NextPit

Atualizações do Android ficaram mais rápidas no Pie?

AndroidPIT android pie 0112
© NextPit by Irina Efremova

Com o Android Pie, o Google firmou um compromisso de trazer os updates de seu sistema mais rapidamente aos aparelhos, mesmo com os fabricantes incluídos no pacote. Será que funcionou?

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

O site Android Authority juntou informações de atualizações desde o Android Nougat 7.0 até o Android Pie 9.0 e os resultados são promissores. Ainda assim nem tudo está progredindo, e vamos explicar o porquê.

Sim, os updates estão mais rápidos

Os dados levantados pelo site junto a nove marcas mostram que realmente as coisas evoluíram de 2016 para cá. Como você pode ver no gráfico abaixo, o tempo de update dos topos de linha das fabricantes diminuiu. Se no Nougat a média de dias para que a atualização chegasse após o lançamento era de 192 dias, no Oreo tivemos uma queda para 170.

Captura de Tela 2019 01 21 as 12.54.32
O update ficou mais rápido / © Android Authority

Com o Pie, porém, passamos para "apenas" 118 dias, embora ainda estejam faltando os dados da LG e da HTC. Esse é um tempo médio 38% menor. Esperamos que no Android Q esse tempo médio diminua ainda mais. É legal notar que Samsung, Huawei e Xiaomi foram as que mais tornaram seu processo de atualização mais rápido.

Sony e OnePlus sempre foram rápidas, mas infelizmente Motorola e LG estão patinando, aumentando seu tempo com o passar dos anos. Justo a Motorola, que era conhecida pelos updates rápidos. A Nokia, que usa uma versão quase limpa do Android, também aumentou seu tempo.

Captura de Tela 2019 01 21 as 12.54.47
Algumas fabricantes cortaram o tempo pela metade / © Android Authority

Projeto Treble está fazendo diferença?

Sim, assim como o projeto Android One. Como prometido pelo Google, o Treble está contribuindo para updates mais rápidos, ainda mais com a obrigação de todos os smartphones lançados no ano passado virem com o projeto embarcado. É mais difícil para as fabricantes, mas vale a pena.

AndroidPIT sony xperia xz3 back2
A Sony sempre foi rápida em seus updates / © NextPit

Outra ajuda está no Android One. Os aparelhos intermediários que estão aderindo ao programa, como o Xiaomi Mi A2, também recebem atualizações (!), e até mais rapidamente. O LG G7 One é outro exemplo, pois já tem o Pie enquanto o G7 ThinQ está começando a receber em alguns países.

Entrada esquecidos, intermediários se arrastam

Os dados, porém, foram feitos com base nos topos de linha, como a linha S da Samsung, Z da Motorola, Xperia X da Sony e G da LG. São menos aparelhos, mais caros e que ficam mais tempo nas notícias. Outras faixas de aparelho, como intermediários e de entrada, são mais difíceis de acompanhar.

Isso se complica ainda mais pelo fato de que, como sabemos, intermediários e abaixo ainda levam muito tempo para serem atualizados, quando o são. Se contassem nessa pesquisa, não haveria gráfico suficiente para contar a média de tempo dos fabricantes, que seria eterna, já que alguns aparelhos nunca passam do sistema que trazem embarcados consigo.

O que fazer para ajudar?

Na medida do possível, prefira aparelhos de fabricantes que lançam seus updates mais rapidamente. Melhor ainda, dê preferência para marcas que atualizam também aparelhos intermediários, e talvez até os de entrada. O consumo é a melhor forma de regular o mercado do jeito que nos parece melhor.

Seu smartphone já tem o Pie?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

19 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Diego Silva 25/01/2019 Link para o comentário

    Estou em em um relacionamento muito bom com a Samsung, todos os meses recebo atualização de seguranca, as vezes quase no final do mês, mas recebo, a uma semana mais ou menos, saiu o beta 1 para o S8, ontem saiu o segundo beta num intervalo de duas semanas praticamente, sinto que antes de março já estarei na versão final do Pie como prometido pela empresa, o Pie no S8 está impecável, no beta 1 era notável alguns pequenos erros na rom, no beta 2, tudo muito fluido, desbloqueio por iris está bizarro de tão rápido, e sim, a bateria está sensacional também! Fazendo de 6 a quase 7 horas de tela, coisa que no oreo fazia 5 beirando as 6 horas de tela, Patch de Janeiro aqui, próximo beta se tiver, ou versão estável
    provavelmente virá com Patch de Fevereiro.


  • Ademir caetano 23/01/2019 Link para o comentário

    Morri com um x force android 7.1 nunca mais Motorola , hoje em dia tenho um one plus 6t nada mais de problemas de atualização é tudo rápido

    CAV


    • CAV 24/01/2019 Link para o comentário

      Esqueceu que o Moto X Force saiu de fábrica com o Android 5.1.1 Lollipop.


  • Caique Mota 23/01/2019 Link para o comentário

    Recebi ontem o patch de segurança de dezembro e faz um mês que o android Pie foi lançado no Pocophone F1. Mesmo o Mi A2 recebendo algumas atualizações mais rápido, o Pocophone não ta muito atrás, fico feliz com essa rapidez da Xiaomi.


  • Tiago 23/01/2019 Link para o comentário

    Meu carro anda a 40 km/h, coloquei uma naftalina no tanque e agora anda a 45 km/h! Yheiiiuu ficou mais rápido! (fato).

    NO MAIS, estou com o S9 top de linha, da MAIOR vendedora de Androids do planeta e, mesmo assim, não recebi o Pie e já estão mostrando o Android Q. Logo... não.. o update continua uma [email protected] (ainda mais ao compararmos ao iPhone).


  •   16
    Conta desativada 22/01/2019 Link para o comentário

    ontem recebi o patch de segurança de agosto no meu j2 prime. nem sempre vai ter atualização independentemente da versão do SO

    CAV


    • CAV 24/01/2019 Link para o comentário

      Mas Galaxy J2 é Galaxy J2, né (e no caso dele, nem J2 ele é direito, já que teoricamente ele nem um Galaxy J é)?!
      Mas foi uma pena ele não ter encerrado o ciclo dele com um patch mais atual (como o de Dezembro).


  •   16
    Conta desativada 22/01/2019 Link para o comentário

    nem sempre


  • Phelipe B. 22/01/2019 Link para o comentário

    Ontem recebi o patch de segurança mais recente no meu Android. Viva o AndroidOne!


  • Guilherme 22/01/2019 Link para o comentário

    Já com a versão de janeiro no Mi A2.


  • Antonio A. B. Boaretto 22/01/2019 Link para o comentário

    Continuo aguardando a atualização (tanto do Patch de Segurança, que continua com a versão de Outubro de 2018) como do Android Pie para o Zenfone 5Z .


  • Rafael Nunes 22/01/2019 Link para o comentário

    Acho que sempre a turma do intermediário pra baixo é que vai sofrer mais. "A tão valorizada linha de intermediários", que deve ser a maior quantidade de celulares vendida hoje, deveria receber no mesmo tempo que os topos de linha. Mas não é assim que acontece. Na minha opinião uma parte da solução disso é menos modelos de celulares, pois assim é mais fácil você moldar o software para o aparelho. Mas a Samsung, por exemplo, não é isso que interessa e sim vender a maior quantidade de celular que puder e dar atenção somente para os topos de linha.


  • Michel Vieira Pinto 22/01/2019 Link para o comentário

    A diferença que os updates na maça deixam o aparelho cada vez mais lento. No android, quando há o update, deixam o aparelho mais rápido!


  • wellington mendonca gatti 21/01/2019 Link para o comentário

    Depois que meu z2play atualiza pro pie ajuntar dinheiro pra comprar o z4play


  • fabio Almeida 21/01/2019 Link para o comentário

    Cadê atualização s9 no Brasil


    • Tiago 23/01/2019 Link para o comentário

      Junto com os EUA, usamos o chipset Snapdragon 845 e nem nos EUA começaram o update. Aqui, só em março.


  • José Luís Silva Martiniano 21/01/2019 Link para o comentário

    É o que se espera, que as atualizações sejam cada vez mais rápidas.


  • Jairo rios 21/01/2019 Link para o comentário

    Atualização das versões do Android continua uma piada pronta , para os intermediários a saída é usar gadgets que rodam o Android One


  • Paulo Henrique 21/01/2019 Link para o comentário

    Será que sou o único que não liga a mínima pra atualizações? Desde que vi a Apple "programar" o tempo de vida útil dos seus aparelhos por meio de atualizações, nada tira da minha cabeça que as fabricantes de Android em concomitância com a Google façam a mesma coisa. Vou continuar pensando assim até alguém me provar o contrário .

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.