NextPit

Como usar o SharePlay do FaceTime no seu iPhone ou iPad

Como usar o SharePlay do FaceTime no seu iPhone ou iPad

Que tal fazer uma sessão comentada das suas séries e filmes favoritos com as pessoas que você mais curte? Se você possui um iPhone ou um iPad, a Apple torna isso e muito mais possível. Confira abaixo um tutorial de uso do recurso SharePlay no FaceTime.

Anunciado em setembro, o iOS 15 chegou aos iPhones sem um dos recursos mais esperados: o SharePlay. Contudo, um update liberado em outubro finalmente trouxe a opção ao FaceTime para iPhones e iPads. Infelizmente, o recurso ainda não é compatível com aparelhos Mac. Segundo a Apple, uma atualização do macOS Monterey trará o SharePlay aos computadores Mac ainda este ano.

Apple SharePlay
Neste momento, é possível usar o SharePlay em dispositivos iPhone e iPad / © Apple

Com o SharePlay é possível compartilhar experiências sincronizadas em conteúdos de serviços como Apple TV, Apple Music, Fitness+ e outros apps compatíveis da App Store. Além disso, como os controles são compartilhados, qualquer pessoa participando da chamada pode pausar, reproduzir, retroceder ou avançar o conteúdo transmitido.

O função também é capaz de reconhecer quando alguém fala durante a reprodução de um vídeo ou música, e diminui automaticamente o volume do áudio do streaming. E para quem tem uma Apple TV, o SharePlay permite usar a televisão para mostrar a mídia enquanto você continua na vídeo chamada via FaceTime.

Para funcionar, o SharePlay compartilha a tela do seu iPhone ou iPad, desta forma, quem está participando da ligação pode ver o que acontece na tela em tempo real. Também é necessário que todas as pessoas estejam no mesmo país, caso contrário, serviços como Apple TV+ não funcionarão plenamente, dado que o catálogo varia de acordo com a região.

O que é possível fazer com o SharePlay?

Confira abaixo todas as funções oferecidas pelo SharePlay usando o aplicativo FaceTime no iPhone, iPad e MackBook.

Função

Descrição

Assistir Juntos

Veja filmes e séries nas chamadas FaceTime com seus amigos. Curta uma conexão interativa em tempo real enquanto assistem ao mesmo conteúdo.

Ouvir Juntos

Escute músicas com a turma direto das chamadas FaceTime.

Compartilhar a tela

Leve sites, apps e muito mais para suas chamadas FaceTime.

Reprodução sincronizada

Pause, avance, volte ou pule para uma cena diferente: a reprodução continua em perfeita sincronia entre todos os participantes.

Volume inteligente

Os controles de volume com resposta dinâmica ajustam o áudio automaticamente para você escutar as pessoas que estão na chamada mesmo durante uma cena barulhenta ou no ponto alto da música.

Fila de músicas compartilhada

Quando estiverem ouvindo juntos, qualquer participante da chamada poderá adicionar músicas à fila compartilhada.

Compatibilidade com vários aparelhos

Mantenha a conexão pelo FaceTime no iPhone enquanto assiste a um vídeo na Apple TV.

Conecte-se por áudio, vídeo e texto

Acesse suas conversas em grupo no Mensagens pelos controles do FaceTime e escolha a forma de se comunicar mais adequada para o momento.

Até o momento, os serviços compatíveis com o SharePlay são: Apple TV+, Apple Music, Apple Fitness+Apple Podcast, Disney+, Hulu, HBO Max, Paramount+, Twitch, TikTok, Pluto TV, MasterClass e NBA.


Importante:

Para uma experiência completa, todas as pessoas participando da chamada em grupo precisam estar inscritas nos serviços mencionados acima, caso contrário, não contarão com os benefícios do SharePlay. Logo, para assistir às séries do Disney+, todos precisam de uma conta no serviço de streaming.


Como configurar o SharePlay durante uma chamada no FaceTime

Configurar o SharePlay durante uma chamada no FaceTime é muito simples. Testei o recurso mais cedo com a minha colega Johanna Schmidt e tudo correu muito bem. Para tanto, siga o tutorial abaixo:

  1. Inicie uma chamada via FaceTime (via Criar link ou Novo FaceTime);
  2. Quando os participantes estiverem ativos, clique em Compartilhar minha tela, no canto direito superior, próximo do botão para encerrar a chamada;
  3. Uma mensagem pop-up irá aparecer na tela, você deverá escolher a opção SharePlay para dar início à sessão compartilhada. Importante: lembre-se que as informações que aparecerem na sua tela estarão visíveis para todos os participantes;
  4. Todas as pessoas na chamada deverão então aceitar o convite para usar o SharePlay;
  5. Pronto! Agora você e seus convidados podem assistir, escutar e comentar o conteúdo que estiver sendo compartilhado. Também é possível fazer exercícios e até meditar em grupo usando o serviço Apple Fitness+. Namastê! 
Photographic styles - Rich contrast
FaceTime: SharePlay
Photographic styles - Warm
FaceTime: SharePlay
Photographic styles - Cold
FaceTime: SharePlay

Por curiosidade, o SharePlay não pode ser utilizado durante as chamadas FaceTime Link, nas quais pessoas que não utilizam dispositivos Apple podem participar. Quem sabe no futuro tenhamos uma melhor compatibilidade deste recurso também para aqueles que estão fora do ecossistema da maçã.

E aí, você utiliza o SharePlay no FaceTime? O que acha do recurso? Compartilhe a sua opinião nos comentários abaixo.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.