Vale a pena comprar um monitor 4K em 2020?

Vale a pena comprar um monitor 4K em 2020?

Estamos cada vez mais próximos de ter a tecnologia 4K como a padrão. Mas por enquanto o Full HD ainda domina o mercado.

Será que vale a pena investir uma grana maior em um monitor 4K, ou é melhor esperarmos um pouco até a tecnologia diminuir o preço? É isso que vamos tentar descobrir.

O que é o 4K?

Em resumo, o nome é um arredondamento para 4000p. A resolução padrão do mercado hoje ainda se mantêm na Full HD 1080p com 1920 x 1080 pixels, o 4K é uma resolução 4x maior que esse padrão com 3840 x 2160 pixels.

Fazendo as contas, o Full HD exibe 1.920 x 1.080 = 2.073.600 pixels na tela, e o 4K exibe 3.840 x 2.160 = 8.294.400 pixels na tela, o que é justamente 4x mais.

4k
As diferenças entre as resoluções / © NextPit

Porque ter um monitor 4K?

Tirando um pouco a televisão de lado e focando nos monitores, uma maior resolução te ajuda tanto ao executar trabalhos artísticos no seu PC, quanto ao ter uma outra experiência em jogos.

Ainda é muito comum utilizar a resolução de 1600 x 900 ou 1920 x 1080, com isso, a quantidade de pixels na tela é 4x menor como no 4K. Como já citamos anteriormente.

Ao adicionar uma maior quantidade de pixels na tela, você consegue trabalhar ou jogar com maiores detalhes. Porém, a exigência no hardware também aumenta bastante.

As placas de vídeo mais antigas não conseguem nem chegar perto de ter um bom rendimento em 4K. Assim, você também pode precisar fazer um investimento em uma GPU ao adquirir um monitor 4K.

Já vale a pena?

Dependendo da sua máquina, e para qual o seu uso já pode compensar adquirir um monitor 4K.

Um bom monitor 4K em um tamanho próximo das 32 polegadas, para a imagem não ficar muito pequena tela em uma resolução maior, pode ser encontrado na faixa dos R$ 2000. Preço que antigamente era praticado pelos 144Hz, ou 165HZ em Full HD e de tamanho muito inferior.

Mas, caso você não queira investir tanto em um monitor, ou seu PC tenha uma GPU um pouco mais antiga, talvez compense mais pegar um bom Full HD antes de migrar para o 4K.

Hoje muitas das tecnologias aplicadas em ambos os modelos de monitores são muito semelhantes. Você encontra modelos com entradas USB, DisplayPort e alguns recursos mais elaborados para gamers por até metade de preço.

Se você assiste muito filmes ou gosta de jogos de corrida e FPS, por exemplo, pode compensar pesquisar um modelo Ultrawide de 29 polegadas antes de migrar para o 4K.

O Ultrawide mantêm os 1080p de altura, mas é mais largo, tendo 2560p na horizontal, sendo essa a resolução padrão do cinema. Assim, você exclui as barras horizontais ao consumir filmes em tela cheia, mas ganha barras verticais ao consumir conteúdo produzido em 16.9.

São diversas escolhas que dependem do seu uso e de sua máquina para tomar uma decisão. Então com uma boa pesquisa dá para encontrar a solução ideal em diversos monitores hoje em dia.

Você concorda com a gente? Conta aí nos comentários!

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.