Como receber alertas de sons na tela do Android ou iPhone

Como receber alertas de sons na tela do Android ou iPhone

Nossos celulares Android e iOS oferecem recursos úteis que facilitam muito nossa vida. Alguns deles podem até salvar vidas literalmente, mas muitas pessoas não os conhecem. A detecção de ruídos é um desses recursos que pode ser útil, e não apenas para pessoas com perda auditiva. Nós ensinamos como ativar estas notificações visuais em seu smartphone Android e iPhone.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 460 milhões de pessoas no mundo sofrem de deficiências auditivas, o que representa mais de 5% da população mundial. Isto pode ter um impacto dramático em sua capacidade de participar da sociedade, mas também pode ameaçar suas próprias vidas — por exemplo, se um som de alarme não puder ser percebido a tempo.

O Google abordou exatamente este problema e expandiu seu aplicativo de Transcrição ao Vivo. Qualquer pessoa que baixar o aplicativo "Transcrição instantânea e notificações sonoras" na Google Play Store não só recebe a transcrição de 80 idiomas em tempo real, como também, desde o final de 2020, o recurso de ser notificado no celular sobre sons no ambiente. A Apple foi ainda um pouco mais rápida, oferecendo a detecção de ruído no iOS 14.

Como funcionam as notificações sonoras?

Quem ativar as Notificações Sonoras em seu celular Android ou ativam o recurso equivalente no iOS podem ser avisados de ruídos importantes e críticos em casa por meio de notificações na tela. Os sons compatíveis incluem batidas na porta, campainha, apitos de aparelhos domésticos, alarmes contra fumaça, cachorros latindo, bebês chorando, água corrente e mais.

Se um desses sons for detectado pela IA do smartphone, você receberá uma notificação, além disso, no Android, o celular irá vibrar e a luz da câmera irá piscar para chamar a atenção de uma pessoa próxima.

Isto funciona off-line em ambos os sistemas, portanto, você não precisa se preocupar com cada ruído detectado em sua casa ir parar nos servidores do Google ou Apple. Tenha em mente que nem o Google Assistante nem a Siri podem ser usados enquanto o recurso estiver ativado, e o uso de sua bateria aumentará como resultado do recurso.

Para permitir notificações de som no Android

  1. Faça o download do aplicativo Transcrição instantânea e notificações sonoras na Google Play Store. Isto não se aplica se você estiver usando um smartphone Pixel, porque neles o aplicativo vem pré-instalado;
  2. No app de Configurações do celular, acesse o menu de Acessibilidade;
  3. Agora, acesse as Notificações de Som. Lembre-se que a opção pode ser encontrada de forma um pouco diferente em diferentes smartphones. Em um celular Samsung, por exemplo, encontrei a detecção de som sob Serviços instalados;
  4. Após ativar o recurso, confirme o acesso do serviço ao celular tocando no botão Permitir;
  5. Inicie a função através do menu de Acessibilidade, ou abrindo o app instalado;
  6. Ative as Notificações de som.
Acessibilidade notificacoes de som
Você pode acessar as notificações de som no menu de Acessibilidade do celular / © Google

 

Como usar as notificações de som

Você pode fazer uma pequena demonstração para testar o recurso. Experimentei pessoalmente o serviço ativado com água na torneira, batendo na porta e tocando a campainha. Até pensei em experimentar o detector de fumaça, mas queimar minha almofada parecia um pouco exagerado para um tutorial no Android.

Enquanto as notificações sonoras estiverem ativas, você tem a opção nas configurações do aplicativo de selecionar os sons que realmente deseja ser notificado quando forem detectados. Nele você também pode definir separadamente diferentes prioridades dos sons, se o flash e/ou o alarme com vibração deve ser ativado. Se você possui um smartwatch com Wear OS, você também pode ser notificado sobre o ruído por ele.

O próprio Google dá algumas dicas que você deve considerar para que a função também detecte os sons desejados da maneira mais confiável possível:

  • Posicione seu smartphone no meio da sala na qual os sons devem ser detectados;
  • Não bloqueie o smartphone com outros objetos;
  • Certifique-se de que outras fontes de ruído em sua casa estejam silenciosas, como a TV;
  • As notificações de ruído estão sempre ativas e podem aumentar o consumo da bateria, portanto, carregue seu telefone diariamente.
Acessibilidade notificacoes de som 2
Assim que um ruído for detectado, você também o verá em uma linha do tempo / © Google

 

Permitir a detecção de ruído no iOS

Para os usuários Apple, os passos são ainda mais simples, porque a detecção de som foi implementada diretamente no iOS 14 e pode ser ativada rapidamente. Assim que os sons selecionados são definidos, o iPhone também escuta atentamente, o que também acontece localmente e sem o envio de informações à Apple.

Uma mensagem de notificação e vibração indicam que um som foi detectado. Naturalmente, a Apple também suporta o Apple Watch para detecção de ruído, com isso, os alertas recebidos também aparecerão no smartwatch.

Para que o recurso funcione em seu iPhone, siga estes passos:

  1. Abra o app de Ajustes;
  2. Entre na opção Acessibilidade;
  3. Selecione a opção Reconhecimento de Som e ative o recurso;
  4. Ative os sons que você quer que o iPhone detecte.
sound detection iphone english
No iPhone, a função é ativada rapidamente / © NextPit

 

Como eu disse, a função foi surpreendentemente confiável no teste e é, portanto, definitivamente um grande auxílio para pessoas com deficiência auditiva. Mais do que isso, as notificações de som podem ser úteis ainda se você estiver sentado no sofá com fones de ouvido, por exemplo, e está esperando o entregador de pizza, por exemplo.

Portanto, estou realmente entusiasmado com o recurso e com os esforços do Google e da Apple para oferecer mais segurança e conveniência através de um recurso como este. Mas sinta-se livre para me dizer se você compartilha da minha opinião e se já usou o app. Você também está convidado a nos informar nos comentários sobre outras dicas de acessibilidade que você acha que merecem mais atenção.

ÚLTIMOS ARTIGOS

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.