já tinha publicado que a empresa trabalhava para adicionar “os recursos mais queridos da linha Note” a outros smartphones da empresa, o que teve início com o suporte do Galaxy S21 ao acessório S-Pen.

A família Note surgiu não apenas como uma ferramenta de produtividade — graças à inclusão da S-Pen — como também se destacava na então gama de produtos da Samsung pelo uso de telas maiores que as adotadas na linha Galaxy S, destacando o potencial de multitarefa. Com a tendência de telas cada vez maiores em smartphones, liderada pela própria Samsung, esse diferencial praticamente não existe mais. Para referência, o Galaxy S21 Ultra usa uma tela de 6,8 polegadas, contra 6,9 do Galaxy Note 20 Ultra.

E agora? Será que é o fim da linha Galaxy Note? Você acredita que a família Galaxy Z Fold pode substituir o aparelho na linha de produtos da Samsung, ou ainda ocupa uma faixa de preço proibitiva? Compartilhe sua opinião com a comunidade NextPit nos comentários.

ÚLTIMOS ARTIGOS

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • José Luís Silva Martiniano há 4 meses Link para o comentário

    É uma pena, dispositivos bons e top de linha, com muitos recursos. Não tinha e não tem nenhum outro smartphone que bata a linha Note. O dobrável, até que é interessante, mas não tenho confiança alguma nós materiais, além do preço ser absurdamente alto.


  • Jairo rios há 4 meses Link para o comentário

    Samsung jogando as fichas na linha dobrável........boa sorte ........com os atuais preços passo longe