Conheça os principais golpes no Facebook e saiba como se proteger

Conheça os principais golpes no Facebook e saiba como se proteger

Nas redes sociais podemos estar expostos a todos os tipos de situação. E com os golpes virtuais não é diferente.

Com tantos dados expostos, o Facebook é muito visado pelos golpistas para conseguir informações importantes ou mesmo dinheiro. Pensando nisso, criamos uma lista com os golpes mais famosos e dicas para você se proteger.

Violação de termos

Uma prática comum entre golpistas é criar uma conta falsa fingindo ser da administração do Facebook para te enviar mensagens sobre algumas práticas do seu perfil.

Eles enviam uma mensagem dizendo que você violou algum dos termos de serviço da rede e te pedem alguns dados, como sua senha, para conseguir assim acessar sua conta.

Os golpistas podem se passar por você para pedir dinheiro ou alguma ajuda para seus amigos e familiares.

Para se proteger disso é bem simples.

  • O Facebook só entra em contato com você pelo "Centro de suporte". Ele nunca vai te enviar mensagens pelo Messenger.
  • Se você recebeu algum e-mail estranho, o primeiro passo é sempre conferir o remetente. Qualquer endereço com vários números e letras é falso.
  • Nenhum funcionário vai te pedir a senha em serviço algum. Nunca passe sua senha para os outros.

Ganhar dinheiro fácil

Esse é um clássico, quem nunca viu um vídeo propaganda de alguém cheio de dinheiro te dizendo para entrar em contato e ganhar dinheiro sem fazer quase nada de dentro de casa.

Ou também, o famoso vídeo de tentar adivinhar onde vai parar a cotação do dólar. Essas situações não passam de golpes que são aplicados todos os dias em centenas de pessoas, tentando conseguir o máximo de dinheiro de vários ao mesmo tempo.

Infelizmente não existe nenhum método milagroso para te deixar rico do dia para a noite.

hacker privacy password crack access security infringe spy 02
Todo o cuidado é necessário nas redes sociais / © Minerva Studio / Shutterstock

Auxilio do governo

Um outro golpe que está se tornando famoso é de um falso link para conseguir auxilio do governo. Eles criam uma página semelhante à da Caixa Econômica e pedem para você inserir informações pessoais e de seu cartão de crédito.

Conseguindo assim fazer diversas compras em seu nome. O primeiro passo é sempre conferir o endereço de redirecionamento. Se ele não terminar em .gov.br, ele não é um site do governo.

Fingindo ser alguém que você conhece

Como no primeiro golpe citado, se os golpistas conseguem o acesso à conta de alguém, eles se passam por alguém que você conhece e te mandam diversas mensagens suspeitas.

Geralmente é alguma mensagem desesperada pedindo uma transferência para cobrir despesas urgentes. Para não cair nesse golpe o mais importante é tentar o contato com a pessoa fora do Facebook.

Pergunte para ela sobre a mensagem por outro lugar, preferencialmente por uma ligação mesmo para reconhecer a voz.

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

4 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Eu sempre fui educado desde pequeno que para ganhar dinheiro tem que trabalhar, ralar mesmo, suar a camisa. Nunca caiam em golpe de ganhar dinheiro fácil ou bilhete premiado pois isso não existe.

    Acorde cedo, faça uma oração e vá a luta, trabalhe, eu mesmo já passei por várias dificuldades financeiras, mas sempre com a graça de Deus me recuperei, acredito que todos nós passamos por arrochos, mas é importante saber lutar e acreditar, pois nada cai do céu e de graça.

    Força, foco e fé, é um dos mantras o qual uso e sempre sai vencedor. Se hoje está difícil, trabalhe, faça por onde, as vezes uma porta se fecha, mas uma janela se abre.


  • Facebook? Desconheço , nunca usei .


  • Primeiro de tudo, não uso mais facebook. Segundo, da pra perceber que esses tipos de golpes são coisas que, quem é leigo, cai fácil. Mas uma coisa simples, que todo mundo deveria fazer é, LER! Depois de ler, você analisa os fatos. Se você utiliza sua rede normalmente, a chance de você violar os termos de utilização é quase 0. Todo mundo sabe que nada do governo vai comunicar com você por meio de rede social. Dinheiro fácil não existe, dinheiro só se ganha trabalhando, sem entrar em mérito dos ilícitos. E o do parente desesperado já é velho e ainda funciona, mas cá entre nós o que custa você mandar uma mensagem ou ligar para tal pessoal pra saber como está.

    A questão não ser entendido de internet, mas sim uma coisa que o brasileiro não faz, saber ler e se informar. O mal do brasileiro é não saber buscar informação correta sobre as coisas, por isso acredita em tudo e é facilmente influenciado por tudo vê pela frente.


  • Se prestar atenção às informações, a chance de não cair em golpe é grande.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.