Xiaomi testa um "Modo Puro" na MIUI que bloqueia a instalação de APKs

Xiaomi testa um "Modo Puro" na MIUI que bloqueia a instalação de APKs

A Xiaomi está testando um modo na MIUI chamado "Modo Puro" para evitar a instalação via sideload de aplicativos. A ideia é proteger os celulares e tablets contra instalações acidentais de APKs e riscos potenciais de malwares.


  • "Modo Puro" seria completamente opcional, e pode ser ativado e desativado à vontade;
  • Fase beta é limitada à China, por enquanto.

O site chinês ITHome publicou que a Xiaomi está atualmente recrutando para o beta-teste deste "Modo Puro" da MIUI. Este recurso deve bloquear a instalação de aplicativos em celulares da marca. Na prática, isto impediria a instalação de qualquer APK de uma fonte não oficial e fora das lojas de aplicativos.

No entanto, o sideload é uma prática muito comum no Android e talvez um dos principais diferenciais entre o sistema operacional móvel do Google e o iOS da Apple. Quase todos nós já instalamos alguma versão beta de um aplicativo baixando seu APK do APKPure ou APKMirror.

Mas de acordo com Xiaomi, citado pela ITHome, 40% dos APKs baixados em seus celulares não passam em sua auditoria de segurança enquanto 10% dos downloads são considerados aplicativos de risco.

O principal objetivo deste novo modo é evitar riscos causados por downloads acidentais de APK, golpes e instalações não consentidas. O modo será completamente opcional e sua ativação será deixada a cargo do dono do aparelho.

Nenhuma data foi anunciada pela Xiaomi para a implantação do Modo Puro. Mas esta fase beta, por enquanto limitada à China, começou na segunda-feira (6), por um período de 5 dias com 1.000 celulares e 1000 diferentes testadores por dia. As questões de segurança relacionadas aos APKs obviamente também existem no ocidente, mas são menos destacados uma vez que as lojas oficiais continuam sendo as fontes mais utilizadas para download e instalação de aplicativos.

Fonte: ITHome

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

4 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Soterio Salles há 1 semana Link para o comentário

    Função desnecessária... A grande maioria dos usuários nem sabe o que é um APK ou como instalar algo por fora da Play Store ou loja de apps proprietária da marca. Muitos nem sabem fazer pela Play mesmo... Tudo que vão conseguir é estragar a experiência de usuário reduzindo a liberdade do Android.

    Na China a função pode até fazer sentido visto que o controle do governo é alto mas no resto do mundo é absurdo isso.


  • Penskemen há 1 semana Link para o comentário

    "Desde que" seja uma opção que possa efetivamente ser ativada e desativada pelo usuário acho muito válida e funcional, mas o receio é a Xiaomi em algum momento soltar algum patch de atualização travando essa funcionalidade de instalação de apk's por fora.


    • Rubens Eishima
      • Equipe
      há 1 semana Link para o comentário

      e aquela boa e velha desculpa:
      ... "para sua segurança"


    • Soterio Salles há 1 semana Link para o comentário

      Relaxa que se depender da Xiaomi esse "update" não chega em mais da metade dos aparelhos supostamente ainda suportados por eles.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.